sexta-feira, 5 de julho de 2013

ESPECIAL SUPERMAN NO CINEMA: A QUADRILOGIA DE 1978-1987-PRIMEIRA PARTE



 PRIMEIRA PARTE:
 INTRODUÇÃO



Nessa segunda parte do especial dedicado a contar a História do Superman nas telonas. Entrando no clima da estréia de Homem de Aço no dia 12 de Julho. Na postagem anterior comentei de seus primeiros passos, no final da década de 1940, quando  tinha se passado só 10 anos da sua  primeira publicação em Junho de 1938, criado pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster. A sua primeira experiência foi na fase do filmes de curtas seriados, que eram comum numa época em que a televisão só servia para noticiários e só  mesmo  os programas de auditório para entreter. Citei quem foram os primeiros atores que encarnaram o Homem de Aço, entre eles o que se tornou uma grande estrela nessa fase foi George Reeves(1914-1959).


Tambem comentei que a dupla Siegel e Shuster não  tinham  ficado muito contentes com esta experiência da grande criação deles virar produto de entrenimento sem o consentimento deles. O que gerou a primeira batalha judicial da dupla.


Mas aquele foi só o começo. Seria na década de 1970 que o Superman ganharia a verdadeira dimensão nas telonas quando uma das grandes corporações cinematográficas, a Warner Bros. Pictures Enterment em parceria com os produtores Alexander(1921-1997) e Ilya Salkind  conseguiram os direitos de adaptação da DC Comics  e investiram muito pesado no primeiro filme de ação inspirado num super-herói de quadrinhos que teve o orçamento mais caro na época, e tamanho foi o sucesso que gerou três sequências lançadas durante a década de 1980. Formando então  a quadrilogia que contou com Christopher Reeve no papel principal. Os quatros filmes foram dirigidos por três diretores. Antes de comentar sobre as caracteristicas de cada, vou primeiro comentar sobre os antecendentes de como foi possivel Superman ganhar as telonas numa época em que nenhum grande estúdio viam essa possibilidade de  transformar super-heróis de quadrinhos em filmes blockbusthers de sucesso como a coisa mais improvavel  de ser realizada. E em outra postagem vou descrever as sinopses de cada um dos quatros filmes.


A ORIGEM DA TETRALOGIA DO SUPERMAN:





















Tudo começou em 1973, quando os produtores Alexander e Ilya Salkind se reunem junto com a direção executiva da Warner para discurtir o ousado projeto  de levar o primeiro super-heró da DC para as telonas. Eles então botariam em prática essa idéia logo no ano seguinte quando  conseguem comprar os direitos para fazer a adaptação cinematográfica do super-herói.


Depois de terem comprado os direitos de adaptação, a Warner  precisou, então, esperar 5 anos para poder realizar esse projeto, isso porque no decorrer desse tempo, além do longo e exaustivo   processo delicado tanto na parte criativa do roteiro, como também havia a preocupação na questão orçamentária de todo o processo de produção e adaptação artistica. 

Antes de chegar as mãos de Richard Donner para assumir a direção, a Warner tinha entrado em contato  com outros diretores que por diversos motivos não queriam arriscar-se a entrar nessa empreitada. As razões está no fato de nessa época, bem diferente de agora, nenhuma das grandes empresas de cinema ousava em  arriscar-se na idéia de transformar os super-heróis dos quadrinhos em filmes de sucesso, porque, para eles aquilo seria uma garantia de prejuizo certo. Todas tinham o receio de que todo o longo que passariam até irem para as telonas, a crítica com certaza poderia não gostar por acharem  que ficariam "infantis demais para um público adulto ou então adultos demais para as crianças".*

Foi contra todas esses receios que a Warner penosamente lançou em 1978, Superman-O Filme. O sucesso do bom faturamento do filme nas bilheterias compensou os longos cinco anos  de sacrificio passados pela grande produtora, que além dos problemas citados acima também passaria por mais um episódio de batalha judicial contra a dupla de criadores do Homem de Aço.


Como protagonista eles escolheram o novato Christopher Reeve(1952-2004), que até hoje, o finado ator é lembrado e associado ao personagem. 

"Se a cara do Homem de Aço se confundiu com a de Reeve, a alma teve de vir do diretor Richard Donner. O cineasta, que tem como curriculo blockbusthers de respeito, como a cinessérie Máquina Mortifera e o clássico dos anos 1980 Os Gonnies, entendu de cara o que era preciso para fazer um filme de herói funcionar. Em essência, o público precisava acreditar no que via. 
Pois o primeiro Superman convenceu todo o público de que um homem podia voar. O sucesso foi tão estrondoso quanto merecido: um filme épico, sério, com elenco afiado, magistral trilha sonora e, como não poderia deixar de ser, convincentes efeitos especiais."*

E realmente não tem quem se encante ou mesmo fique impressionado com a qualidade dos efeitos especiais produzidas por Donner e sua equipe, tendo disponível  recursos tecnológicos escassos e  precários junto a brilhante perfomance musical de Johb Willians orquestrando a trilha que se tornaria a grande marca registrada do herói.

Além de contar com  Christopher Reeve como protagonista, o filme também contou no elenco com Marlon Brando(1924-2004) como Jor-el o pai biológico de Ka-el, num momento em que sua carreira já vinha dando sinais de declinio, Brando chegou de US$ 4 Milhões de Dólares para ter sua participação reduziada de apenas 10 minutos no filme****. Gene Hackman como Lex Luthor com cenas em quem gritava o nome de sua submissa "Senhorita Teschmacher" vivida por Valerie Perrine. Também contou no elenco com a canadense Margot Kidder como a famosa namoradinha do Superman Lois Lane, Jack Cooper(1922-2011) como o turrão chefe do Planeta Diário Perry White, Nead Beauty como Otis, o atrapalhando comparsa de Luthor e Marc McGlure como o cõmico fotografo Jimmy Olsen.


O sucesso do primeiro Superman resultaria numa sequência que seria lançada em 1980. Desta vez, sobre as mão de Richard Lester. Tudo isso porque, Donner havia divergido no processo criativo   com a equipe de  roteiristas, terminou saindo do projeto. 
Donner participou inicialmente de dirigir uma porcentagem das antes até entrar em desentendimento com a produção.


Portanto, pode-se definir que " Por esta razão, o segundo filme é cercado por controvérsia, já que muitos crêem que Richard Donner filmou 75% das cenas do filme antes de ser demitido. Muitas das cenas foram filmadas pelo segundo diretor  Richard Lester (que tinha sido um produtor do primeiro filme), em 1979, que também recriou várias cenas filmadas por Donner. Foi lançado na  Europa e na Austrália, no final de 1980, mas não nos Estados Unidos, até junho de 1981. 
De acordo com declarações do Donner, cerca de 25% do corte de Superman II é dele, incluindo todas as cenas de  Gene Hackman. "**

Dessa maneira, pode-se concluir que com esses problemas no processo criativo desse segundo filme resultaria no enfranquecimento da franquia  do Homem de Aço nas telonas com as sequencias posteriores como Superman III(1983) de novo sob as mãos de Leste na direção e carregando uma estética completamente diferente dos antecessores, o transformando num filme de comédia principalmente em virtude da presença de Richar Pryor***(1940-2005) como o August Gorman, um individuo com carater duvidoso. Isso fez com que o filme desagradasse demais a crítica, apesar de ter angariado uma soma razoável nas bilheterias obtendo uma quinta colocação.

Mas seria em Superman IV-Em Busca da paz(1987), esse sim representaria  o grande fiasco  do Homem de Aço nas telonas, dirigido por Sidney J. Furie assumindo o posto que já foi de Donner e Lester, foi a partir  dai o Superman enfraqueceu-se completamente com esse que foi um fracasso tanto nas bilheterias como das críticas. Uma das grandes razões para o fracasso de Superman IV foi ocassionada pela diminuição dos gastos orçamentarios da produção devido aos problemas financeiros da diretoria executiva.  O que prejudicou a qualidade do filme.
Durante duas décadas, o homem mais forte do universo ficaria  completamente seco nas telonas, até virem as séries de televisão inspiradas no herói, surgidas  entre as décadas de 1990 e 2000, que despertaram o interesse da Warner de reviver o personagem nas telonas.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_%28filme%29****
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-878/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_II**
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-915/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_III
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-961/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_IV:_The_Quest_for_Peace
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-41125/
Livro Almanaque do Cinema, Autoria de Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel, Rio de Janeiro, Ediouro, 2009
Revista Decifrando os Super-Heróis, Editora Abril, São Paulo, Julho de 2012.*
Matéria:"Um Novo Universo de Super-Heróis no Cinema" publicada na revista Almaque Saraiva, Editora Saraiva, São Paulo, Setermbro de 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Pryor***


Nenhum comentário:

Postar um comentário