domingo, 16 de setembro de 2012

OS ALTER EGOS DOS VILÕES PARTE 1

No mês passado, comecei fazendo cinco postagens dedicadas a mostrar os exemplos de alter ego dos super-heróis. Até onde expliaquei o que era esse conceito de alter ego, que vem do latim, alter(outro) e egus(eu). Mas não são só os heróis que se utilizam de um alter ego, os seus vilões também. É o que vamos ver nesses exemplos a seguir,  da primerira parte dessa postagem , e enteder  por quais motivos eles adotaram esses allter egos malignos:

DUAS-CARAS:

 É o alter ego do atormentado Defensor Público de Gotham City, Harvey Dent nos quadrinhos de Batman.

Dent era  um homem que declarava guerra contra os chefões do crime organizado de  Gotham City. Mas vivia atormentado pela sua  face dúbia,  denominado Duas-Caras.  Um ser diabólico, capaz de deicdir o destino de quem ele quisesee eliminar, utilizando-se da moeda do cara e coroa. Foi a partir de um acidente em que foi jogado um líquido ácido no lado  esquerdo do seu rosto, onde ficou desfigurado. Ele passou a se deixar-se  consumir pelo seu alter ego sombrio, e de importante homem público, que declarava guerra aos bandidos, virou o poderoso chefão do crime organizado.  Duas-Caras faz parte da galeria dos vilões clássicos de Batman, surgiu a partir da edição de 1942. Nesta imagem ao lado, o vilão aparece no filme "Batman-O Cavaleiro das Trevas"(2008), onde  foi vivido por Aaron Eckhart.















DR. OCTOPUS:

É o alter ego do cientista Otto Octavius nos quadrinhos do Homem-Aranha.

Otto Octavius era um brillhante cientista, que na sua  infância vivia sofrendo chacota dos seus colegas de escola por ser franzinho, e o fato dele não reagir as provocações dos valentões deixava seu pai irritado, onde esse acbou morrendo sem vê-lo entrar na universidade, e poupado de testemunhar o que o destino o aguardaria, depois de uma má sucedida experiência utilizando-se de tentáculos para mover um material radioativo, esse material acabou explodindo, fazendo com que os tentáculos ficassem presos ao seu corpo, o tornando com uma aparência de polvo, animal aquático com oito tentáculos, dai porque ser chamado de Dr. Octopus.  Sabendo bem controlar mentalmente esses tentáculos para fins ganâncisos, se tornando então um dos maiores inimigos do Aranha.  Dr. Octopus figura na galeria dos vilões clássicos do Homem-Aranha, teve sua primeira aparição a partir da eidção número 3, públicada em Julho de 1963.









CAVEIRA VERMELHA:

É o alter ego do militar alemão Johann Schmitdt nos quadrinhos do Capitão América.

O Capitão América teve sua primeira publicação em 1941, foi criado como uma alegoria ao tumultuado momento em que os EUA, foram combater na Segunda Guerra Mundial. Se o herói era uma alegoria a participação dos americanos no connfronto, e sendo mostrado como uma identidade de super-herói. O seu arqui-inimigo para não ficar atrás foi feito para aludir a face maligna que era o nazismo praticado na Alemanha Hitlerista. A trajetória de Johann Schmidt, antes de virar o temido Caveira Vermelha, era muito trágica. Filho de um camponês analfabeto e bêbado, não conheceu sua mãe, que morreu assim que Johann saiu do seu ventre, o seu pai inconformado, tentou matá-lo afogado numa bacia, mas foi impedido pelo obstreta, que logo em seguida, resolveu se suicidar. Johann acabou sendo levado para um orfanato, onde  resolveu fugir, e passou a viver nas ruas de Berlim, onde cresceu praticando pequenos delitos, sendo preso diversas vezes. Foi a partir do momento em que Johann teve seu primeiro encontro com Hitler, quando estava trabalhando como camareiro de um motel, onde o então lider estava hospedado,  que sua vida mudaria para sempre. Foi nesse lugar que o lider nazista o convocou para trabalhar para ele, o treinando para virar um espião e no final desse treinamento, Johann acabou ganhando uma máscara vermelha, com formato de crânio. De onde ele passaria a usar e se autodenominar de Caveira Vermelha.
















