segunda-feira, 8 de setembro de 2014

OS FUROS DE ROTEIRO EM CAVALEIROS DO ZODIACO


Nesta Quinta-Feira, 11 de Setembro, vai acontecer o lançamento do mais novo filme inspirado no anime de Masami Kurumada, intitulado de Cavaleiros do Zodíaco -A Batalha do Santuário.

Esse mais novo longa metragem será o primeiro a explorar mais alta tecnologia da computação gráfica em 3D de alta definição ao estilo das animações da Pixar, da Dreamworks e da Blue Sky.  A estreia desse mais novo filme coincide justamente no mês em que o anime comemora os 20 anos que chegou ao Brasil sendo exibida na extinta Rede Manchete.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eu acompanhei bastante o fenômeno que o anime foi naquele momento, e que foi um marco importante para mesmo que não tivesse o intuito de abordar com muito didatismo as simbologias arquetípicas dos signos zodiacais ou mesmo das próprias mitologias de outras civilizações como grega, por exemplo, ainda assim despertou este interesse em muitas crianças como eu.  Mesmo sendo um fã apaixonado pelo anime, eu também sei separar o emocional do racional.  Não estou muito certo se iriei ou não conferir ao filme “A Lenda do Santuário”, pois desde que vi no começo do ano a divulgação os primeiros trailers, com o áudio original em japonês, já fiquei sentindo aquela sensação de alguns fãs mais fervorosos do que eu não ficarem muito satisfeitos, ou mesmo desagradá-los com o resultado desse novo traçado dos personagens descaracterizarem a essência do que o anime simboliza para muita gente.
 
 

 
 
 
 
 
 
 

Mas também nem todo produto que consegue agradar a maioria chega a ficar 100% perfeito, e eu cheguei a esta conclusão no momento em que li as fontes de alguns sites cujos links estarão abaixo  a respeito dos furos de roteiro que a série carregava mas que ninguém percebeu.  Se o anime já foi muito zoado aqui no Brasil, pela maneira como a dublagem clássica exibida pela Manchete que foi produzida pelo estúdio paulista da Gota Mágica sendo trazido por uma distribuidora  Samtoy, que representava uma fabricante japonesa de brinquedos chamada Bandai.  Então esta Samtoy havia trazido uma versão do anime importado não diretamente do Japão, mas sim de uma versão com o áudio em espanhol que já era de má qualidade, porque carregava muitos furos com os diálogos fora de contexto, e para piorar o estúdio ainda teve o grande malabarismo para resolver na tradução dos diálogos com o roteiro já traduzido para inglês. Ou seja, CDZ na época em que chegou já veio caracterizado como uma Torre de Babel.  Mas o anime também carrega alguns furos de roteiro que envolve algumas situações que são difíceis digerir. Bom, mas vamos lá, aqui vai então a minha lista dos cinco furos de roteiros carregados no anime. Desses há três que faço uma reprodução do que eu li nas fontes em que pesquisei e dois são os que foram me lembrando e que realmente torna-se difícil de engolir.  Gostem ou não, vou colocar aqui minha seleção dos furos de roteiro que o anime tinha sem ninguém perceber ou mesmo ficava muito na cara.

 

 

 

 

 

1)MARIN  TIRAR SUA MÁSCARA METÁLICA PARA PROTEGER SEYIA DAS FLORES VENENOSAS DE AFRODITE DE PEIXES E NÃO DEIXÁ-LA RESPIRAR? *
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nos episódios clímax da Saga do Santuário, a amazona Marin, mentora de Seyia desde quando ele era pequeno resolve interferir chegando até a última casa que era do Cavaleiro de Ouro de Peixes, Afrodite.  No caminho destas escadarias havia muitas rosas vermelhas cujos aromas eram muito venenosos, a ponto de fazer Seyia desmaiar.  Quando ela aparece para resolver tirar sua máscara metálica para proteger dele continuar cheirando o aroma dessas rosas mortais. Os furos em questão estão na sua máscara.  Primeiro como ela não deixa de respirar mesmo usando um artigo produzido de um material muito pesado a ponto de sufocar a pessoa. E segundo, é impossível que uma coisa como a máscara ao cobrir  todo o rosto consiga  impedir a  filtração do ar para a pessoa que a utiliza, ainda mais  para proteger do veneno.
 
 
 
 
 

2) COMO CASSIUS CONSEGUIU  CHEGAR NAS ESCADARIAS DA CASA DE LEÃO?


















Como Cassius conseguiu chegar até as escadarias da quinta casa do santuário onde reside o cavaleiro Aioria de Leão, sem ser notado por Mú de Aries e outros cavaleiros que fazia a vigília da entrada do local cuidando da Saori flechada no peito e com quem com certeza este poderia barrar sua entrada. E como se isso não bastasse este pequeno deslize ele ainda faz uma mágica aparição no momento em que os companheiros de Seyia, Shiryu de Dragão e Shun de Andrômeda estavam se dirigindo para a casa de Leão enquanto Seyia estava ficando todo surrado e chegando aos limites de suas forças numa batalha contra Aioria que estava possuído pelo feitiço do Mestre Ares.  Impedi os dois de passarem ali, e mais esquisito ainda é ele conseguir chegar até a casa e se sacrificar em nome da sua mentora Shina.

 

3)HYOGA E SHIRYU ERAM PARA SEREM CAVALEIROS DE OURO?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Afinal de contas dos cincos componentes do grupo que protege Atena, eles foram os únicos treinados por Cavaleiros de Ouro. Shiryu foi treinado por Dokho de Libra, mais conhecido no anime pelo nome de Mestre Ancião, o membro mais velho dos cavaleiros de ouro nos Sete Picos da China.  Já Hyoga de Cisne foi treinado por Camus de Aquário de forma indireta por seu outro discípulo Mestre Cristal na Sibéria.  Enquanto que Seyia foi treinado como coloquei acima pela amazona Marin na Grécia, Shun pelo cavaleiro de prata Albiore de Cefeu na Ilha de Andrômeda e Ikki de Fênix foi treinado pelo seu malvado mestre Guility na Ilha da Rainha da Morte. Seria mais que justo eles terem virado de ouro?

 
 
 
 
 
 

4) COMO MESTRE ANCIÃO FICOU NANICO?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Como descrevi acima, o Mestre Ancião mentor de Shiryu de Dragão já foi o Cavaleiro de Ouro Dokho de Libra. Em todos os episódios nas diferentes sagas do anime, não fica estabelecido qual a real idade dele, assim como também não qual é idade dos outros que aparecem para combater com Seyia e companhia. Mas pelo que sua aparência já o sugere ter mais de 100 anos. O curioso detalhe sobre ele e depois fui percebendo que se encaixaria bem como um furo de roteiro, envolve a real medida da sua altura. Como é que ele o mais velho dos Cavaleiros de Ouro tenha diminuído de tamanho a medida que foi envelhecendo.  E o mais improvável é que se ele tivesse nanismo, também seria impossível ele crescer tão rapidamente para ficar com porte físico muito atlético para utilizar uma armadura que fosse proporcional ao seu tamanho. A não ser que ele fosse alguma manifestação de divindade oculta que pudesse ter a habilidade de mudar de tamanho isso até seria possível de acontecer.  É possível que ele como qualquer pessoa comum ao envelhecer fique com o rosto enrugado, os cabelos grisalhos e perca a habilidade de elasticidade do corpo e fique com os organismos mais frágeis.  Agora o tamanho é completamente impossível.

 
 
 
 
 
 
 
 

5) CAMUS PRENDE HYOGA NUM ESQUIFE DE GELO NA CASA DE LIBRA?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Isso me veio a mente recorrentemente depois que li estes artigos dos furos de roteiro de Cavaleiros do Zodíaco.  O furo em questão envolve a situação logística em que Hyoga de Cisne  é transportado para a casa de Libra e é transformado num esquife de gelo pelo Cavaleiro de Ouro Camus de Aquário. Acontece o seguinte quando ele estava acompanhado de Shun de Andrômeda numa batalha na casa de Gêmeos. Hyoga naquele momento tinha ficado bastante inconsciente quando foi mandado para vagar na zona dimensional que o cavaleiro Saga de Gêmeos o fez fazer uma longa viagem por outras dimensões.  Assim que acorda Hyoga nota que ali não era mais a casa de gêmeos, e para seu grande espanto ele se depara logo de cara com um rosto conhecido que é do Cavaleiro Camus de Aquário, o mestre do seu Mestre Cristal, portanto também seu mestre.  Logicamente muitos devem deduzir que aquela casa onde Hyoga foi parar era de aquário e enquanto esteve inconsciente vagando na zona dimensional, provavelmente ele deve ter pulado umas setes casas, porque se pararmos logisticamente  para pensar que a Casa de Gêmeos é a terceira do Santuário e que a distancia de quilômetros até a Casa de Aquário é muito longa, já que Aquário é a penúltima casa. Logisticamente Hyoga para chegar inconscientemente para a casa de Camus teria que ter pulado Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário e Capricórnio e somados  ao todos dariam sete casas que ele pulou inconscientemente. Acontece que o negocio não foi bem assim como muitos imaginavam, mesmo porque Hyoga não foi parar especificamente na Casa de Camus, mas sim na Casa de Libra.  Cuja distancia com relação a Aquário é menor, Hyoga ao chegar lá pulou inconscientemente as Casas de Câncer, Leão e Virgem para chegar a Libra que somados dão ao todo 3 casas  puladas por ele.  E é justamente pelo local onde ele foi parar, e pela circunstancia de se encontrar com Camus de Aquário numa casa que não e de residência dele, gera não só um, mas vários furos de roteiro que envolve esta situação da primeira batalha de Hyoga com seu mestre Camus que terminou com ele o congelando dentro de um esquife de gelo.  A primeira evidencia de furo está justamente no fato de como Camus de Aquário tenha conseguido pedir permissão ao Mestre Ancião para utilizar a sua antiga morada  do santuário que ele já não residia  há muito tempo desde que se aposentou das batalhas e deixou de utilizar a armadura para viver uma vida pacata nos sete picos da colina de Roznan.   A segunda evidencia de furo de roteiro nesta parte é como Camus sabia que Hyoga estando vagando inconsciente na zona dimensional e sabia logisticamente que ele iria parar justamente numa das poucas casas vazias do Santuário, porque além de Libra, também tinha a Casa de Sagitário que ficou vazia que os Cavaleiros Aiolos, irmão mais velho de Aioria de Leão morreu durante uma batalha contra o Cavaleiro de Ouro Shura de Capricórnio depois que foi acusado de traição ao proteger Saori ainda bebê das garras malvadas do Mestre Ares, que ele descobre na verdade se tratar de Saga.  Como se não bastasse tanto erro cabeludo, eles não deixam muito bem explicado como de que forma Camus conseguiu chegar a tempo na Casa de Libra para aparecer de surpresa a  Hyoga no momento em que ele é despertado.  Ainda mais se fomos parar pensar que a  distancia logística  entre Aquário e Libra e de apenas três casas, com longas escadarias, que mesmo Camus  correndo em longas velocidades provavelmente não daria dado tanto tempo de chegar antes para fazer esta surpresa. Com certeza deve alguma técnica oculta deles de truques mágicos de teletransporte para isso com certeza ser possível de acontecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE:











Um comentário:

  1. Breno Historiador, minha resposta para o quarto item (estado da idade do Mestre Ancião):

    Mestre Ancião (isto é, o cavaleiro de ouro de Libra, Dohko) tinha conhecimento de que através de uma técnica de cosmo ampliado nomeada "mesoftamenos", ele conseguiria preservar seu corpo (e sua energia em relação á idade) assim conseguindo não sofrer os efeitos da passagem do tempo sobre ele.

    Busque na web a técnica de Dohko de 💷♎ Libra e vc verá que está sua dúvida foi solucionada, Breno !!!!

    Tchau e até qualquer dia, colega ...


    ResponderExcluir