Para finalizar o especial dedicado ao Superman, vou a partir deste momento postar sobre sua passagem na televisão até retornar aos cinemas.
Depois do fracasso de Superman-Em Busca da Paz(1987), o último filme do Superman lançada pela Warner em 1978, o estúdio decidiu não produzir mais filmes do Homem de Aço durante duas década.
Nesse interim, a empresa colocou no lugar dele, outro herói também da DC, que surgiria um ano depois que ele nasceu pelas mãos de Siegel e Shuster, também criado por uma dupla formada por Bob Kane e Bill Finger, e também representava a maior lucratividade da editora. Estou me referindo ao Cavaleiro das Trevas com o simbolo do morcego Batman, cujo primeiro filme sairia logo em 1989 pelas mãos de Tim Burton.
Assim como Superman, Batman também gerou uma franquia cinematográfica lucrativa em forma de quadrilogia, cujas sequências assim como este que começaram no final 1970 e teve suas posteriores sequências lançadas em três diferentes anos da década seguinte, mais precisamente entre 1980-1983-1987, com Batman resultou esta mesma experiência para a Warner após o sucesso do primeiro lançado no final da década de 1980 com três sequências lançadas lançada na década seguinte, mais precisamente entre 1992-1995-1997.
Enquanto a Warner investia em Batman nas telonas durante a década de 1990, que em sua quadrilogia também passaria pela mesma experiência deste, metade foi sucesso, e outra metade foi fracasso. Resultado também dos densentendimentdos entre produção, direção e equipe de roteiristas.
No entanto, o Superman para não ficar enciumado, a Warner decidiu compensar sua longa ausência dos cinemas por tanto tempo,o imigrando para outras mídias.
Foi a partir dessa mentalidade, que a Warner resolveu colocar o Homem de Aço na televisão, a primeira experiência veio em 1993, quando estreou no canal ABC, a série Lois & Clark: As Novas Aventura do Superman, que conseguiu obter sucesso graças a ótima dos protagonistas Dean Cain(Clark/Superman) e Teri Hatcher(Lois Lane)que mais tarde faria uma bond girl no cinema em 007-O Amanhã Nunca Morre(1997) e estrelaria outra série de sucesso Desperates Housewives(2004-2010) como a dona de casa Susan Mayer.
A série durou quatro temporadas, e finalizou em 1997, depois desse sucesso do herói em um novo tipo de mídia investida pela Warner, a mesma resolveu empreender nessa mesma desta em produções voltadas para as crianças. Foi dessa maneira surgia em 1996, uma outra série do Superman, mas desta vez em desenho animado intitulado Superman: The Animated Series(Superman: A Série Animada), que durou até o ano 2000. A experiência do Homem de Aço no mundo da animação não era assim tão novidade, visto que antes de ficar sob monopólio da Warner, ele já havia ganhado essa primeira experiência em animação por outros estúdios iniciando no distante começo da década de 1940, época em que fazia pouco tempo que ele ganhou sua primeira publicação, o super-herói ganhou sua primeira vida em movimento pelas mãos de Max Fleicher(1883-1972), responsável por criar outros desenhos de sucesso como o Popeye e a Betty Boop.
Numa época em que praticamente nenhuma residencia ainda sonhava em utilizar aparelhos em casa e preferia curtir cinema, foi no cinema que o Homem de Aço teve sua primeira experiência e foi como uma animação.
Depois de Max Fleischer, seria a vez da empresa Filmation realizar esse experiência de transformá-lo em série animada na década de 1960, entre 1973-1984, Superman foi incluido em Superamigos, produzida pelos estúidos Hanna-Barbera
Em 1988, a Ruby Spears Productions lançou outra série animada do Superman, até finalmente chegar as mãos da Warner que fez Superman: The Animated Series, contando a produção de Bruce Timm.
Depois disso, veio a Liga da Justiça, onde ele esteve incluido e noutras posteriores onde ele também esteve incluido.
Em 2001, a Warner lança outra série de televisão inspirado no Superman, intitulada Smallville, considerada de suas aventuras, ambientada na juventude de Clark Kent(Tom Welling), mostrando a sua relação afetiva com os pais de criação Jonathan Kent(John Scheneider) e Martha Kent(Annete O´Toole), sua convivência como o seu primeiro amor platônico Lana Lang(Kristin Kreuk), a série foi um tremendo sucesso. Durou até 2011.
Foi nesse interim que a Warner decidiu voltar a investir no herói no cinema, foi dessa maneira que foi concedido Superman-O Retorno(2006), contando com a direção de Bryan Singer, diretor da trilogia dos mutantes X-Men, produzidos pela Fox.
A concepção de Superman foi criado de uma maneira a aparecer uma quinta sequência dos filmes dirigidos por Donner, Lester e Lurie.
A trama desse girava em torno da ausência de cinco anos do Superman a Terra que vagava pelo espaço a procura de resquicios de Kripton pelo espaço. O seu retorno a Terra ocorre com ele trazendo um trazendo um asteroide gigante que gera na mesma região rural de Smallville, de onde ele havia aparecido pela quando era ainda bebê.
Lá é salvo por sua mãe adotiva Martha Kent(Eva Marie Saint), uma agora senhora viúva, que assim que o vê, o salva do local da explosão.
Depois disso, a trama vai sendo desenvolvida com ele retornando a Metropólis e voltando na redação do Planeta Diário, onde lá revê seu chefe turrão Perry White(Frank Langella), o cômico fotografo Jimmy Olsen(Sam Huntington) e não vê sua amada Lois Lane(Kate Bosworth) que para surpresa dele, o observa aparecendo na TV, fazendo uma cobertura dentro de um avião. E ao se aproximar da sua mesa de redação descobre uma foto dela ao lado de um outro homem e um menino, que ele deduz ser o marido e o filho. E é atravês de Olsen que ele recebe a confirmação, de uma forma um tanto engraçada, porque Jimmy explica que ela só está junto Richard White(James Mardsen), o sobrinho de Perry White e também chefe da redação do jornal Planeta Diario. Mas que nunca perguntasse quando que ela ficaria amarrada que isso era um tipo de pergunta que ela destestava ouvir.
Em paralelo, a trama mostra Lex Luthor(Kevin Spacey), agora solto e herdeiro da grana de uma velha viúva cheia da grana, que ele utilizará para seus planos diabólicos, ainda mais depois de saber do retorno do Superman.
No conceito da bilheteria "O filme extrapolou o valor de 200.081.192 de dólares nos Estados
Unidos e aproximadamente 191 milhões internacionalmente, arrecadando
cerca de 391 milhões de dólares ao redor do mundo até o momento em que
sua exibição oficialmente acabou em 2 de novembro de 2006. Isto faz dele
o 71º filme que mais arrecadou no total, nos Estados Unidos, o 84º
filme que mais arrecadou ao redor do mundo de todos os tempos, e o sexto
filme que mais arrecadou no ano de 2006 nos Estados Unidos, e o 9º no total em 2006.
E extrapolou o valor de 21.037.277 de dólares em suas sessões de 27 de junho de 2006 e 28 de junho de 2006.As sessões das 22h na quinta-feira, 27 de junho foram contadas como
parte da arrecadação de quarta-feira, já que o filme duram um pouco mais
de duas horas, causando seu término no início do dia seguinte. A
estréia do filme em 4,065 salas de cinema colocou-o no 11º lugar na
lista de grandes estréias de todos os tempos nas quartas-feira, a 7º
maior estréia de final de semana de junho, e o 21º filme que lucrou mais
rápido aos 100 milhões de dólares. Superman Returns: Uma expêriencia em 3D da IMAX arrecadou mais de $30 milhões desde setembro de 2006 nos cinemas IMAX ao redor do mundo, um recorde para o formato."*
As criticas ao filme também foram das melhores, Bryan Singer chegou a cogitar fazer um sequência, mas acabou ficando só no papel.
Espero que com o Homem de Aço, a Warner tenha mais sorte desta vez.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lois_%26_Clark:_The_New_Adventures_of_Superman
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teri_Hatcher
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super-Homem:_A_S%C3%A9rie_Animada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Fleischer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superamigos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruby_Spears
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruce_Timm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Smallville_%28s%C3%A9rie%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_Returns*
domingo, 28 de julho de 2013
sexta-feira, 26 de julho de 2013
sábado, 20 de julho de 2013
ESPECIAL SUPERMAN NO CINEMA: A QUADRILOGIA DE 1978-1987-PARTE CONCLUSIVA
Nessa terceira parte do Especial sobre o Superman no Cinema, vou concluir a minha explicação sobre a quadrilogia dos filmes estrelados por Christopher Reeve falando sobre a resenha das sinopses de cada filme. Ao descrever na postagem anterior os detalhes de como foi possível na distante década de 1970, com recursos tecnologicos escassos e um orçamento quase estourado e com muito receio que a Warner em parceria com a produtora da Família Salkind lançou em 1978 a primeira franquia de super-heróis de quadrinhos do cinema com o Homem de Aço. Ao fazer a descrição os bastidores das negociações, e agora fazendo as resenhas de cada um, aquilo chegou a me trazer a um momento nostalgia.
Tudo porque na minha infãncia, tive o privilegio de ter acompanhado cada um dos quatros filmes quando passava nas grades das Sessões da Tarde da vida. E no ano passado, comprei um box de DVDs contendo os quatro filmes acompanhado de Superman-O Retorno(2006).Com eles, posso ver e rever quantas vezes quiser essa grande obra-prima cinematográfica.
