quarta-feira, 28 de maio de 2014

X-Men Dias de Um Futuro Esquecido Trilha Sonora.

   





Equanto eu nao confiro  X Men Dias de um Futuro Esquecido  compartilho com voces a excelente trilha Sonora musical.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

QUADRINHOS NO CINEMA: FRANQUIA X-MEN(2000-2014)

Até a década de 1990, a única grande  empresa   de cinema que teve a ousadia e coragem para bancar uma mega produção de filmes de ação inspirado nos super-heróis  das páginas coloridas dos quadrinhos era a Warner Bros.

A principal motivação do  porque de  boa parte de outras empresas  ao  contrário do momento presente,   30 anos atrás estavam desinteressadas em  se arriscar no investimento de um titulo de filme de ação cujos heróis eram tirados das páginas das revistas lidas pelas crianças,  com super poderes e trajando máscara com roupas coloridas  carregando adereços circenses, tinha haver com a mentalidade deles acharem que um blockbusther como esses, seria prejuízo certo, em vez de ser um lucro certo, além de  arcarem com altos custos orcamentarios de produção também tinham aquele receio da critica detoná-los argumentando que os  filmes com super-heróis de HQ nao teria definido  para qual tipo de público, eles queriam atingir ficavam sempre  na  duvida  dos filmes poderem ficar  infantil demais para um público adulto ou  do contrário seria  adulto demais para as crianças. 

Enquanto isso,  a Warner não ligando para essa lógistica dos outros,  investia arriscadamente  em lançar uma série de  filmes desse gênero que até o final da década de 1970 era então algo inédito. Como explicado acima, enquanto a maior parte das outras concorrentes nem sonhavam ou mesmo cogitavam  na ideia  de transformar os heróis dos quadrinhos num bom rendimento cinematográfico, por achar que não iriam compensar no quesito lucro,  a maior parte  optava por investir em  filmes blockbusther criando   outros tipos de heróis sem super poderes e sem máscaras, mas em compensação  eram bons de brigas seja na batalha corporal ou mesmo nos disparos e sabiam como  resolverem tudo sozinho  como é o caso do "brucutus"*** por exemplo, que lhes davam mais faturamento com um feedback a curto prazo muito maior, ainda mais sendo estralados  por astros musculosos ou mesmo nas franquias do  agente  galanteador e com licença para matar James Bond.


A Warner  por ter um monopólio sobre os heróis do Universo DC, escolheu como primeiro investimento um sujeito vindo de outra estrela para defender o Planeta Terra. Esse sujeito era o Superman, que  foi o primeiro lançamento da editora e representava a publicação mais lucrativa  entre todos os heróis do Universo DC. Foram precisos cinco anos para a Warner poder concretizar esse projeto e enfim,  em  1978 seria concretizado. Superman-O filme foi responsável por gerar    um dos investimentos  mais caros   de produção da época e que em compensação  resultou num sucesso estrondoso de bilheterias e  posteriormente numa série de mais três filmes que seriam lançados no decorrer da  década de 1980. 

Logo depois do Superman veio Batman no final da década de 1980 assumindo o posto que era do Homem de Aço depois do fiasco nas bilheterias com Superman IV-Em Busca de Paz(1987). Este assim como o Superman também gerou um custo alto  para a Warner, também faturou bem nas bilheterias e também gerou  uma série com quatro filmes lançados posteriormente  ao longo da década de 1990. E também sentiria um forte desgaste a ponto de terminar como um grande fiasco nas bilheterias. Depois dessa situação humilhante, a Warner  então  única empresa  que  se arriscou  nessa empreitada  decidiu não mais  produzir filmes de Batman e nem muito menos  de outros heróis da DC, porque como bem puderam constatar depois do declínio com Batman & Robin(1997), continuar a  investir em super produções deste calibre, seria um suicídio.




Essa sua decisão  naquele momento em não  querer mais investir em heróis de quadrinhos para transforma-los em filmes de sucesso,  daria  razão a tese da maioria das outras grandes concorrentes que não ousaram anos atrás em querer arriscar em produzir megaproduções desse calibre  por causa do  receio que ambas sentiam com relação  gênero de filme  com heróis de quadrinhos ser vista como receita de fracasso certo. 


Tudo isso mudou a partir  do ano 2000, quando  uma outra  grande empresa cinematográfica, a 20th Century Fox tomou o lugar da Warner lançando  um filme  cujo titulo não se referia a apenas um, mas sim, um grupo. E não era um grupo qualquer,  um feito até  então inédito, porque nem mesmo a Warner tinha pensado nisso, e foi dessa maneira que foi concedido X-Men-O Filme. Inspirados nos quadrinhos Marvel Comics surgido  em 1963.
