SHADOW MOON:

É o alter ego de Nobuhiko Akizuku na série japonesa  Kamen Rider Black.

Filho biológico do Dr. Akizuki, e irmão de criação de Issamu Minami, o  Kamen Rider Black.  Sua união com Issamu era muito grande, é tanto que numa noite festiva, onde ambos comemoravam 19 anos, uma nuvem de gafanhotos aparece e passa a atacar todos os convidados, levando então os dois para Base Secreta da Seita Maligna Gorgom, um grupo formado pelos Sacerdotes Madame Pérola,  Baraon e Danker. Eles iriam concretizar em Issamu e Nobuhiko assim que eles nasceram, foram os escolhidos pela diabólica seita, no mesmo momento em que ocorria  o eclipse total do sol. Eles foram os escolhidos para se transformarem nos Imperadores Seculares. Mas o Sr. Akizuki apareceu para tentar impedir que eles sofressem uma mutação, mas só conseguiu resgatar Issamu, que dessa mutação se transformou no herói Black Kamen Rider, passando a combater as ações demoniacas dos Gorgoms, para tentarem trazer as trevas para a humanidade.  Enquanto Nobuhiko, ficou nas mãos dos Sacerdotes Gorgoms, enclausurado, até terminar a metamorfose até virar o poderoso Imperador Secular Shadow Moon. Se tornando o inimigo mais forte enfrentado pelo herói com uniforme de Besouro Negro. Nas várias vezes que se deparava com Shadow Moon, Issamu tentava em vão não enfrentá-lo, e implorava para aquele acordasse, e a medida que ele se deixava dominar por Shadow Moon, Nobuhiko esquecia seu lado humano.
 Shadow Moon retornaria a enfrentar  Kamen Rider Black, em  Kamen Rider Black RX,  e mais no curta-metragem Kamen Rider World, onde luta com outro Kamen Rider, denominado Kamen Rider J.














DR. DESTINO:

É o alter ego do cientista Victor Von Doom nos quadrinhos do Quarteto Fantástico.


Natural de um país ficcticio chamado Latvéria, Victor Von Doom, era filho de um conhecido curandeiro cigano chamado Werner Von Doom,  e de Cynthia Von Doom, que dizia ser uma bruxa. Ainda criança, viu sua mãe ser morta, quando tentava proteger sua tribo da hostilidade do governo vigente em Latvéria. Cynthia até se sacrificou fazendo um pacto com o demõnio Mephisto, mas este acabou traindo-a e lhe tirando a vida.  Pouco tempo depois, o seu pai Werner morreria enquanto fugia junto com o pequeno Victor da hostilidade do povo latveriano. Órfão, Victor acabou ficando aos cuidados de Bóris, um membro da comunidade cigana da qual ele nasceu. E inconformado, jurou para si mesmo, que o povo de Latvéria pagaria muito caro pelo mal que causou aos seus país. Ainda criança, Victou descobriu artefatos místicos de sua mãe, o que influenciou para fazer uma série de estudos sobre artes ocultas, e também desenvolve-se um talento nato para a ciência. Com esse talento para as ciências, acabou conquistando uma boa reputação, e indo parar numa conceituada universidade americana. Lá se deparou pela primeira vez com dois membros do futuro grupo do Quarteto Fantástico, Reed Richards e Ben Grimm, com quem logo de cara ele não simpatizou, achando-os uma ameaça substancial para sua superioridade intelectual.  Um dia, Doom tentou construir um dispositivo transdimensional de projeção, cujo objetivo era tentar se comunicar com sua mãe. Acontece que esse tal mecanismo apresentava uma falha, onde Richards bem tentou alertá-lo, mas Doom com seu orgulho, recusou fazer um conserto. No primeiro momento, esse mecanismo funcionou perfeitamente por 37 segundos, onde Doom conseguiu obter contanto com sua mãe, que estava presa numa região do inferno controlada por Mephisto.  Mas acontece dessa máquina sofrer uma forte explosão, que causaria uma grande cicatriz na sua face. Esse incidente, causou sua saída da universidade, e passou a culpar Richards pela sua desgraça, em vez de ter a humildade de assumir o erro. Foi durante suas andanças pelo Tibet, que Doom conheceu um grupo  de monges, e passou a viver entre eles por alguns anos. Foi nesse lugar que eles ajudaram a construir uma armadura com uma máscara metálica para poder esconder seu rosto deformado. Foi a partir daí, Doom passou a se denominar de Dr. Destino, virando o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, e assim cumpriria o que prometeu ainda criança, voltaria para sua terra natal, fazendo todos pagarem pela morte dos seus país.