Pois é, a partir desse momento, acompanhem as descrições das sinopses de cada um dos quatros.
SUPERMAN-1978
RESENHA:
O enredo desse primeiro é dividido em três diferentes momentos: o primeiro começa passando-se no Planeta Kripton, mostrando Jor-El(Marlon Brando) comandando o Conselho da Suprema Corte no julgamento do General Zord(Terence Stamp) e de seus dois comparsas: a fria Ursa(Sarah Douglas) e o mudo e impulsivo Non(Jack O´Halloran) acusados de traição por tentativa de Golpe de Estado para se apoderarem do Governo Kriptoniano. Jor-El e todo o conselho decidem condenarem Zord e seus seguidores a prisão perpetua e aprisionados dentro de uma zona fantasma vagando pelo universo. Essa primeira passagem do filme já daria uma prévia de como seriam os eventos passados na segunda segunda sequência. Após aprisionarem Zord, Jor-El temendo pela grande explosão que vai ocasionar no fim de Kripton resolve mandar seu único filho Ka-El para um lugar distante dali numa cápsula. Esse lugar seria a Terra. Essa primeira passagem do filme termina com a queda da sua nave que provoca uma grande explosão numa estrada deserta da região rural de Smalllville, onde por mero acaso passavam por lá o casal de fazendeiros Jonathan(Glenn Ford) e Martha Kent(Phillis Thaxter). E ao observarem a criança saída daquela explosão, e apresentando super poderes para levantar um carro, resolve e batizá-lo de Clark Kent. Chega a segunda passagem do filme, que rapidamente mostra a fase juvenil de Clark(vivido por Jeff East) mostrando sua fase colegial assumindo a função de ajudante na limpeza do estádio de futebol americano da sua escola, ao mesmo tempo aparece ele flertando com a lider de torcida Lana Lang(Diane Sherry), que tem seu barato cortado por Brad, namorado de Lana, jogador do time da escola e dá uma conotação de ser o típico colega que vive fazendo bullying em Clark. Nesse segundo momento, ocorre uma reviravolta na vida de Clark, depois que seu pai adotivo Jonathan morre subitamente de um infarto, horas depois dele chegar na fazenda depois de um dia de aula.
Sua mãe Martha resolve deixar o caminho livre para ele descobri a verdade a respeito dele mesmo, então sendo guiado pelos cristais luminosos que ele pega em sua antiga nave e ao se dirirgir ao Ártico, resolve lançar os cristais no gelo, de onde é formado a Fortaleza da Solidão. É aonde surge a reproduação em hologramas de seu pai biológico Jor-El. É lá que Clark irá descobrir o segredo de sua verdadeira natureza.
Depois disso, chega o terceiro momento do filme de onde a trama vai sendo construida e se desenvolvida a partir da chegada de Clark(agora vivido por Chritopher Reeve) chegando a movimentada cidade de Metropolis apresentando um jeito todo atrapalhado, utilizando um óculos que lhe dão um porte de intelectual. Clark chega ao jornal Planeta Diário para trabalhar, e lá conhece sua paixão platônica Lois Lane(Margot Kidder), além dos dois importantes personagens em sua HQ como o chefe turrão Perry White(Jackie Cooper) e o cômico fotografo Jimmy Olsen(Marc MacGluren). Também será nessa cidade, que encontrará a grande oportunidade de agir como Super-Homem, isso porque um sujeito chamado Lex Luthor(Gene Hackman) planeja lançar misseis nucleares em todo o território americano, contando com a ajuda de seus asseclas Eve Teschmacher(Valerie Perrine) persongem antológica marcada pela maneira como Lex sempre que se irritava com e chamava por "Senhorita Teschamcher" e o atrapalhado Otis(Ned Beaty).
O filme termina com o Homem de Aço conseguindo arrumar a destruição causado pela bomba que não conseguiu impedir, no entanto, inconformado por não ter salvado Lois a tempo resolve uma arriscada de girar o sentido do tempo ao inverso, para assim conseguir ter sua amada Lois de volta e consegui mesmo ouvindo o conselho de seu pai Jor-El para não interferir na história humana, depois de salvar Lois, ele captura Luthor e seu comparsa Otis e o levam para a cadeia e acompanhado da soundtrack de John Willians o filme encerra-se com o Superman vagando pelo espaço dando um sorisso para a cãmera e um letreiro anuciando o segundo filme.
SUPERMAN II-A AVENTURA CONTÍNUA(1980)
RESENHA
O segundo filme lançado dois anos depois, foi concedido pelas mãos de dois diretores: Primeiro foi dirigido por Richard Donner, apesar de não ter seu nome creditado no filme, ele participou inicialmente dessa investida, mas, depois "terminou se afastando do projeto por divergências criativas com os produtores." Quem acabou substuindo o seu cargo foi seu xará Richard Lester. Donner chegou a declarar na epoca que dirigiu 25% do filme, o que tem gerando alvo de muitas controvérsias. Apesar disso, o filme conseguiu manter o mesmo ritmo e pique do primeiro pelo fato da trama ter dado conntinuidade aos eventos passados no primeiro, conseguiu agradar a crítica e foi sucesso de bilheteirias.
A trama dessa segunda sequência passa-se no momento em que Zord e seus asseclas rendem um guarda em Kripton, antes de ocorrer a grande explosão, o plano de tentiva de golpe dos três termina sendo um fracasso, porque, segundos depois aparece o Conselho da Corte Suprema para julgar e condenar-los a prisão perpetua na Zona Fantasma. Da mesma forma como foi mostrado no primeiro filme, mas sem a presença de Jor-El para comandar o julgamento, já que Marlon Brando, que interpretou o papel só aceitou fazer uma participação curta de apenas apenas 10 minutos no primeiro por um cachê de US$ 4 milhões de dólares.
Em seguida vem a abertura tocando a famosa sountrack de John Willians, junto dos créditos do elenco voando pelo espaço acrescentado as cenas de flashbacks mostrando os eventos passados no primeiro filme. Depois, a trama vai sendo construida no momento em que Clark na redação do Planeta Diário descobre por meio de seu chefe White que Louis tinha viajado a Paris para fazer uma cobertura jornalistica sobre um grupo de terrorista que estavam mantendo reféns um grupo de turistas em cima da Torre Eiffel.
Os terrorists ameaçam destruir a Torre Eiffel e toda Paris com uma Bomba de Hidrogênio que instalaram debaixo do elevador da Torre. É nesse momento que o Supermam aparece para impedir o acontecimento do grande caos trazido pelos terroristas. Salvando também Lois, que havia se arriscado debaixo do elevador. O Homem de Aço resolve levar o elevador com a bomba para o espaço e lá ao solta-lo e ele causar a grande explosão no espaço, gera uma onda supersônica que chega até a Zona Fantasma onde Zord, Ursa e Non estavam presos desde que foram condenados pela Corte Kriptoniana, e essa onda gera a quebra da zona fantasma.
Agora com eles soltos, o perigo para o Superman vem em triplo, ou melho em quadruplo, isso porque, na prisão onde Lex Luthor e seu comparsa Otis que estavam presos, depois de sua tentativa frustada no primeiro filme, ele consegue fugir da prisão graças a ajuda da Sra. Teschmacher que utiliza o voo de um balão para não ser notada pelos guardas e resgatar os dois, mas só Luthor consegui escapar. Luthor pede para Teschmacher o levar para a moradia kriptoniana do Superman, chamada de Fotaleza da Solidão. E será lá atravês dos arquivos kriptonianos, com as mensagens em formas de hologramas da mãe kriptoniana de Ka-El que Luthor vai descobrir os segredos guardados a sete chaves, que estava para apenas ele saber na hora certa, no momento certo.
No decorrer do filme, Zord e seus comparsas Ursa e Non chegam a Terra e causam uma grande destruição, e ao perceber a fragilidade humana, resolve realizar na Terra o que em Kripton não foi possível.
Zord também contará com uma mãozinha de Lex Luthor, que se aproxima dele para lhe uma informação preciosa, a de que o filho de Jor-El estava na Terra e ele era conhecido como Superman.
Ao saber disso, Zord não pensa duas vezes, e bota em prática o plano de vingaça que falou para Jor-El após ser assim que foi condenado e preso na Zona Fantasma.
Em paralelo, Clark ao acompanhar sua colega Lois numa viagem pelas Cataratas do Niágara, acaba revelando para ela que ele é o Superman como a própria já suspeitava. E com essa revelação tanto Lois quanto Clark resolvem assumir suas paixões mútuas.
Clark resolve levar Lois até a sua moradia de cristal, a Fortaleza da Solidão e lá resolve tirar os seus poderes para viver sua vida normal ao lado de sua amada Lois.
Tudo podia estar as mil maravilhas na vida de Clark, mas, então acontece dele descobrir muito tardiamente quando parou numa lanchonte de estrada e olhando e ao olhar na TV desse lugar o noticiário que o temido Zord estava na Terra para trazer o apocalipse e sentindo-se impossibilitado de enfrentá-lo sem seus superpoderes, e sentiu isso lá mesmo quando ao defender Lois de um sujeito desagradavel metido a valentão. Este ao dar socos em Clark o deixou bastante o deixou todo ensanguentado. Algo que não aconteceria se ele tivesse seus poderes.
Sentindo o aumento do perigo, Clark resolve voltar para sua Fortaleza da Solidão e retomar os seus poderes.
E então que começa a grande batalha épica, o acerto de contas entre Zord e Superman na cidade de Metropólis.
Sentindo uma imensa dificuldade em dar conta dos três, e temendo pela vida das pessoas. Superman resolve levar os três, mais Lois e Luthor para a sua Fortaleza da Solidão onde lá promove a cilada que enfraquerica Zord, Ursa e Non.
Ele entra na mesma antecãmera que retirou seus poderes para poder ficar submisso as ordens de Zord e usando da falsidade de Luthor como estratégia na hora em que ele a aperta os botões para começar o processo. Depois que sai da antecãmera ele executa sua armadilha. Quando Zord observa ele saindo do local, pensando que ele estava sem seus poderes o ordena reverência, e ai que ele mostra sua força descomunal, Zord não consegue reagir fica acuado termina caindo nos buracos da Fortaleza, assim como Non, que ao voar em direção ao Superman é paralisado por ele e cai também e o mais curioso é Ursa que termina sendo derrotada por Lois por quem ela estava mantendo rendida a segurando pelo pescoço e ela com um simples soco na cara dela a faz cair no buracos.
E Luthor ao observar aquilo deduz que Superman utilizou a sua estratégia de enganar a todos, para em dele perder os seus poderes, veio reverso. Utilizou a proteção do raio de sol vermelho kriptoniano enquanto que esse procedimento os criminosos estavam perdendo a força.
O filme termina com Clark chegando no Planeta Diário conversando com Lois, ela as lágrimas comenta que vai ser impossível manter uma relação com ele, pois, sentia ciúmes de ter de dividir Clark/Superman com o resto do mundo.
Com isso, ela termina pedindo para Clark lhe trazer um sanduiche, e ele vai então até aquela mesma lanchonete de estrada, se encontra com o mesmo caminhoeiro valentão que o havia batido nele e deixado todo surrado quando ele estava sem seus super poderes, e desta vez com seus poderes ele resolve dá a lição merecida a esse sujeito desagradável dando-lhe uma surra para ele nunca mais esquecer. Depois disso, ele sai do local pedindo desculpas pelo estrago causado ao estabelecimento e promete pagar por todo o prejuízo.
Então é desa maneira que termina o segundo filme do Homem de Aço.
SUPERMAN III(1983)
RESENHA
A terceira sequência da franquia de Superman foi concedido de uma maneira um tanto distorcida. Isso porque, durante o processo de criação ainda do segundo filme, o clima tenso nos bastidores entre diretor e produção executiva, que gerou a saída de Richard Donner que ao deixar o segundo gravado pela metade, a Warner escalou Richard Lester para conduzir a trama.
Quando Lester assumiu a direção do segundo conseguiu conduzir no mesmo nivel Donner sem precisar modificar a estética da trama. O que resultou na boa aceitação do filme pela critica e ter conseguido arrecadar mais ou menos a mesma quantia de dinheiro nas bilheterias.
Mas, por causa do clima tenso nos bastidores, isso resultou em alterações na construção da trama do terceiro. Dois atores brigaram com os Salkinds por terem ficado muito descontentes com a maneira como eles trataram Donner e em sua solidariedade terminaram não participando do filme. Gene Hackman que fazia o Lex Luthor é o exemplo disso, seu personagem ficou desse filme fora justamente por ele não ter concordado com a sacanagem com os Salkinds tinham feito com Donner, com Luthor de fora, eles acabaram colocando como vilão Ross Webster. O vilão foi uma criação dos roteirista eclusivamente para o filme. E além de Hackman, Margot Kidder que fazia a Lois Lane também adotou essa postura de solidariedade a Donner, fez publicamente uma crítica contra a Família Salkind, manisfestando seu repúdio a forma como eles haviam tratado o antigo diretor. Kidder acabou pagando um alto preço bem mais caro que Hackman por causa dessa sua atitude. Hackman ficou de fora desse, não como punição dos Salkinds, mas, por sua conta e risco. Quanto a Margot Kidder, o tipo de punição que ela receberia dos produtores é o fato da sua presença no filme ficar reduzida a só cinco minutos em apenas duas cenas.
Por esses diversos fatores, a trama do terceiro filme terminou ganhando diferentes contornos e gerou alvo de muitas críticas desagradeveis
O britãnico Richard Lester passou a incluir uma marca mais pessoal ao transforma-lo num filme do gênero comédia, ainda mais pela presença do comediante Richard Pryor, famoso por estrelar filmes onde fazia piadas criticas a respeito condição social do negro na sociedade americana, ele co-protagoniza nesse filme o papel de Gus Gormam, um sujeito de caráter duvidoso, que para se dar bem na vida, assimo como nos brasileiros denominamos de "Lei de Gerson" se envolverá num esquema de Webster.
A grande diferença de como o terceiro foi concedido para os outros dois, começa logo de cara quando o filme inicia mostrando Gus Gorman(Richard Pryor) estando na fila do prédio da Prefeitura de Metrópolis para receber uma especie de auxílio-desemprego, o que termina sendo em vão. Lá vê uma caixa vazia com o anuncio de uma empresa oferecendo um curso profissionalizante de capacitação em computação, e decide se inscrever nesse curso.
Logo depois, vem a abertura do filme, que em vez do habitual, como mostrado nos anteriores, que era toda conduzida no céu do espaço estrelado com as belissimas imagens de formações de constelações ao som de John Willians fazendo o espectador sentir de voar sem sair do chão. Pois nesse terceiro, isso ficou completamente de fora.
Lester produziu uma abertura toda ambientada na cidade de Metropólis mostrando toda a população fazendo uma série de trapalhadas como quedas ao cair no chão por exemplo.
Depois disso, a trama vai sendo desenvolvida com Gorman numa turma de um curso de informática aprendendo rapidamente uma técnica de entrar em arquivos sigilosos. E conseguiria ser empregado da Empresa Webscoe. Enquanto que no Jornal Planeta Diário, Perry White se irrita com Jimmy Olsen por causa das fotos entendiantes que ele tirou e expõs na lousa mostrando o empresário Ross Webster(Robert Vaughn), dono da Webscoe, recebendo uma premiação de homenagem num evento importante , com várias da bela Lorellei(Pamela Stephson), a namorada de Webster e uma com Vera Webster(Anne Ross), a turrona irmã e sócia de Ross.
É na redação do Planeta que Clark aparece para falar com o Sr.White sobre sua viagem de retorno a Smallville para participar de uma reunião promovida por sua antiga e lá conseguir um bom furo para produzir uma matéria. É lá na redação se encontra com Lois, que estava conversando com White sobre as suas férias para o Caribe. Pretexto encontrado por Lester e sua equipe de roteiristas para justificar sua ausência durante o decorrer do desenvolvimento do filme.
Para preencher o vazio deixado por Lois, Lester decidiu colocar Lana Lang(Annete O´Toole), para reassumir o posto de paixonite do Homem de Aço. E isso ficaria evidente na cena de seu reencontro com ela na noite da festa escolar dos veteranos.
Mas antes disso, o filme segue com Clark acompanhado de Jimmy para fazer as fotografias de sua matéria dentro de um ônibus a caminho de Smallville, que de repente ele é parado num incendio de uma fábrica que produz liquidos com alto teor quimico e que podem causar uma explosão. É nesse momento que ele como Superman resolve ir a um lago e com seu sopro trasfoma num gelo. Que ele consegue levantar e solta no ar e faz derreter formando uma chuva que apaga todo o fogo. Enquanto que Olsen acidentado é levado ao hospital com a perna quebrada e com todo o rolo de filme queimado.
É depois disso, que a trama vai sendo seguida com Clark voltando a sua antiga escola em Smallville, e se reencontra com Lana Lang, sua antiga paixão platõnica de juventude. Clark sente um imenso prazer ao se reencontrar com ela e se reaproximar dela, voltando a sentir de novo seu coração pulsar mais forte. E o acompanha para fazer uma dança toda desengnçada. E também no baile que ele passa pelo momento desagradavel de se reencontrar com Brad(Gavan O´Herlliy), o antigo astro do time de futebol da escola, agora ex-marido de Lana, que agora não passa de um coitado beberrão que trabalha como vigia de uma filial da Webscoe em Smallville.
Enquanto isso, Webster resolve chamar Gorma para utilizar o seu imenso potencial e sua inteligência no computador para praticar algumas sujeiras, primeiro prejiudicando a plantação da colheita de café na Colômbia, fazendo ele mexer na rede de computadores, o prototipo do hacker da atualidade, causando imensos transtornos em várias partes para atingir o satélite para provocar uma forte chuva.
O plano terminou sendo falho porque o Superman apareceu lá para impedir a chuva e o tornado, Webscoe tenta fazer com que Gorman pegue uma Kriptonita para tentar matá-lo. Ela não o mata, mas termina moldando o transtorno da personalidade dele, o transformando num sujeito negligente e egoista, sem ética e dessa forma ele termina praticando atitudes nada corretas como desentortar a Torre de Pisa e destroi um navio com barris, gerando mais um transtorno mundial.