O primeiro filme da franquia dos heróis mutantes  foi responsável ainda que timidamente  por dar um forte impulso para a hegemonia desses e de outros heróis  Marvel nos cinemas, e que ganharia umas sobrevida com dois filmes solos de Wolverine, com X-Men:Origens: Wolverine(2009) e ano passado com Wolverine-Imortal e com a prequela de X-Men: Primeira Classe(2011), e com a atual sequencia de X-Men-Dias De um Futuro Esquecido  que estreou  no dia 22 de Maio de 2014. E já divulgaram o filme sequente a Dias de Um Futuro Esquecido, previsto para 2016, intitulado provisoriamente de X-Men: Apocalipse.  Esse filme inicial dos mutantes gerou o custo de uma longa   odisseia de  11 anos para ser concretizado, muito mais do que alguns pintores já passaram para concluírem os seus quadros. Quem primeiramente deu os primeiros passos para o desenvolvimento dos mutantes no cinema  foi a Carolco Pictures em 1989, que na época chegou a pensar no nome de James Cameron para dirigir. A Fox só despertaria o interesse pela equipe de heróis só bem mais tarde quando em 1994, tinha conseguido adquirir os direitos de adaptação cinematográfica, dois anos depois que contratou o então pouco conhecido Bryan Singer para dirigir e ainda mais contando com Joss Whedon como roteirista. O mesmo que 12 anos mais tarde seria responsável por dirigir o fenômeno de bilheterias dos Vingadores(2012).























SINOPSE DE X-Men(2000):


A trama do primeiro X-Men começava com um prólogo passando-se na Polônia durante  conflituosos anos da Segunda Guerra Mundial, onde um menino judeu começa demonstrando os seus primeiros sinais de poderes mutantes quando estava caminhando em direção para ir parar nos campos de concentração. É naquele ambiente que esse menino descobre os seus primeiros sinais de poderes mutantes no momento do desespero, ele tinha poderes de entortar a grade do lugar. Pode-se deduzir que aquele menino seria o futuro Magneto. A trama vai sendo desenvolvida no momento que chega a realidade do presente.  Mostrando a mutante Vampira(Anna Paquin), que neste momento ainda não estava no grupo é apresentada na casa de seu então  namorado, um humano sem superpoderes, que foi por meio dele que ela descobre ter poderes mutantes no momento em que o abraça e o beija e ele começa a passar muito mal. Depois, a trama do filme vai sendo desenvolvida mostrando aos poucos o grupo já bem estabelecido do Professor X(Patrick Stewart), mostra Jean Grey(Famke Janssen) discursando no Congresso Americano com o Senador Robert Kelly(Bruce Davidson), um dos muitos  personagens humanos não mutantes da Mitologia X-Men que vivem em conflitos com os mutantes impondo a Lei Anti-Mutante desde o seu surgimento  nos quadrinhos. É também neste mesmo momento que aparece Magneto(Ian McKellen) discutindo com Professor X.  Enquanto isso, Vampira após estranhar descobrir os primeiros sinais de poderes mutantes, resolve viver uma vida sem rumo certo, é quando conhece num bar no interior do Canadá, Wolverine(Hugh Jackman).
Vampira resolve acompanhar Wolverine na sua jornada errante sem destino, até ele se deparar com um velho conhecido, Dente-de-Sabre(Tyler Mane), e nessa sua briga com ele que Vampira começa a entrar em perigo quando o trailer dele ameaça pegar fogo. É nesse momento que aparece Ciclope(James Marsden) e Tempestade(Halle Berry), os membros já estabelecidos da equipe da  Escola Xavier Para Super Dotados. Wolverine no inicio mostra-se um  resistente ao acordar ali dentro, todos os membros ficam ao analisar a sua anatomia tendo Adamantium em seu corpo. É nesta passagem do filme que também  são apresentados rapidamente  outros mutantes que só mais para frente seriam explorados ao longo dos filmes da trilogia como a Kitty Pride/Lince Negra, o Pyro, e o Homem de Gelo, que em todas as trilogias é chamado pelo nome original de Bobby(Shawn Ashmore).
Enquanto que da parte do Magneto ele já tem estabelecido em sua Irmandade de Mutantes, Mística(Rebecca Romjin), Groxo(Ray Park) e o Dente-de-Sabre.

 
 
 
 
 
 


















O despretensioso filme inicial da saga dos mutantes mostrava como primeira missão que eles teriam de enfrentar envolvia o plano de   Magneto mandar sequestrar primeiro o Senador Kelly para fazê-lo de cobaia humana em sua máquina de transferência dos genes mutantes, mas que acaba lhe gerando um efeito colateral e ele termina morrendo. É nesse interim que ele  resolve então capturar Vampira, para combinar a habilidade dela na máquina que criou e utilizá-la em cima da Estátua da Liberdade, na frente da reunião dos grandes lideres mundiais. É no decorrer desta batalha que a Irmandade de Magneto sofre  algumas baixas com a morte de Groxo pelas mãos de Tempestade,  Dente-de-Sabre que  é empurrado por Wolverine e dado como morto e o mesmo usa suas garras de Adamantium para enfiar na Mística disfarçada de Tempestade.  


O filme termina com Magneto após ter sido derrotado pela equipe X-Men com um simples ataque  de Ciclope,  é preso e mandado para uma câmara bem adaptada de plástico, mas prometendo que vai voltar para começar uma nova guerra. Retornando para a escola, todos ficam espantados ao ver no noticiário da TV, o Senador Kelly aparecer fazendo um discurso a favor deles quando eles logo observam tratar-se da Mística disfarçada e ficam mais incrédulos com o fato dela ter sobrevivido. Enquanto que Wolverine resolve retornar sua jornada solitária em busca de seu passado apagado que já encontra um gancho do que poderíamos ver pela frente no filme seguinte da franquia.


OS FILMES SEGUINTES(2003-2014)

Logo após o primeiro filme ter conseguido alavancar uma boa soma de   bilheteria, e  ter agradado a crítica, a Fox então resolve investir nos heróis mutantes como uma franquia.


 
 




 


Em 2003, novamente sobre a direção de Bryan Singer e com boa parte do elenco repetindo seus respectivos papeis,  a Fox lançou X-Men 2. O enredo deste segundo  girava em torno depois dos eventos acontecidos no primeiro filme.  Conseguiu manter o mesmo ritmo, o mesmo fôlego com relação ao anterior. Desta vez a história mostrou os mutantes lidando com outro inimigo. Um humano não-mutante chamado  William Stryker(Brian Cox), um ex-militar com vasto conhecimento na ciência dos genes mutantes, foi o vilão central deste filme.
Este começa apresentando Noturno(Alan Cumming) tentando assassinar o Presidente dos EUA.  A sua tentativa frustrada gera então o motivo para Stryker começar o seu plano de caça aos mutantes.
Ao longo do filme descobre-se que Noturno estava agindo daquela forma não por ser mau caráter, mas porque estava sendo manipulado pelo Stryker que usava uma formula quimica  para controlar suas mentes. Ele utiliza esta mesma formula para ter como sua assistente Yuriko Oyama(Kelly Hu), que o filme não cita, nem muito menos faz referência que o codinome dela de mutante com garras de adamantium é Lady Letal e que ela também tem ligação com o passado do Wolverine, que ela foi um dos diferentes interesses amorosos como bem lembro num episódio da terceira temporada da série animada de X-Men,  assim como mostra o herói descobrindo que Stryker tinha sido responsável por implantar adamantium nele.



Neste filme também foram apresentados mutantes que passam a darem um  reforço a mais  na equipe como Bobby Drake/Homem de Gelo(Shaw Ashmore), Pyro(Aaron Stanford) e Colossos(Daniel Cudmore) cuja aparição foi reduzida apenas a ajudar oS pequenos alunos mutantes a fugir das perseguições das tropas de Stryker na Mansão Xavier.
Enquanto alguns membros já estabelecidos no Universo Cinematográfico, como a Jean Grey reclama com Ciclope durante um passeio com o menores pelo museu de não estar se sentindo muito bem desde a batalha deles  com Magneto na Estátua da Liberdade. 


 Ela não sabia que estava começando a manifestar nela a temida Fênix. 
Enquanto isso, Magneto na prisão começa a organizar o seu plano de fuga com a ajuda da Mística, a remanescente da Irmandade dos Mutantes.


Magneto depois de livre resolve se aliar temporariamente aos X-Men para combater Stryker que utiliza o Professor Xavier para com a ajuda de seu filho  mutante Jason(Keely Purvis) que tem habilidade para construir ilusões para outras pessoas verem uma sala que simula o Cérebro para convence-lo a exterminar todos os mutantes.  "O desenvolvimento para  X-Men 2 aconteceu pouco tempo depois do primeiro filme. David Hayter e Zack Penn escreveram roteiros separados, combinando  o que eles consideravam como os melhores elementos de ambos os scripts em um roteiro. Michael Dougherty e Dan Harris acabaram sendo contratados para reescrever o trabalho, mudando a caracterizações dos personagens Fera, Anjo e Yuriko. Sentinelas e a Sala de Perigos foram definidos para serem exibidos antes de serem excluídos por questões de orçamento. As filmagens começaram em Junho de 2002 e terminou em Novembro. A maior parte das filmagens ocorreu no Vancouver Film Studios, o maior estúdio da América do Norte."*

Mantendo o mesmo gas do primeiro filme, construido bem amarradinha e costuradinha conseguiu agradar tanto os criticos quanto arrecadar uma boa soma nas bilheterias.  X-Men 2 finaliza mostrando um gancho para atrair o publico em X-Men O Confronto Final.






Em 2006, quando foi lancado X-Men-O Confronto Final, o filme conclusivo  dessa franquia, eles deixaram muita coisa a desejar, a comecar por trocarem   Bryan Singer por Brett Ratner na direcao. Ratner precisou assumir a direcao no lugar de Singer porque este tinha sido escalado para atuar em Superman O Retorno(2006)

Ratner deu uma suprimida geral no filme no momento em que incluiu a abordagem do fator de cura mutante.  Financiado pelo pai do mutante Anjo.  Teve  personagens ja bem estabelecidos nas franquias que terminaram sendo no decorrer deste  sacrificados por causa dessa abordagem da cura mutante. Ciclope foi o primeiro cuja aparicao foi drasticamente reduzida porque o seu respective interprete James Marsden tinha sido escalado por Singer para fazer Superman.

Na sua reduzida presenca, e mostrado um Ciclope ainda transtornado pela morte da Jean no filme anterior. Ao ouvir os chamados da Jean, ele retorna ao mesmo local onde ela morreu, o  Lago Alkali e la fica surpreso ao se deparar com ela viva e  resolve beija-la que acaba lhe tirando a vida .

Fora tambem que no decorrer do filme o Professor X, e morto pela propria  Jean agora dominada pela manifestacao da Fenix, e por estar dominada por esta entidade termina se aliando a Magneto em destruir os humanos que criaram as vacinas de cura mutante, ela termina sendo pelas garras de adamantium de Wolverine.


Ao longo do filme  outros mutantes tambem foram suprimidos como a Mistica que ao defender Magneto de ser atingido pelas injecoes com os soros das curas mutantes termina sendo atingida e  virando uma mulher humana comum e sendo descartada pelo proprio Magneto. A Vampira por decisao pessoal resolve aceitar receber a injecao do soro para a cura mutante. Virando assim mais um enfeite no filme e o pior mesmo foi o final tosco de Magneto perdendo os poderes mutantes por causa do soro.


Alem da saida  de Bryan Singer  ter sido o fator principal  para o filme ter perdido o gas, tambem houve a questao da ``péssima utilização que alguns personagens sofreram e uma trama que tinha todo o potencial do mundo, mas sofreu da previsibilidade e falta de impacto em momentos necessários (além de outros problemas já recorrentes nos filmes dos X-Men que todos sabemos).``**




Alem do filme apresentar como uma grande furo na cena inicial, mostrando um preludio do Professor X com Magneto visitando a casa da Jean Grey ainda pequena no momento em que ela estava mostrando os seus primeiros sinais de poderes mutantes. Nesta cena o professor e apresentado careca com o mesmo Patrick Stewart no papel mas andando normalmente, nao como o mentor cadeirante que muitos conhecem nos quadrinhos, uma distorcao muito grande do tempo, ja que muitos anos depois na prequela de X-men Primeira Classe, o James McAvoy responsavel por interpreter o Professor X mais jovem termina o filme paraplegico muitos anos antes dele se encontrar com a Jean.


Apesar desse pequeno deslize, ainda assim a Fox ainda demonstrou interesse em continuar investindo na franquia dos mutantes.  Desta  vez fazendo uma historia  focada no passado  de Wolverine, com X-Men Origens Wolverine(2009).



 Foi Gavin Hood que assumiu a direcao do filme, no qual passou por  serios conflitos com a direcao excutiva da Fox, principalmente por questoes  criativas a respeito dos roteiros, o que resultou no massacre que o filme sofreu com os criticos, apesar de ter faturado bem. Neste tambem ocorre o furo de mostrar rapidamente o Professor X ainda andando sem cadeira de rodas e na maneira como e mostrado ele enfrentado Deadpool, ficou uma coisa muito bizarra. Ainda assim o filme pelo menos explorou bem como ele descobriu ainda na infancia que era um mutante, e que tinha caracterisiticas animalescas. 

Principalmente depois que provoca a morte de um suposto cara de quem ele testemunha matar seu pai, e no momento da furia sente sair das suas maos umas garras onde ele fere o cara que revela ser seu verdadeiro pai. E dai que o filme foi explorando a longa odisseia dele em eventos anteriores mostrados ao longo da primeira franquia.  Coube ao mesmo Hugh Jackman interpretar um Wolverine em epocas anteriores de pertencer aos X-Mens.  Explorou tambem a relacao de vinculo dele com Dente-de- Sabre(Liev Schreiber), sendo representado como seu meio-irmao, tambem apresentou o Coronel  William Striker(Danny Huston), um pouco mais jovem recrutando Wolverine e Dente-de-Sabre quando estavam em combate no Vietna. Este utilizando de seu conhecimento cientifico em mutacoes resolve convoca-los para fazerem parte de uma equipe de mutantes para formar a Equipe X que vao numa expedicao na Africa procurar umas especies que no decorrer do filme se descobrem que estas seriam responsaveis pela criacao do Adamantium, e que muitos anos depois seriam implantado no seu corpo, metalizando suas garras de urso carcaju.  E no momento em que ele ficou desmoriado por influencia de Striker. No filme tambem e apresentado Ciclope mais jovem em sua fase escolar, sendo sequestrado por Dente-de-Sabre e virar prisioneiro na Tree Milles Island.  Tambem somos apresentados a Gambit(Taylor Kitsch) como um ladrao das ruas de Nova Orleans vai atras para pedir informacoes alem de outros mutantes que nunca tinham sido explorados na franquia anterior, neste aparece Emma Frost como prisioneira da Tree Miles Island, o rolico Blob, o Espectro vivido por will.i.am, famoso cantor da banda de hip hop Black Eyed Pears no elenco, entre outros aparicoes breves.

Comenta-se que no filme tambem contava com uma aparicao da Tempestade crianca, sendo torturada por Groxo e Mercurio numa cena pos-credito do filme que terminou sendo deletada na edicao final ficando so de cenas adicionais o momento em que Stryker quando estava caminhando pela estrada sem rumo certo, e parado pelo comboio militar para responder pelo crime de assassinar um general na Tree Miles Island e depois dos creditos tem uma cena mostrando Deadpool colocando de sua volta sua cabeca decepada por Wolverine e ironicamente termina fazendo um sinal de silencio.


Depois disso, eles entao resolvem produzir um novo filme da franquia X-Men, desta um reboot explorando a origem da primeira formacao.



Foi dessa maneira que surgiu em 2011, X-Men Primeira Classe, contando com a direcao de Matthew Vaugh e tendo o retorno de Bryan Singer como produtor do filme. O quinto  da franquia X-Men tratou de profuzir uma prequela trantando de explorar como ocorreu a origem da primeira formacao do grupo. Tendo boa parte do elenco estrelado por atores desconhecidos. Coube a James McAvoy a funcao de protagonizar o Professor X, mais jovem, mais imaturo e sedutor. A Michael Fassbender a funcao de fazer o jovem Magneto ja mostrando tendencias radicais e a Jennifer Lawrence a funcao de encarar a Mistica mais jovem e sendo apresentada o tempo com  um forte vincula afetivo fraternal dela com o Charles Xavier como e bem mostrado na cena incial do filme passado no ano de 1944 mostrando o pequeno Charles em sua mansao sentindo os primeiros de seus poderes telecineticos, quando se depara com ela que se apresenta disfarcada de sua mae e quando ela revela sua verdadeira identidade, Charles fica surpreso com sua mutacao transmorfa e se apresenta com o nome de Raven e resolve acolhe-la em sua casa. Assim como em paralelo e tambem mostrado o outro importante personagem tambem crianca, ou melhor dizendo o garoto judeu Eric Lensherr  indo parar num Campo de Concentracao na Polonia . Numa cena parecida com o que foi mostrado no filme de 10 anos antes. Neste cenario, o pequeno Eric mostrando o primeiros sinais de seus poderes mutantes para Sebastian Shaw(vilao central da historia que foi interpretado pelo ja conhecido  e veterano Kevin Bacon.)

Nessa primeira passagem do filme e mostrado o garoto Eric-Magneto, de frente com  Shaw. Este o pressiona a mostrar todo o seu potencial mutante  precisou chamar sua mae para ser executada por Shaw na sua frente e ele entao no momento da raiva e que desperta o seu poder mutante do magnetismo.

Depois dessa passagem o filme vai sendo desenvolvido 20 anos depois, chegando ao comeco dos anos 1960, mais precisamente no ano de 1962 no periodo marcado pela tumultuada Guerra Fria, e com eles intervindo na historia apesar de conter alguns furos e erros cronologicos. A trama do filme conseguiu agradar a critica e ao publico. Uma das coisas que mais me surpreendeu neste foi como ele mostrou o desenvolvimento afetivo um tanto dubio entre o Professor X e Magneto e tambem entre a Mistica que nao foi explorado nos filmes anteriores. O enredo mostra como ocorre o primeiro encontro entre eles que pela circuntancia fazem eles virarem aliados e serem responsaveis pela fundacao da famosa equipe mutante.

Foi atraves da Agente da CIA Moira MacTargget(Rose Byrne) que ao fazer uma vigilia por Las Vegas acompanhada de seu parceiro para descobrir supostas conspiracoes  comunistas, descobre a presenca de alguns militares e ela entao se infiltra entre as dancarinas para ir atras do Coronel Hendry, ela entao descobre uma passagem secreta que a faz se deparar com Hendry reunido com Shaw e sua quadrilha formada pelos Emma Frost(January Jones), Azazel(Jason Fleyming) e Mare Selvagem(Alex Gonzales). E dai que ela vai entao do Professor X, enquanto que em paralelo o Magneto comeca sua busca por Shaw.


E na cena do primeiro confronto com Shaw que acontece o primeiro encontro dos dois, enquanto Magneto ao subir no cruzeiro Caspartina que e onde funciona a base de operacoes dele e na sua primeira tentativa de combate frustada e mostrado os flashbacks dando uma suprimida e uma suavizada nos traumas que ele carrega quando foi usado de cobaia por este, no campo de concentracao da Polonia.


E neste momento em que Magneto estava debaixo da agua, que Xavier sente mentalmente sua presenca e vai ajuda-lo.


E entao que ocorre este primeiro encontro entre eles, onde sao mandados para um local secreto da CIA, e la conhecem o jovem Hank McCoy-Fera(Nicholas Hoult), que ja tinha aparecido em X-Men-O Confronto Final, onde foi  vivido por Kelsey Grammer o responsavel por interpreta-lo um pouco mais maduro,  mais fortinho e mais peludinho com o corpo azul representando os mutantes em um cargo do Governo Americano, cabendo a Nicholas Hoult a funcao de faze-lo um pouco mais jovem e imaturo e em boa parte do filme com a aparencia humana normal, e despertando um flerte platonico na Raven-Mistica e que so nos momentos climax dos filmes e que ocorre sua transformacao em Fera antes da grande batalha com Shaw.


Que alias e no decorrer do filme que com a ajuda deste e com o seu equipamento do Cerebro, Xavier utiliza em sua mente para descobrir alguns mutantes espalhados por canto do mundo. Sao nestas cenas que sao mostradas algumas criancas mutantes conhecidas do universo como a Tempestade e Ciclope.

Eles conseguem formar o primeiro grupo de X-Men com Angel(Zoe Kravitz), Destrutor(Lucas Till), Banshee(Caleb Landry Jones) e Darwin(Edi Gathegi).


Mas uma coisa da errado, e Shaw ao saber do recrutamento deles resolve invadir a sede da CIA com Mare Vermelha e Azazel, onde la eles matam Darwin e leva Angel para sua equipe. Enquanto que Xavier e Magneto  estavam na Russia junto com Moira para irem em vao atras de Shaw, onde so encontram Emma tentando se divertir na casa de um general sovietico. E com ela que os dois conseguem uma informacao muito importante sobre os planos de Shaw de utilizer as armas nucleares das superpotencias para se tornar um grande lider mutante e virar Presidente Shaw. Estes tambem terminam levando Emma para uma cela especial na CIA para ser interrogada.


Ao retornarem e ficarem muito espantados com a destruicao causada por Shaw ao lugar, Xavier levar os recrutas que sobraram para sua Mansao que tem lugares bem instalados para poderem treinar bem a habilidade de cada um.  E ja no momento climax do filme e mostrado esta equipe de mutantes indo para Cuba enfrentar Shaw equanto que do outro lado, as tropas americanas e russas estavam se preparando para se bombardearem.


Quando finalmente Magneto ve aparecer a sua oportunidade certa para eliminar Shaw e fazer justica por sua mae ele nao perde tempo e comeca o seu acerto de contas  com ele. Apos este finalmente conseguir matar Shaw, comeca o momento mais tenso do filme, que e quando as tropas americanas e russas resolvem mandar misseis na direcao deles, Magneto consegui impedir e resolve redireciona-los para os humanos, mas e impedido por Xavier por quem entra em confronto, onde este termina sendo acidentalmente atingido por um disparo de Moira que o deixa paraplegico e ocorre a dissidencia do grupo.

Magneto resolve levar consigo Azazel, Mare Vermelha e Angel, antigos componentes do grupo de Shaw e junto a Mistica que no filme nao e mostrado, mas nos quadrinhos foi com Azazel que ela manteve uma relacao amorosa e que do fruto dessa Aventura  nasceria Noturno. E para completar, Magneto invade e decide soltar a Emma Frost, que espantada com essa sua atitude de recruta-la para o seu grupo da Irmandade de Mutantes, o chama de Erik, e ele bem caraceterizado diz uma frase muito impactante,  ``Eu prefiro Magneto``.


O que ja deixou um gancho para um proximo filme  da franquia.

Logo em seguida a X-Men Primeira Classe, veio entao Wolverine-Imortal(2013).