MAGNETO:

É o alter ego do mutante  Eric Lehnsherr nos quadrinhos dos X-Men.

Ainda criança,  Eric e toda sua família foram perseguidos, presos e torturados nos campos de concentração de Auschwitz, durante a ocupação nazista na Polônia. O  motivo  para a  prisão deles, era pelo fato de serem judeus. Lá conheceu uma bela  mulher chamada Magda, que foi responsável pela sua fuga do campo de concentração. Com ela foi tentar viver uma vida pacata  numa vila russa. Até que um dia, um capataz da fazenda onde ele trabalhava  vinha-lhe chantageando, e um dia cansado de continuar sendo chantageado, resolveu demonstrar pela primeira vez em público os seus poderes mutantes, que envolvia o controle do magnetismo. Sua amada Magda ao observar aquilo fica com tanto  medo, que resolveu então abandoná-lo. Muito tempo depois, Eric conhece Charles Xavier, um mutante com habilidades telepáticas, que o convida para a primeira formação dos X-Men,  mas não demoraria muito para Eric mostrar sua idéia contrária ao que Xavier mostrava, que era defender a causa mutante convivendo pacificamente com os humanos. Já que ele por ter vivido uma vida trágica na infãncia por nascido judeu, e quando mostrou suas habilidades foi bastante hostilizado, então passou a ter um sentimento radical de repúdio pelos humanos. Foi com esse sentimento que Magneto resolveu sair do grupo liderado por Xavier, e formou  um novo grupo, com o intuito de formar um império mutante, num país utópico que ele denominava de Genosha, esse grupo ele denominou de Irmandade dos Mutantes. Foi a partir dai  que começou sua trajetória como inimigo número 1 dos X-Men.














DESTRUIDOR:

É o alter ego de Oroku Saki na série animada das Tartarugas Ninjas.


Oroku Saki era um ninja que liderava uma organização criminosa, denominda de Clã Foot. Se utiliza de uma armadura metálica, com espinhos e um capacete triangular, que o deixava com a aparência de samuraí.  As origens sobre como surgiu o Destruidor é bastante controversa. Nas HQs da Mirage Studios, publicada em 1984, a versão de sua primeira aparição é mostrado um confilto de Oroku Saki com seu irmão Oroku Nagi, que envolvia a disputa pelo coração de uma mulher chamada Tang Sheen. Mas essa já sentia o seu coração bater forte por outro homem chamado Hamato Yoshi, provalmente  lider de uma organização rival.  Na primeira versão animada das Tartarugas Ninjas lançada em 1987,  a origem de Destruidor é completamente alterada,  Saki e Yoshi passam a trabalharem para a mesma oraganização criminosa, o Clã Foot, onde Saki traiu Yoshi, o incriminando, e com medo da represália de Yoshi, Saki resolve fugir para a América e já adotando o codinome de Destruidor, resolve formar  uma outra organização criminosa, e onde ele passaria a trabalhar  para o alieginea chamado Krang, onde lideraria  os seus capangas Bebop e Rocksteady. E numa última série animada lançada em 2003, o Destruidor, não é representado por Oroku Saki, mas sim por um aliegínea chamado Ch´rell.
























.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário