Nesta Quinta-Feira, 11 de Setembro, vai acontecer o lançamento
do mais novo filme inspirado no anime de Masami Kurumada, intitulado de Cavaleiros
do Zodíaco -A Batalha do Santuário.
Esse mais novo longa metragem será o primeiro a explorar
mais alta tecnologia da computação gráfica em 3D de alta definição ao estilo
das animações da Pixar, da Dreamworks e da Blue Sky. A estreia desse mais novo filme coincide
justamente no mês em que o anime comemora os 20 anos que chegou ao Brasil sendo
exibida na extinta Rede Manchete.
Eu acompanhei bastante o fenômeno que o anime foi naquele
momento, e que foi um marco importante para mesmo que não tivesse o intuito de
abordar com muito didatismo as simbologias arquetípicas dos signos zodiacais ou
mesmo das próprias mitologias de outras civilizações como grega, por exemplo,
ainda assim despertou este interesse em muitas crianças como eu. Mesmo sendo um fã apaixonado pelo anime, eu
também sei separar o emocional do racional. Não estou muito certo se iriei ou não conferir
ao filme “A Lenda do Santuário”, pois desde que vi no começo do ano a
divulgação os primeiros trailers, com o áudio original em japonês, já fiquei
sentindo aquela sensação de alguns fãs mais fervorosos do que eu não ficarem
muito satisfeitos, ou mesmo desagradá-los com o resultado desse novo traçado
dos personagens descaracterizarem a essência do que o anime simboliza para
muita gente.
Mas também nem todo produto que consegue agradar a maioria
chega a ficar 100% perfeito, e eu cheguei a esta conclusão no momento em que li
as fontes de alguns sites cujos links estarão abaixo a respeito dos furos de roteiro que a série carregava
mas que ninguém percebeu. Se o anime já
foi muito zoado aqui no Brasil, pela maneira como a dublagem clássica exibida
pela Manchete que foi produzida pelo estúdio paulista da Gota Mágica sendo
trazido por uma distribuidora Samtoy,
que representava uma fabricante japonesa de brinquedos chamada Bandai. Então esta Samtoy havia trazido uma versão do
anime importado não diretamente do Japão, mas sim de uma versão com o áudio em
espanhol que já era de má qualidade, porque carregava muitos furos com os diálogos
fora de contexto, e para piorar o estúdio ainda teve o grande malabarismo para
resolver na tradução dos diálogos com o roteiro já traduzido para inglês. Ou
seja, CDZ na época em que chegou já veio caracterizado como uma Torre de Babel.
Mas o anime também carrega alguns furos
de roteiro que envolve algumas situações que são difíceis digerir. Bom, mas
vamos lá, aqui vai então a minha lista dos cinco furos de roteiros carregados
no anime. Desses há três que faço uma reprodução do que eu li nas fontes em que
pesquisei e dois são os que foram me lembrando e que realmente torna-se difícil
de engolir. Gostem ou não, vou colocar
aqui minha seleção dos furos de roteiro que o anime tinha sem ninguém perceber
ou mesmo ficava muito na cara.
1)MARIN TIRAR SUA
MÁSCARA METÁLICA PARA PROTEGER SEYIA DAS FLORES VENENOSAS DE AFRODITE DE PEIXES
E NÃO DEIXÁ-LA RESPIRAR? *
Nos episódios clímax da Saga do Santuário, a amazona Marin,
mentora de Seyia desde quando ele era pequeno resolve interferir chegando até a
última casa que era do Cavaleiro de Ouro de Peixes, Afrodite. No caminho destas escadarias havia muitas rosas
vermelhas cujos aromas eram muito venenosos, a ponto de fazer Seyia
desmaiar. Quando ela aparece para resolver
tirar sua máscara metálica para proteger dele continuar cheirando o aroma
dessas rosas mortais. Os furos em questão estão na sua máscara. Primeiro como ela não deixa de respirar mesmo
usando um artigo produzido de um material muito pesado a ponto de sufocar a
pessoa. E segundo, é impossível que uma coisa como a máscara ao cobrir todo o rosto consiga impedir a
filtração do ar para a pessoa que a utiliza, ainda mais para proteger do veneno.
2) COMO CASSIUS CONSEGUIU CHEGAR NAS ESCADARIAS DA CASA DE LEÃO?
Como Cassius conseguiu chegar até as escadarias da quinta
casa do santuário onde reside o cavaleiro Aioria de Leão, sem ser notado por Mú
de Aries e outros cavaleiros que fazia a vigília da entrada do local cuidando
da Saori flechada no peito e com quem com certeza este poderia barrar sua
entrada. E como se isso não bastasse este pequeno deslize ele ainda faz uma
mágica aparição no momento em que os companheiros de Seyia, Shiryu de Dragão e
Shun de Andrômeda estavam se dirigindo para a casa de Leão enquanto Seyia
estava ficando todo surrado e chegando aos limites de suas forças numa batalha
contra Aioria que estava possuído pelo feitiço do Mestre Ares. Impedi os dois de passarem ali, e mais
esquisito ainda é ele conseguir chegar até a casa e se sacrificar em nome da
sua mentora Shina.