Em uma cena épica, o Superman resolve enfrentar ele mesmo numa batalha dentro de um lixão, numa batalha marcada por fortes emoções e muita pancadaria. Superman mal contra Clark Kent bonzinho. E Kent consegue vencê-lo, provando que a forças do bem são sempre superiores ao mal. E agora que finalmente voltou ao seu normal, resolve reconstruir todo o estrago que causou quando estava sobre o efeito da Kriptonita e impedir Webscoe o plano malvado de Webscoe.
O filme termina com Clark presenteando Lana com um belo anel de diamantes, agora residente em Metrópolis e conseguindo para ela um emprego no jornal. E é lá que Lois reaparece de sua viagem ao Caribe e terminam se conhecendo numa cena muito cômica.
Foi talvez pelo fato de ter transformado o filme excessivamente principalmente pela presença de Richard Pryor, que gerou criticas super negativas, o próprio chegou a declarar sobre uma cena dele caindo de um prédio em esquis da seguinte maneira:
"Foi ele que teve a ideia da gag de Richard Pryor caindo do prédio. Eu não acho que a queda dele do prédio com esquis e uma toalha rosa nos ombros foi particularmente engraçada."
As criticas negativas não afetaram tanto a bilheteria, apesar de não ter atraido a mesma soma dos anterioes, e um dos principais fatores pode estar em outros filmes blockbusther que foram lançados no mesmo período que lhe tiraram um pouco dos holofotes como Tubarão 3, 007 Contra Octopussy e O Retorno de Jedi.
O principal alvo de crítica foi a maneira como ficaram ilegíveis os créditos do filme. A atriz Annette O´Toole que faz a Lana Lang no filme, faria muitos anos depois o papel de Martha Kent, a mãe adotiva do Superman na série televisiva Smallville(2001-2011).
Apesar dessa distorção, o filme atravês de Gorman já daria uma idéia da grande tedência dos crimes praticados pelos hackers, numa época em que residência utilizava um computador pessoal.
O fraco retorno financeiro e de critica daria inicio ao abalo da sociedade da Warner com os produtores Salkinds, e isso seria logo sentido no ano seguinte, quando foi lançarado o filme da Supergirl cuja bilheteria foi um grande fracasso aliado a maneira um tanto trash como o filme foi roteirizado, que para mim apesar desses furos do filme, eu pessoalmente gostei muito de tê-lo como uma obra cult. Que eu poderia adquirir para conferir e apreciar como um filme tipico de sessão da tarde.
Com a experiência catastrofica da Supergirl, a Warner e os Slakinds decidem romper de vez a sociedade e isso seria sentido também mais tarde, quando em 1987, a mesma decidiu por conta e risco lançar Superman IV-Em busca da Paz.
SUPERAMAN IV-EM BUSCA DA PAZ(1987)
RESENHA:
O quarto e último filme da quadrilogia estrelada por Christopher Reeve foi concebido de uma maneira que já carregava uma forte tendência para virar um fracasso, principalmente por não contar com o auxílio dos Salkinds na produção depois que estes romperam a sociedade com Warner.
Graças a parceria destes, que enfrentaram grandes etapas, riscos e receios ao lançarem o primeiro filme em 1978, que consumiu a ambos cinco anos de muita ralação, muito trabalho duro desde o processo criativo e passando pelo estourado orçamento de produção, junto a batalha judicial contra a dupla Siegel e Shuster.
Pois bem, desta vez rompida com esta, a Warner produziu o quarto filme com o auxílio de outra produtora, a Cannon Pictures.
Como já descrito acima, o rompimento entre ambas ocorreu depois do terceiro filme não ter dado um bom resultado esperado tanto nas bilheterias quanto na crítica, o tenso clima de intriga entre as duas empresas, só geraria como estopim para o fim da parceria com fracasso do filme da Supergirl(1984).
Contando com a direção de Sidney J. Furie, assumindo o posto que já foi de Richard Donner e Richard Lester e com uma nova produtora parceira nesse empreendimento. O grande agravante que tornaria este um fracasso tem haver com fato de que a Cannon estava passando por grandes dificuldades financeiras, por causa disso, foi preciso diminuir alguns gastos no orçamento de produção.
Isso acabou afetando um pouco a construção da trama que já podia se notar que ela não carregava a mesma força dos anteriores. Sem a presença dos Salkinds, Gene Hackman aceitou participar deste repetindo o papel de Lex Luthor.
A trama foi construida girando em torno de um assunto muito recorrente na mídia e que estava sendo muito debatido mundialmente durante a década de 1980, era a respeito da Guerra Nuclear numa época em que o mundo ainda vivia o temor das brigas políticas entre Estados Unidos e a então União Soviética(atual Rússia), que eu bem como historiador formado reconheço pela denominação de Guerra Fría.
Pois bem, foi dessa maneira que a Warner com uma nova produtora como sócia tentou construir a trama do filme com um orçamento limitado.
A idéia até que não foi tão ruim, mas, não foi o suficiente para atrair crítica e nem mesmo bilheteria.
O enredo como já bem descrevi, além de abordar essa questão muito delicada na época, também girava em todo do famoso jornal Planeta Diário, onde o Homem de Aço, como Clark Kent, trabalha escrevendo suas matérias passando por um momento muito crítico, isso porque, seu chefe Perry White passa pela hulmilhante situação de observar o seu jornal ser comprado por David Warfield(Sam Wanaker), e agora como novo dono ele resolve nomeiar sua filha Lacy Warfield(Mariel Hemingway) para assumir o jornal como editora. A noticia do Planeta Diário ter um novo dono deixa todos na redação indignados, principalmente Lois Lane(Margot Kidder) ao saber que cancelaram a sua viagem a Paris para fazer uma cobertura jornalistica.
Em paralelo, a trama vai mostrando Lex Luthor(Gene Hackman) na prisão, e desta vez quem o ajuda a escapar é seu sobrinho Lenny Luthor(Jon Cryer), um sujeito bad boy muito sem noção.
Agora liberto, Luthor e Lenny armam um plano de destruir o Superman, e desta vez eles não usaram da Kriptonita. Juntos roubam de um museu um fio de cabelo que o Homem de Aço que havia doado para fazer parte do acervo. Enquanto que no Planeta Diário sob a administração de Warfield a coisa vai de mal a pior, principalmente pela maneira como ela transforma as manchetes num tom sensacionalista, caracteristico da imprensa marrom, o que tira toda a credibilidade do jornal.
É no momento em que o Superman, resolve destruir as armas nucleares depois de atender ao pedido um garoto, enquanto de um lado Warfield se aproveita do fato dele ser sempre atrair os holofotes do jornal, e consegui atrair um número maior nas venda do jornal, para tentar destruir sua reputação, Luthor também se aproveita colocando fio de cabelo do Superman, onde contém seu DNA para criar um dispoditivo infiltrado numa bomba nuclear que no momento em que ela é jogada no espaço pelo próprio Superman, ela é solta no espaço e é dirigida ao sol.
A exposição desse elemento a energia solar gerar um ser de corpo humano identico ao Superman e com de alto nivel kriptoniano, esse sujeito é denominado de Homem-Nuclear(Marc Pillow).
Entre a crise do Planeta Diário e um surgimento de um novo inimigo, o filme também o herói fazendo ainda enfrenta um dilema de escollher qual das duas lindas mulheres seu coração bate mais forte, a prova disso está na cômica dele fazendo um tremendo malabarismo para se encontrar ao mesmo com Lois como Superman e com Lacey como Clark Kent.
O filme termina com Superman derrotando o Homem-Nuclear no espaço expondo ele fora dos raios do sol, que é o seu maior ponto fraco, resgata Lacey de quem este havia mantido como refém, o Planeta Diário para a alegria de muitos volta as mãos de Perry White e numa cena cõmica o Superman leva Luthor mais um vez de volta a cadeia e manda seu sobriho Lenny para um internato juvenil onde é acolhido por um padre.
Dessa maneira, encerrou-se de forma triste o primeiro ciclo de filmes do Superman, que só despertaria o retorno aos cinemas praticamente 20 anos depois.
Esse filme contou no elenco além dos atores que já acompanham desde o primeiro, também teve o acréscimo da atriz Mariel Hemingway, que é neta do famoso escritor Ernest Hemingway(1899-1961) interpretando a Lacey Warfield e Jon Cryer, a quem muitos na atualidade devem conhecê-lo pelo papel do Alan Harper na duradoura série de televisão Two And a Half Men que está no ar desde 2003, participar do filme como Lenny Luthor.
Foi como resultado do fiasco de crítica e bilheteria, que o filme terminou diversas indicações ao Framboesa de Ouro, uma das piores premiações que nenhum ator, diretor ou mesmo corporação pensa em receber, por considerados como os piores. Entre as categorias onde foi indicado estão a de piores efeitos especiais, o que não foi para menos devido ao aperto no orçamento acabou afetando e muito o filme e de Pior Atriz Coadjuvante para Mariel Hemingway.
Bom, mas como tudo na vida fecha-se um ciclo, abre-se outro.
FONTE:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-878/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lana_Lang
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_II
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-915/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_da_Solid%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Ni%C3%A1gara
http://eglu.pontofrio.com.br/infograficos/infografico-de-superman-a-homem-de-aco/?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=mestrefaceads
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-961/curiosidades/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_III
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Pryor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Annette_O%27Toole
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supergirl_%28filme%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Sidney_J._Furie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_nuclear
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-41125/curiosidades/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_IV:_The_Quest_for_Peace
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariel_Hemingway
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Hemingway
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Cryer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Two_and_a_Half_Men
Tudo porque na minha infãncia, tive o privilegio de ter acompanhado cada um dos quatros filmes quando passava nas grades das Sessões da Tarde da vida. E no ano passado, comprei um box de DVDs contendo os quatro filmes acompanhado de Superman-O Retorno(2006).Com eles, posso ver e rever quantas vezes quiser essa grande obra-prima cinematográfica.
Pois é, a partir desse momento, acompanhem as descrições das sinopses de cada um dos quatros.
SUPERMAN-1978
RESENHA:
O enredo desse primeiro é dividido em três diferentes momentos: o primeiro começa passando-se no Planeta Kripton, mostrando Jor-El(Marlon Brando) comandando o Conselho da Suprema Corte no julgamento do General Zord(Terence Stamp) e de seus dois comparsas: a fria Ursa(Sarah Douglas) e o mudo e impulsivo Non(Jack O´Halloran) acusados de traição por tentativa de Golpe de Estado para se apoderarem do Governo Kriptoniano. Jor-El e todo o conselho decidem condenarem Zord e seus seguidores a prisão perpetua e aprisionados dentro de uma zona fantasma vagando pelo universo. Essa primeira passagem do filme já daria uma prévia de como seriam os eventos passados na segunda segunda sequência. Após aprisionarem Zord, Jor-El temendo pela grande explosão que vai ocasionar no fim de Kripton resolve mandar seu único filho Ka-El para um lugar distante dali numa cápsula. Esse lugar seria a Terra. Essa primeira passagem do filme termina com a queda da sua nave que provoca uma grande explosão numa estrada deserta da região rural de Smalllville, onde por mero acaso passavam por lá o casal de fazendeiros Jonathan(Glenn Ford) e Martha Kent(Phillis Thaxter). E ao observarem a criança saída daquela explosão, e apresentando super poderes para levantar um carro, resolve e batizá-lo de Clark Kent. Chega a segunda passagem do filme, que rapidamente mostra a fase juvenil de Clark(vivido por Jeff East) mostrando sua fase colegial assumindo a função de ajudante na limpeza do estádio de futebol americano da sua escola, ao mesmo tempo aparece ele flertando com a lider de torcida Lana Lang(Diane Sherry), que tem seu barato cortado por Brad, namorado de Lana, jogador do time da escola e dá uma conotação de ser o típico colega que vive fazendo bullying em Clark. Nesse segundo momento, ocorre uma reviravolta na vida de Clark, depois que seu pai adotivo Jonathan morre subitamente de um infarto, horas depois dele chegar na fazenda depois de um dia de aula.
Sua mãe Martha resolve deixar o caminho livre para ele descobri a verdade a respeito dele mesmo, então sendo guiado pelos cristais luminosos que ele pega em sua antiga nave e ao se dirirgir ao Ártico, resolve lançar os cristais no gelo, de onde é formado a Fortaleza da Solidão. É aonde surge a reproduação em hologramas de seu pai biológico Jor-El. É lá que Clark irá descobrir o segredo de sua verdadeira natureza.
Depois disso, chega o terceiro momento do filme de onde a trama vai sendo construida e se desenvolvida a partir da chegada de Clark(agora vivido por Chritopher Reeve) chegando a movimentada cidade de Metropolis apresentando um jeito todo atrapalhado, utilizando um óculos que lhe dão um porte de intelectual. Clark chega ao jornal Planeta Diário para trabalhar, e lá conhece sua paixão platônica Lois Lane(Margot Kidder), além dos dois importantes personagens em sua HQ como o chefe turrão Perry White(Jackie Cooper) e o cômico fotografo Jimmy Olsen(Marc MacGluren). Também será nessa cidade, que encontrará a grande oportunidade de agir como Super-Homem, isso porque um sujeito chamado Lex Luthor(Gene Hackman) planeja lançar misseis nucleares em todo o território americano, contando com a ajuda de seus asseclas Eve Teschmacher(Valerie Perrine) persongem antológica marcada pela maneira como Lex sempre que se irritava com e chamava por "Senhorita Teschamcher" e o atrapalhado Otis(Ned Beaty).
O filme termina com o Homem de Aço conseguindo arrumar a destruição causado pela bomba que não conseguiu impedir, no entanto, inconformado por não ter salvado Lois a tempo resolve uma arriscada de girar o sentido do tempo ao inverso, para assim conseguir ter sua amada Lois de volta e consegui mesmo ouvindo o conselho de seu pai Jor-El para não interferir na história humana, depois de salvar Lois, ele captura Luthor e seu comparsa Otis e o levam para a cadeia e acompanhado da soundtrack de John Willians o filme encerra-se com o Superman vagando pelo espaço dando um sorisso para a cãmera e um letreiro anuciando o segundo filme.
SUPERMAN II-A AVENTURA CONTÍNUA(1980)
RESENHA
O segundo filme lançado dois anos depois, foi concedido pelas mãos de dois diretores: Primeiro foi dirigido por Richard Donner, apesar de não ter seu nome creditado no filme, ele participou inicialmente dessa investida, mas, depois "terminou se afastando do projeto por divergências criativas com os produtores." Quem acabou substuindo o seu cargo foi seu xará Richard Lester. Donner chegou a declarar na epoca que dirigiu 25% do filme, o que tem gerando alvo de muitas controvérsias. Apesar disso, o filme conseguiu manter o mesmo ritmo e pique do primeiro pelo fato da trama ter dado conntinuidade aos eventos passados no primeiro, conseguiu agradar a crítica e foi sucesso de bilheteirias.
A trama dessa segunda sequência passa-se no momento em que Zord e seus asseclas rendem um guarda em Kripton, antes de ocorrer a grande explosão, o plano de tentiva de golpe dos três termina sendo um fracasso, porque, segundos depois aparece o Conselho da Corte Suprema para julgar e condenar-los a prisão perpetua na Zona Fantasma. Da mesma forma como foi mostrado no primeiro filme, mas sem a presença de Jor-El para comandar o julgamento, já que Marlon Brando, que interpretou o papel só aceitou fazer uma participação curta de apenas apenas 10 minutos no primeiro por um cachê de US$ 4 milhões de dólares.
Em seguida vem a abertura tocando a famosa sountrack de John Willians, junto dos créditos do elenco voando pelo espaço acrescentado as cenas de flashbacks mostrando os eventos passados no primeiro filme. Depois, a trama vai sendo construida no momento em que Clark na redação do Planeta Diário descobre por meio de seu chefe White que Louis tinha viajado a Paris para fazer uma cobertura jornalistica sobre um grupo de terrorista que estavam mantendo reféns um grupo de turistas em cima da Torre Eiffel.
Os terrorists ameaçam destruir a Torre Eiffel e toda Paris com uma Bomba de Hidrogênio que instalaram debaixo do elevador da Torre. É nesse momento que o Supermam aparece para impedir o acontecimento do grande caos trazido pelos terroristas. Salvando também Lois, que havia se arriscado debaixo do elevador. O Homem de Aço resolve levar o elevador com a bomba para o espaço e lá ao solta-lo e ele causar a grande explosão no espaço, gera uma onda supersônica que chega até a Zona Fantasma onde Zord, Ursa e Non estavam presos desde que foram condenados pela Corte Kriptoniana, e essa onda gera a quebra da zona fantasma.
Agora com eles soltos, o perigo para o Superman vem em triplo, ou melho em quadruplo, isso porque, na prisão onde Lex Luthor e seu comparsa Otis que estavam presos, depois de sua tentativa frustada no primeiro filme, ele consegue fugir da prisão graças a ajuda da Sra. Teschmacher que utiliza o voo de um balão para não ser notada pelos guardas e resgatar os dois, mas só Luthor consegui escapar. Luthor pede para Teschmacher o levar para a moradia kriptoniana do Superman, chamada de Fotaleza da Solidão. E será lá atravês dos arquivos kriptonianos, com as mensagens em formas de hologramas da mãe kriptoniana de Ka-El que Luthor vai descobrir os segredos guardados a sete chaves, que estava para apenas ele saber na hora certa, no momento certo.
No decorrer do filme, Zord e seus comparsas Ursa e Non chegam a Terra e causam uma grande destruição, e ao perceber a fragilidade humana, resolve realizar na Terra o que em Kripton não foi possível.
Zord também contará com uma mãozinha de Lex Luthor, que se aproxima dele para lhe uma informação preciosa, a de que o filho de Jor-El estava na Terra e ele era conhecido como Superman.
Ao saber disso, Zord não pensa duas vezes, e bota em prática o plano de vingaça que falou para Jor-El após ser assim que foi condenado e preso na Zona Fantasma.
Em paralelo, Clark ao acompanhar sua colega Lois numa viagem pelas Cataratas do Niágara, acaba revelando para ela que ele é o Superman como a própria já suspeitava. E com essa revelação tanto Lois quanto Clark resolvem assumir suas paixões mútuas.
Clark resolve levar Lois até a sua moradia de cristal, a Fortaleza da Solidão e lá resolve tirar os seus poderes para viver sua vida normal ao lado de sua amada Lois.
Tudo podia estar as mil maravilhas na vida de Clark, mas, então acontece dele descobrir muito tardiamente quando parou numa lanchonte de estrada e olhando e ao olhar na TV desse lugar o noticiário que o temido Zord estava na Terra para trazer o apocalipse e sentindo-se impossibilitado de enfrentá-lo sem seus superpoderes, e sentiu isso lá mesmo quando ao defender Lois de um sujeito desagradavel metido a valentão. Este ao dar socos em Clark o deixou bastante o deixou todo ensanguentado. Algo que não aconteceria se ele tivesse seus poderes.
Sentindo o aumento do perigo, Clark resolve voltar para sua Fortaleza da Solidão e retomar os seus poderes.
E então que começa a grande batalha épica, o acerto de contas entre Zord e Superman na cidade de Metropólis.
Sentindo uma imensa dificuldade em dar conta dos três, e temendo pela vida das pessoas. Superman resolve levar os três, mais Lois e Luthor para a sua Fortaleza da Solidão onde lá promove a cilada que enfraquerica Zord, Ursa e Non.
Ele entra na mesma antecãmera que retirou seus poderes para poder ficar submisso as ordens de Zord e usando da falsidade de Luthor como estratégia na hora em que ele a aperta os botões para começar o processo. Depois que sai da antecãmera ele executa sua armadilha. Quando Zord observa ele saindo do local, pensando que ele estava sem seus poderes o ordena reverência, e ai que ele mostra sua força descomunal, Zord não consegue reagir fica acuado termina caindo nos buracos da Fortaleza, assim como Non, que ao voar em direção ao Superman é paralisado por ele e cai também e o mais curioso é Ursa que termina sendo derrotada por Lois por quem ela estava mantendo rendida a segurando pelo pescoço e ela com um simples soco na cara dela a faz cair no buracos.
E Luthor ao observar aquilo deduz que Superman utilizou a sua estratégia de enganar a todos, para em dele perder os seus poderes, veio reverso. Utilizou a proteção do raio de sol vermelho kriptoniano enquanto que esse procedimento os criminosos estavam perdendo a força.
O filme termina com Clark chegando no Planeta Diário conversando com Lois, ela as lágrimas comenta que vai ser impossível manter uma relação com ele, pois, sentia ciúmes de ter de dividir Clark/Superman com o resto do mundo.
Com isso, ela termina pedindo para Clark lhe trazer um sanduiche, e ele vai então até aquela mesma lanchonete de estrada, se encontra com o mesmo caminhoeiro valentão que o havia batido nele e deixado todo surrado quando ele estava sem seus super poderes, e desta vez com seus poderes ele resolve dá a lição merecida a esse sujeito desagradável dando-lhe uma surra para ele nunca mais esquecer. Depois disso, ele sai do local pedindo desculpas pelo estrago causado ao estabelecimento e promete pagar por todo o prejuízo.
Então é desa maneira que termina o segundo filme do Homem de Aço.
SUPERMAN III(1983)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivs77sYY5ecIZWv01IYlQsZFqnOMUpUyHqWcNXEVTETgUZjTTds3J45_t20Wp2fW4Vol5gOw73ArCFM3MXGkNPsnseluAdbfyWRCnpg1_X5BLP26z_vXHyXv-KQ7pw7J5zm-xBVzQhEa__/s1600/SUPERMAN+III.jpg)
RESENHA
A terceira sequência da franquia de Superman foi concedido de uma maneira um tanto distorcida. Isso porque, durante o processo de criação ainda do segundo filme, o clima tenso nos bastidores entre diretor e produção executiva, que gerou a saída de Richard Donner que ao deixar o segundo gravado pela metade, a Warner escalou Richard Lester para conduzir a trama.
Quando Lester assumiu a direção do segundo conseguiu conduzir no mesmo nivel Donner sem precisar modificar a estética da trama. O que resultou na boa aceitação do filme pela critica e ter conseguido arrecadar mais ou menos a mesma quantia de dinheiro nas bilheterias.
Mas, por causa do clima tenso nos bastidores, isso resultou em alterações na construção da trama do terceiro. Dois atores brigaram com os Salkinds por terem ficado muito descontentes com a maneira como eles trataram Donner e em sua solidariedade terminaram não participando do filme. Gene Hackman que fazia o Lex Luthor é o exemplo disso, seu personagem ficou desse filme fora justamente por ele não ter concordado com a sacanagem com os Salkinds tinham feito com Donner, com Luthor de fora, eles acabaram colocando como vilão Ross Webster. O vilão foi uma criação dos roteirista eclusivamente para o filme. E além de Hackman, Margot Kidder que fazia a Lois Lane também adotou essa postura de solidariedade a Donner, fez publicamente uma crítica contra a Família Salkind, manisfestando seu repúdio a forma como eles haviam tratado o antigo diretor. Kidder acabou pagando um alto preço bem mais caro que Hackman por causa dessa sua atitude. Hackman ficou de fora desse, não como punição dos Salkinds, mas, por sua conta e risco. Quanto a Margot Kidder, o tipo de punição que ela receberia dos produtores é o fato da sua presença no filme ficar reduzida a só cinco minutos em apenas duas cenas.
Por esses diversos fatores, a trama do terceiro filme terminou ganhando diferentes contornos e gerou alvo de muitas críticas desagradeveis
O britãnico Richard Lester passou a incluir uma marca mais pessoal ao transforma-lo num filme do gênero comédia, ainda mais pela presença do comediante Richard Pryor, famoso por estrelar filmes onde fazia piadas criticas a respeito condição social do negro na sociedade americana, ele co-protagoniza nesse filme o papel de Gus Gormam, um sujeito de caráter duvidoso, que para se dar bem na vida, assimo como nos brasileiros denominamos de "Lei de Gerson" se envolverá num esquema de Webster.
A grande diferença de como o terceiro foi concedido para os outros dois, começa logo de cara quando o filme inicia mostrando Gus Gorman(Richard Pryor) estando na fila do prédio da Prefeitura de Metrópolis para receber uma especie de auxílio-desemprego, o que termina sendo em vão. Lá vê uma caixa vazia com o anuncio de uma empresa oferecendo um curso profissionalizante de capacitação em computação, e decide se inscrever nesse curso.
Logo depois, vem a abertura do filme, que em vez do habitual, como mostrado nos anteriores, que era toda conduzida no céu do espaço estrelado com as belissimas imagens de formações de constelações ao som de John Willians fazendo o espectador sentir de voar sem sair do chão. Pois nesse terceiro, isso ficou completamente de fora.
Lester produziu uma abertura toda ambientada na cidade de Metropólis mostrando toda a população fazendo uma série de trapalhadas como quedas ao cair no chão por exemplo.
Depois disso, a trama vai sendo desenvolvida com Gorman numa turma de um curso de informática aprendendo rapidamente uma técnica de entrar em arquivos sigilosos. E conseguiria ser empregado da Empresa Webscoe. Enquanto que no Jornal Planeta Diário, Perry White se irrita com Jimmy Olsen por causa das fotos entendiantes que ele tirou e expõs na lousa mostrando o empresário Ross Webster(Robert Vaughn), dono da Webscoe, recebendo uma premiação de homenagem num evento importante , com várias da bela Lorellei(Pamela Stephson), a namorada de Webster e uma com Vera Webster(Anne Ross), a turrona irmã e sócia de Ross.
É na redação do Planeta que Clark aparece para falar com o Sr.White sobre sua viagem de retorno a Smallville para participar de uma reunião promovida por sua antiga e lá conseguir um bom furo para produzir uma matéria. É lá na redação se encontra com Lois, que estava conversando com White sobre as suas férias para o Caribe. Pretexto encontrado por Lester e sua equipe de roteiristas para justificar sua ausência durante o decorrer do desenvolvimento do filme.
Para preencher o vazio deixado por Lois, Lester decidiu colocar Lana Lang(Annete O´Toole), para reassumir o posto de paixonite do Homem de Aço. E isso ficaria evidente na cena de seu reencontro com ela na noite da festa escolar dos veteranos.
Mas antes disso, o filme segue com Clark acompanhado de Jimmy para fazer as fotografias de sua matéria dentro de um ônibus a caminho de Smallville, que de repente ele é parado num incendio de uma fábrica que produz liquidos com alto teor quimico e que podem causar uma explosão. É nesse momento que ele como Superman resolve ir a um lago e com seu sopro trasfoma num gelo. Que ele consegue levantar e solta no ar e faz derreter formando uma chuva que apaga todo o fogo. Enquanto que Olsen acidentado é levado ao hospital com a perna quebrada e com todo o rolo de filme queimado.
É depois disso, que a trama vai sendo seguida com Clark voltando a sua antiga escola em Smallville, e se reencontra com Lana Lang, sua antiga paixão platõnica de juventude. Clark sente um imenso prazer ao se reencontrar com ela e se reaproximar dela, voltando a sentir de novo seu coração pulsar mais forte. E o acompanha para fazer uma dança toda desengnçada. E também no baile que ele passa pelo momento desagradavel de se reencontrar com Brad(Gavan O´Herlliy), o antigo astro do time de futebol da escola, agora ex-marido de Lana, que agora não passa de um coitado beberrão que trabalha como vigia de uma filial da Webscoe em Smallville.
Enquanto isso, Webster resolve chamar Gorma para utilizar o seu imenso potencial e sua inteligência no computador para praticar algumas sujeiras, primeiro prejiudicando a plantação da colheita de café na Colômbia, fazendo ele mexer na rede de computadores, o prototipo do hacker da atualidade, causando imensos transtornos em várias partes para atingir o satélite para provocar uma forte chuva.
O plano terminou sendo falho porque o Superman apareceu lá para impedir a chuva e o tornado, Webscoe tenta fazer com que Gorman pegue uma Kriptonita para tentar matá-lo. Ela não o mata, mas termina moldando o transtorno da personalidade dele, o transformando num sujeito negligente e egoista, sem ética e dessa forma ele termina praticando atitudes nada corretas como desentortar a Torre de Pisa e destroi um navio com barris, gerando mais um transtorno mundial.
Em uma cena épica, o Superman resolve enfrentar ele mesmo numa batalha dentro de um lixão, numa batalha marcada por fortes emoções e muita pancadaria. Superman mal contra Clark Kent bonzinho. E Kent consegue vencê-lo, provando que a forças do bem são sempre superiores ao mal. E agora que finalmente voltou ao seu normal, resolve reconstruir todo o estrago que causou quando estava sobre o efeito da Kriptonita e impedir Webscoe o plano malvado de Webscoe.
O filme termina com Clark presenteando Lana com um belo anel de diamantes, agora residente em Metrópolis e conseguindo para ela um emprego no jornal. E é lá que Lois reaparece de sua viagem ao Caribe e terminam se conhecendo numa cena muito cômica.
Foi talvez pelo fato de ter transformado o filme excessivamente principalmente pela presença de Richard Pryor, que gerou criticas super negativas, o próprio chegou a declarar sobre uma cena dele caindo de um prédio em esquis da seguinte maneira:
"Foi ele que teve a ideia da gag de Richard Pryor caindo do prédio. Eu não acho que a queda dele do prédio com esquis e uma toalha rosa nos ombros foi particularmente engraçada."
As criticas negativas não afetaram tanto a bilheteria, apesar de não ter atraido a mesma soma dos anterioes, e um dos principais fatores pode estar em outros filmes blockbusther que foram lançados no mesmo período que lhe tiraram um pouco dos holofotes como Tubarão 3, 007 Contra Octopussy e O Retorno de Jedi.
O principal alvo de crítica foi a maneira como ficaram ilegíveis os créditos do filme. A atriz Annette O´Toole que faz a Lana Lang no filme, faria muitos anos depois o papel de Martha Kent, a mãe adotiva do Superman na série televisiva Smallville(2001-2011).
Apesar dessa distorção, o filme atravês de Gorman já daria uma idéia da grande tedência dos crimes praticados pelos hackers, numa época em que residência utilizava um computador pessoal.
O fraco retorno financeiro e de critica daria inicio ao abalo da sociedade da Warner com os produtores Salkinds, e isso seria logo sentido no ano seguinte, quando foi lançarado o filme da Supergirl cuja bilheteria foi um grande fracasso aliado a maneira um tanto trash como o filme foi roteirizado, que para mim apesar desses furos do filme, eu pessoalmente gostei muito de tê-lo como uma obra cult. Que eu poderia adquirir para conferir e apreciar como um filme tipico de sessão da tarde.
Com a experiência catastrofica da Supergirl, a Warner e os Slakinds decidem romper de vez a sociedade e isso seria sentido também mais tarde, quando em 1987, a mesma decidiu por conta e risco lançar Superman IV-Em busca da Paz.
SUPERAMAN IV-EM BUSCA DA PAZ(1987)
RESENHA:
O quarto e último filme da quadrilogia estrelada por Christopher Reeve foi concebido de uma maneira que já carregava uma forte tendência para virar um fracasso, principalmente por não contar com o auxílio dos Salkinds na produção depois que estes romperam a sociedade com Warner.
Graças a parceria destes, que enfrentaram grandes etapas, riscos e receios ao lançarem o primeiro filme em 1978, que consumiu a ambos cinco anos de muita ralação, muito trabalho duro desde o processo criativo e passando pelo estourado orçamento de produção, junto a batalha judicial contra a dupla Siegel e Shuster.
Pois bem, desta vez rompida com esta, a Warner produziu o quarto filme com o auxílio de outra produtora, a Cannon Pictures.
Como já descrito acima, o rompimento entre ambas ocorreu depois do terceiro filme não ter dado um bom resultado esperado tanto nas bilheterias quanto na crítica, o tenso clima de intriga entre as duas empresas, só geraria como estopim para o fim da parceria com fracasso do filme da Supergirl(1984).
Contando com a direção de Sidney J. Furie, assumindo o posto que já foi de Richard Donner e Richard Lester e com uma nova produtora parceira nesse empreendimento. O grande agravante que tornaria este um fracasso tem haver com fato de que a Cannon estava passando por grandes dificuldades financeiras, por causa disso, foi preciso diminuir alguns gastos no orçamento de produção.
Isso acabou afetando um pouco a construção da trama que já podia se notar que ela não carregava a mesma força dos anteriores. Sem a presença dos Salkinds, Gene Hackman aceitou participar deste repetindo o papel de Lex Luthor.
A trama foi construida girando em torno de um assunto muito recorrente na mídia e que estava sendo muito debatido mundialmente durante a década de 1980, era a respeito da Guerra Nuclear numa época em que o mundo ainda vivia o temor das brigas políticas entre Estados Unidos e a então União Soviética(atual Rússia), que eu bem como historiador formado reconheço pela denominação de Guerra Fría.
Pois bem, foi dessa maneira que a Warner com uma nova produtora como sócia tentou construir a trama do filme com um orçamento limitado.
A idéia até que não foi tão ruim, mas, não foi o suficiente para atrair crítica e nem mesmo bilheteria.
O enredo como já bem descrevi, além de abordar essa questão muito delicada na época, também girava em todo do famoso jornal Planeta Diário, onde o Homem de Aço, como Clark Kent, trabalha escrevendo suas matérias passando por um momento muito crítico, isso porque, seu chefe Perry White passa pela hulmilhante situação de observar o seu jornal ser comprado por David Warfield(Sam Wanaker), e agora como novo dono ele resolve nomeiar sua filha Lacy Warfield(Mariel Hemingway) para assumir o jornal como editora. A noticia do Planeta Diário ter um novo dono deixa todos na redação indignados, principalmente Lois Lane(Margot Kidder) ao saber que cancelaram a sua viagem a Paris para fazer uma cobertura jornalistica.
Em paralelo, a trama vai mostrando Lex Luthor(Gene Hackman) na prisão, e desta vez quem o ajuda a escapar é seu sobrinho Lenny Luthor(Jon Cryer), um sujeito bad boy muito sem noção.
Agora liberto, Luthor e Lenny armam um plano de destruir o Superman, e desta vez eles não usaram da Kriptonita. Juntos roubam de um museu um fio de cabelo que o Homem de Aço que havia doado para fazer parte do acervo. Enquanto que no Planeta Diário sob a administração de Warfield a coisa vai de mal a pior, principalmente pela maneira como ela transforma as manchetes num tom sensacionalista, caracteristico da imprensa marrom, o que tira toda a credibilidade do jornal.
É no momento em que o Superman, resolve destruir as armas nucleares depois de atender ao pedido um garoto, enquanto de um lado Warfield se aproveita do fato dele ser sempre atrair os holofotes do jornal, e consegui atrair um número maior nas venda do jornal, para tentar destruir sua reputação, Luthor também se aproveita colocando fio de cabelo do Superman, onde contém seu DNA para criar um dispoditivo infiltrado numa bomba nuclear que no momento em que ela é jogada no espaço pelo próprio Superman, ela é solta no espaço e é dirigida ao sol.
A exposição desse elemento a energia solar gerar um ser de corpo humano identico ao Superman e com de alto nivel kriptoniano, esse sujeito é denominado de Homem-Nuclear(Marc Pillow).
Entre a crise do Planeta Diário e um surgimento de um novo inimigo, o filme também o herói fazendo ainda enfrenta um dilema de escollher qual das duas lindas mulheres seu coração bate mais forte, a prova disso está na cômica dele fazendo um tremendo malabarismo para se encontrar ao mesmo com Lois como Superman e com Lacey como Clark Kent.
O filme termina com Superman derrotando o Homem-Nuclear no espaço expondo ele fora dos raios do sol, que é o seu maior ponto fraco, resgata Lacey de quem este havia mantido como refém, o Planeta Diário para a alegria de muitos volta as mãos de Perry White e numa cena cõmica o Superman leva Luthor mais um vez de volta a cadeia e manda seu sobriho Lenny para um internato juvenil onde é acolhido por um padre.
Dessa maneira, encerrou-se de forma triste o primeiro ciclo de filmes do Superman, que só despertaria o retorno aos cinemas praticamente 20 anos depois.
Esse filme contou no elenco além dos atores que já acompanham desde o primeiro, também teve o acréscimo da atriz Mariel Hemingway, que é neta do famoso escritor Ernest Hemingway(1899-1961) interpretando a Lacey Warfield e Jon Cryer, a quem muitos na atualidade devem conhecê-lo pelo papel do Alan Harper na duradoura série de televisão Two And a Half Men que está no ar desde 2003, participar do filme como Lenny Luthor.
Foi como resultado do fiasco de crítica e bilheteria, que o filme terminou diversas indicações ao Framboesa de Ouro, uma das piores premiações que nenhum ator, diretor ou mesmo corporação pensa em receber, por considerados como os piores. Entre as categorias onde foi indicado estão a de piores efeitos especiais, o que não foi para menos devido ao aperto no orçamento acabou afetando e muito o filme e de Pior Atriz Coadjuvante para Mariel Hemingway.
Bom, mas como tudo na vida fecha-se um ciclo, abre-se outro.
FONTE:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-878/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lana_Lang
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_II
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-915/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_da_Solid%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Ni%C3%A1gara
http://eglu.pontofrio.com.br/infograficos/infografico-de-superman-a-homem-de-aco/?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=mestrefaceads
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-961/curiosidades/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_III
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Pryor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Annette_O%27Toole
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supergirl_%28filme%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Sidney_J._Furie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_nuclear
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-41125/curiosidades/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_IV:_The_Quest_for_Peace
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariel_Hemingway
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Hemingway
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Cryer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Two_and_a_Half_Men
sexta-feira, 5 de julho de 2013
ESPECIAL SUPERMAN NO CINEMA: A QUADRILOGIA DE 1978-1987-PRIMEIRA PARTE
PRIMEIRA PARTE:
INTRODUÇÃO
Nessa segunda parte do especial dedicado a contar a História do Superman nas telonas. Entrando no clima da estréia de Homem de Aço no dia 12 de Julho. Na postagem anterior comentei de seus primeiros passos, no final da década de 1940, quando tinha se passado só 10 anos da sua primeira publicação em Junho de 1938, criado pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster. A sua primeira experiência foi na fase do filmes de curtas seriados, que eram comum numa época em que a televisão só servia para noticiários e só mesmo os programas de auditório para entreter. Citei quem foram os primeiros atores que encarnaram o Homem de Aço, entre eles o que se tornou uma grande estrela nessa fase foi George Reeves(1914-1959).
Tambem comentei que a dupla Siegel e Shuster não tinham ficado muito contentes com esta experiência da grande criação deles virar produto de entrenimento sem o consentimento deles. O que gerou a primeira batalha judicial da dupla.
Mas aquele foi só o começo. Seria na década de 1970 que o Superman ganharia a verdadeira dimensão nas telonas quando uma das grandes corporações cinematográficas, a Warner Bros. Pictures Enterment em parceria com os produtores Alexander(1921-1997) e Ilya Salkind conseguiram os direitos de adaptação da DC Comics e investiram muito pesado no primeiro filme de ação inspirado num super-herói de quadrinhos que teve o orçamento mais caro na época, e tamanho foi o sucesso que gerou três sequências lançadas durante a década de 1980. Formando então a quadrilogia que contou com Christopher Reeve no papel principal. Os quatros filmes foram dirigidos por três diretores. Antes de comentar sobre as caracteristicas de cada, vou primeiro comentar sobre os antecendentes de como foi possivel Superman ganhar as telonas numa época em que nenhum grande estúdio viam essa possibilidade de transformar super-heróis de quadrinhos em filmes blockbusthers de sucesso como a coisa mais improvavel de ser realizada. E em outra postagem vou descrever as sinopses de cada um dos quatros filmes.
A ORIGEM DA TETRALOGIA DO SUPERMAN:
Tudo começou em 1973, quando os produtores Alexander e Ilya Salkind se reunem junto com a direção executiva da Warner para discurtir o ousado projeto de levar o primeiro super-heró da DC para as telonas. Eles então botariam em prática essa idéia logo no ano seguinte quando conseguem comprar os direitos para fazer a adaptação cinematográfica do super-herói.
Depois de terem comprado os direitos de adaptação, a Warner precisou, então, esperar 5 anos para poder realizar esse projeto, isso porque no decorrer desse tempo, além do longo e exaustivo processo delicado tanto na parte criativa do roteiro, como também havia a preocupação na questão orçamentária de todo o processo de produção e adaptação artistica.
Antes de chegar as mãos de Richard Donner para assumir a direção, a Warner tinha entrado em contato com outros diretores que por diversos motivos não queriam arriscar-se a entrar nessa empreitada. As razões está no fato de nessa época, bem diferente de agora, nenhuma das grandes empresas de cinema ousava em arriscar-se na idéia de transformar os super-heróis dos quadrinhos em filmes de sucesso, porque, para eles aquilo seria uma garantia de prejuizo certo. Todas tinham o receio de que todo o longo que passariam até irem para as telonas, a crítica com certaza poderia não gostar por acharem que ficariam "infantis demais para um público adulto ou então adultos demais para as crianças".*
Foi contra todas esses receios que a Warner penosamente lançou em 1978, Superman-O Filme. O sucesso do bom faturamento do filme nas bilheterias compensou os longos cinco anos de sacrificio passados pela grande produtora, que além dos problemas citados acima também passaria por mais um episódio de batalha judicial contra a dupla de criadores do Homem de Aço.
Como protagonista eles escolheram o novato Christopher Reeve(1952-2004), que até hoje, o finado ator é lembrado e associado ao personagem.
"Se a cara do Homem de Aço se confundiu com a de Reeve, a alma teve de vir do diretor Richard Donner. O cineasta, que tem como curriculo blockbusthers de respeito, como a cinessérie Máquina Mortifera e o clássico dos anos 1980 Os Gonnies, entendu de cara o que era preciso para fazer um filme de herói funcionar. Em essência, o público precisava acreditar no que via.
Pois o primeiro Superman convenceu todo o público de que um homem podia voar. O sucesso foi tão estrondoso quanto merecido: um filme épico, sério, com elenco afiado, magistral trilha sonora e, como não poderia deixar de ser, convincentes efeitos especiais."*
E realmente não tem quem se encante ou mesmo fique impressionado com a qualidade dos efeitos especiais produzidas por Donner e sua equipe, tendo disponível recursos tecnológicos escassos e precários junto a brilhante perfomance musical de Johb Willians orquestrando a trilha que se tornaria a grande marca registrada do herói.
Além de contar com Christopher Reeve como protagonista, o filme também contou no elenco com Marlon Brando(1924-2004) como Jor-el o pai biológico de Ka-el, num momento em que sua carreira já vinha dando sinais de declinio, Brando chegou de US$ 4 Milhões de Dólares para ter sua participação reduziada de apenas 10 minutos no filme****. Gene Hackman como Lex Luthor com cenas em quem gritava o nome de sua submissa "Senhorita Teschmacher" vivida por Valerie Perrine. Também contou no elenco com a canadense Margot Kidder como a famosa namoradinha do Superman Lois Lane, Jack Cooper(1922-2011) como o turrão chefe do Planeta Diário Perry White, Nead Beauty como Otis, o atrapalhando comparsa de Luthor e Marc McGlure como o cõmico fotografo Jimmy Olsen.
O sucesso do primeiro Superman resultaria numa sequência que seria lançada em 1980. Desta vez, sobre as mão de Richard Lester. Tudo isso porque, Donner havia divergido no processo criativo com a equipe de roteiristas, terminou saindo do projeto.
Donner participou inicialmente de dirigir uma porcentagem das antes até entrar em desentendimento com a produção.
Portanto, pode-se definir que " Por esta razão, o segundo filme é cercado por controvérsia, já que muitos crêem que Richard Donner filmou 75% das cenas do filme antes de ser demitido. Muitas das cenas foram filmadas pelo segundo diretor Richard Lester (que tinha sido um produtor do primeiro filme), em 1979, que também recriou várias cenas filmadas por Donner. Foi lançado na Europa e na Austrália, no final de 1980, mas não nos Estados Unidos, até junho de 1981.
De acordo com declarações do Donner, cerca de 25% do corte de Superman II é dele, incluindo todas as cenas de Gene Hackman. "**
Dessa maneira, pode-se concluir que com esses problemas no processo criativo desse segundo filme resultaria no enfranquecimento da franquia do Homem de Aço nas telonas com as sequencias posteriores como Superman III(1983) de novo sob as mãos de Leste na direção e carregando uma estética completamente diferente dos antecessores, o transformando num filme de comédia principalmente em virtude da presença de Richar Pryor***(1940-2005) como o August Gorman, um individuo com carater duvidoso. Isso fez com que o filme desagradasse demais a crítica, apesar de ter angariado uma soma razoável nas bilheterias obtendo uma quinta colocação.
Mas seria em Superman IV-Em Busca da paz(1987), esse sim representaria o grande fiasco do Homem de Aço nas telonas, dirigido por Sidney J. Furie assumindo o posto que já foi de Donner e Lester, foi a partir dai o Superman enfraqueceu-se completamente com esse que foi um fracasso tanto nas bilheterias como das críticas. Uma das grandes razões para o fracasso de Superman IV foi ocassionada pela diminuição dos gastos orçamentarios da produção devido aos problemas financeiros da diretoria executiva. O que prejudicou a qualidade do filme.
Durante duas décadas, o homem mais forte do universo ficaria completamente seco nas telonas, até virem as séries de televisão inspiradas no herói, surgidas entre as décadas de 1990 e 2000, que despertaram o interesse da Warner de reviver o personagem nas telonas.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_%28filme%29****
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-878/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_II**
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-915/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_III
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-961/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_IV:_The_Quest_for_Peace
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-41125/
Livro Almanaque do Cinema, Autoria de Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel, Rio de Janeiro, Ediouro, 2009
Revista Decifrando os Super-Heróis, Editora Abril, São Paulo, Julho de 2012.*
Matéria:"Um Novo Universo de Super-Heróis no Cinema" publicada na revista Almaque Saraiva, Editora Saraiva, São Paulo, Setermbro de 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Pryor***
Assinar:
Postagens (Atom)