A trama desse segundo filme-solo do mutante mais carismtico e mais impulsivo dos mutantes dos X-Men. Sob a direcao de James Mangold contando novamente com Hugh Jackman no papel principal, posso descrever que com relacao a tentativa do primeiro voo solo em X-Men-Origens,  este se mostrou ser bem mais superior em muitas coisas. Principalmente por saber como  mostra-lo vivendo  nos tempos atuais, Wolverine tinha decidido  virar eremita em uma pacata cidade  de Yukon, no Canada logo apos os eventos de X-Men- O Confronto Final, e isto, fica bem evidente no momento em que ele o tempo todo e atormentado pelo fantasma da Jean Grey de quem no final deste filme, ele precisou mata-la quando estava possuida pela Fenix.


Nesta cidade ele resolve ir viver dentro da Floresta como e bem caracteristico de sua mutacao inspirado no Urso Carcaju do qual inspirou o seu nome.  Nao sao so nestas cenas em que ele e atormentado pelo fantasma da Jean que existe uma grande referencia posterior ao Confronto Final como tambem  ha uma cena onde ele olha uma antiga foto do grupo.


No decorrer do filme, aparece uma misteriosa japonesa que se apresenta como Yukio(Rila Fukushima), que aparece a procura dele em nome de um grande magnata de uma empresa no Japao chamado Yashida.  Um sujeito que lhe era bem familiar porque ele tinha conhecido muito tempo atras quando Logan, esteve no Japao nos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando este tinha sido mantido prisioneiro em um campo proximo de Nagasaki, cidade que foi atingida pela bomba atomica onde Yashida estava la fazendo a guarda, e este quem protege Wolverine de ser atingido pelas vibracoes da bomba. Inclusive este evento e mostrado nas cenas iniciais do filme.


No momento presente e este mesmo seria  o grande  responsavel para chama-lo para ir ao Japao para lhe fazer uma proposta muito dificil para ele. Que e vender a sua imortalidade.



A meu ver este mais recente filme-solo do Wolverine conseguiu dar certo e mais me surpreendeu foi a maneira de mostra-lo ja  apos virar um bem estabelecido membro dos X-Men, uma das partes que a estetica do filme  acertou  foi na maneira como eles souberam incluir de forma perfeita o personagens nas referencias da cultura pop japonesa principalmente quando ele chega no Japao, onde figurado como um viajante solitario e comparado aos ronins, os errantes samurais, com belas cenas de lutas com Hugh Jackman mostrando estar  em plena forma para encarar estas performances de luta, tambem pelo clima do suspense da intrigas da temida mafia japonesa Yakuza, tentando capturar Mariko(Tao Okamoto), a unica neta do Yashida, depois que este  resolve forjar a própria morte, a vida de  sua neta Mariko começa a  correr muito perigo, porque ela  será alvo de perseguição dos mafiosos da Yakuza,  de seu pai Shingen e do Clã das Sombras.

 Caberá a ele e a Yukio, a dificil missão de protegê-la desses criminosos e ele próprio também está em perigo, principalmente  porque a mutante Víbora(Svetlana Khodchenkova) que estava disfarçada de médica exclusiva de Yashida quer envenar a qualquer custo para concretizar o plano deste que para surpresa de muitos aparece vivo e uniformizado com a armadura em adamantiun do Samurai de Prata.




O filme ainda termina com uma cena adicional nos meados do creditos mostrando chegando num aeroporto dos EUA, onde para grande surpresa ele e abordado pelo Professor Xavier e Magneto para alerta-lo de uma nova ameaca para a raca mutante, ja servindo como um  gancho para atrair para X-Men-Dias de Um Futuro Esquecido.


Quanto a minha ansiedade  sobre assisitir  X-Men Dias de Um Futuro Esquecido, posso descrever que estou numa expectativa pode me surpreender. O filme reune o elenco da franquia classica com o elenco da franquia mais recente. Numa que pelo que andei conferido nos trailers vai ser em  dois diferentes nucleos, tendo o elenco da franquia classica vivendo em um futuro pos-apocaliptico depois de praticamente todos os mutantes terem sido exterminados pelos temidos robos gigantes das Sentinelas, cujo responsavel pela criacao foi Bolivar Trask na decada de 1970.

E parece que cabera a Wolverine, papel vivido mais uma vez por Hugh Jackman, a ardua tarefa de retornar aquele periodo para modificar a realidade do futuro. Ja pude perceber os primeiros furos do filme, como o fato de mostrar o Professor X mais no futuro um pouco mais velho, revivido por Patrick Stewart ser ressucitado apos ser morto pela Jean Grey em Confronto Final ou mesmo o Magneto desta mesma epoca futura sendo novamenteo vivido por Ian McKelllen recuperando o poderes mutantes que perdeu neste tempo em que eles vivem onde se passa mais 20 anos apos os ocorridos no fim de X-3.


Essa ideia de misturar uma ficcao cientifica de mundo futurista pos-apocaliptico com viagem do tempo  estilo De Volta Para o Futuro, pode parecer de uma certa um pouco bizarro, alem da questao de como ja aconteceu nas outras fraquias, com  a equipe aumentando ainda mais, vamos ter um numero maior de personagens, e desse numero maior de personagens poucos  poderao ser bem aproveitados e bem explorados com precisao, os outros so serviram apenas de enfeite. 

Tambem em Dias de Um Futuro teremos o retorno dos respectivos atores de Primeira Classe, como James McAvoy fazendo o Professor X, e um pouco desilidudo com os rumos que vivencia na sua epoca, assim como Michael Fassbender faz o Magneto agora como o ameacador e radical lider da causa mutante, Jennifer Lawrence faz novamente o papel da Mistica mais jovem onde na passagem de tempo  dos dez anos depois dos acontecimentos de Primeira Classe vai mostrar o que aconteceu apos ela ter se  desligado  dos X-Men se aliou a Magneto  e formou a Irmandade dos Mutantes e pelo que pude  conferir nos trailers, em alguns momentos e mostrada ela se desentendo com Magneto a ponto de entrar numa dissidencia com e esta   passar a trabalhar sozinha como mostrada  numa cena onde ela resgata mutantes de  uma suposta prisao militar.


Bom apos todas essas longas descricoes mostrando todas as minhas ansiedades  e os meus receios quanto ao novo filme, principalmente pela presenca do Mercurio que vai aparecer no nucleo dos 1970 onde sera vivido Evan Peters e no ano que vem estara em Os Vingadores-A Era de Ultron, com uma historia que nao tem ligacao com o universo mutante. Mas isso  sao outros quinhentos, o que espero mesmo sinceramente e que o filme consiga me surpreeder.   


























FONTE:
http://www.legiaodosherois.com.br/2014/maldicao-terceiro-filme.html**
http://pt.wikipedia.org/wiki/X-Men_(filme)
http://pt.wikipedia.org/wiki/X2*
http://pt.wikipedia.org/wiki/X-Men_3:_The_Last_Stand
http://pt.wikipedia.org/wiki/X-Men_Origens:_Wolverine
***Termo normalmente utilizado para definir a figura do homem rude, bruto e grosseiro, vem de origem de um personagem de quadrinho criado pelo americano  Vicent Hamlin nos anos 1930. No conceito cinematografico este termo e normalmente empregado para  definir os tipos de herois de filmes de acao  cujas principais sao terem um porte fisico atletico, de cara dura,  bons de luta e sabem como  manejarem  bem uma arma e mesmo nao tendo supepoderes sabem como resolver tudo sozinho. Fazem desta categoria, os seguintes atores,  Jean-Claude Van Dame, Bruce Willis, Clint Eastwood, Steven Segal, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzzenegger, Jason Sthatam, Chuck Norris entre outras infinidades de outros exemplos desta categoria que nas decadas de 1980 e 1990 eram os que davam muito lucro para qualquer grande industria  de cinema. Mais informacoes nos sites  http://www.nerdologialternativa.com.br/2010/08/nerdtop-10-brucutus-que-deveriam-estar.html


http://altamenteacido.com.br/cinema/os-piores-filmes-de-brucutus-do-cinema/


http://www.significados.com.br/brucutu/

Link do Canal Nostalgia no Youtube sobre filmes de acao(brucutus)
https://www.youtube.com/watch?v=JwOvPvc8ZfE

http://www.legiaodosherois.com.br/2014/5-coisas-que-fox-quer-que-voce-esqueca-ao-ver-x-men-dias-de-um-futuro-esquecido.html


http://www.legiaodosherois.com.br/2014/5-filmes-promissores-que-foram-arruinados-pela-mudanca-na-direcao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Storm_(Marvel_Comics)
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/2014-05-23/a-franquia-x-men-em-numeros.html
https://br.cinema.yahoo.com/noticias/-dias-de-um-futuro-esquecido--reúne-o-melhor-dos-filmes-dos-x-men-140537669.html

https://br.cinema.yahoo.com/fotos/dez-coisas-que-você-precisa-saber-sobre-a-franquia-x-men-slideshow/10-photo-1400848592421.html


http://omelete.uol.com.br/cinema/elenco-de-x-men-first-class-contrata-o-mare-selvagem/#.U3_SkEW5e70


http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Wolverine

Livro-Almanaque do Cinema. Autores Borgo, Erico, Forlani, Marcelo e Hessel, Marcelo-Rio de Janeiro-RJ-Ediouro-2009.

Um Novo Universo de Super-Herois no Cinema-Materia da Revista Almanaque Saraiva-Ano 7, Numero 76-Setembro 2012-Sao Paulo-SP.

Revista Super Interessante-Especial-Colecoes-Decifrando os Super-Herois-Editora Abril-Sao Paulo-2012.

Revista Mundo Estranho-Especial Almanaque Curioso dos Viloes de HQs e Mangas-Editora Abril-Sao Paulo-2014.