3)HYOGA E SHIRYU ERAM PARA SEREM CAVALEIROS DE OURO?
Afinal de contas dos cincos componentes do grupo que protege
Atena, eles foram os únicos treinados por Cavaleiros de Ouro. Shiryu foi
treinado por Dokho de Libra, mais conhecido no anime pelo nome de Mestre
Ancião, o membro mais velho dos cavaleiros de ouro nos Sete Picos da China. Já Hyoga de Cisne foi treinado por Camus de
Aquário de forma indireta por seu outro discípulo Mestre Cristal na Sibéria. Enquanto que Seyia foi treinado como coloquei
acima pela amazona Marin na Grécia, Shun pelo cavaleiro de prata Albiore de
Cefeu na Ilha de Andrômeda e Ikki de Fênix foi treinado pelo seu malvado mestre
Guility na Ilha da Rainha da Morte. Seria mais que justo eles terem virado de
ouro?
4) COMO MESTRE ANCIÃO FICOU NANICO?
Como descrevi acima, o Mestre Ancião mentor de Shiryu de
Dragão já foi o Cavaleiro de Ouro Dokho de Libra. Em todos os episódios nas
diferentes sagas do anime, não fica estabelecido qual a real idade dele, assim
como também não qual é idade dos outros que aparecem para combater com Seyia e
companhia. Mas pelo que sua aparência já o sugere ter mais de 100 anos. O
curioso detalhe sobre ele e depois fui percebendo que se encaixaria bem como um
furo de roteiro, envolve a real medida da sua altura. Como é que ele o mais
velho dos Cavaleiros de Ouro tenha diminuído de tamanho a medida que foi
envelhecendo. E o mais improvável é que
se ele tivesse nanismo, também seria impossível ele crescer tão rapidamente
para ficar com porte físico muito atlético para utilizar uma armadura que fosse
proporcional ao seu tamanho. A não ser que ele fosse alguma manifestação de
divindade oculta que pudesse ter a habilidade de mudar de tamanho isso até
seria possível de acontecer. É possível que
ele como qualquer pessoa comum ao envelhecer fique com o rosto enrugado, os
cabelos grisalhos e perca a habilidade de elasticidade do corpo e fique com os
organismos mais frágeis. Agora o tamanho
é completamente impossível.
5) CAMUS PRENDE HYOGA NUM ESQUIFE DE GELO NA CASA DE LIBRA?
Isso me veio a mente recorrentemente depois que li estes
artigos dos furos de roteiro de Cavaleiros do Zodíaco. O furo em questão envolve a situação logística
em que Hyoga de Cisne é transportado para
a casa de Libra e é transformado num esquife de gelo pelo Cavaleiro de Ouro
Camus de Aquário. Acontece o seguinte quando ele estava acompanhado de Shun de Andrômeda
numa batalha na casa de Gêmeos. Hyoga naquele momento tinha ficado bastante
inconsciente quando foi mandado para vagar na zona dimensional que o cavaleiro
Saga de Gêmeos o fez fazer uma longa viagem por outras dimensões. Assim que acorda Hyoga nota que ali não era
mais a casa de gêmeos, e para seu grande espanto ele se depara logo de cara com
um rosto conhecido que é do Cavaleiro Camus de Aquário, o mestre do seu Mestre
Cristal, portanto também seu mestre. Logicamente
muitos devem deduzir que aquela casa onde Hyoga foi parar era de aquário e enquanto
esteve inconsciente vagando na zona dimensional, provavelmente ele deve ter
pulado umas setes casas, porque se pararmos logisticamente para pensar que a Casa de Gêmeos é a terceira
do Santuário e que a distancia de quilômetros até a Casa de Aquário é muito
longa, já que Aquário é a penúltima casa. Logisticamente Hyoga para chegar inconscientemente
para a casa de Camus teria que ter pulado Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião,
Sagitário e Capricórnio e somados ao
todos dariam sete casas que ele pulou inconscientemente. Acontece que o negocio
não foi bem assim como muitos imaginavam, mesmo porque Hyoga não foi parar especificamente
na Casa de Camus, mas sim na Casa de Libra. Cuja distancia com relação a Aquário é menor, Hyoga
ao chegar lá pulou inconscientemente as Casas de Câncer, Leão e Virgem para
chegar a Libra que somados dão ao todo 3 casas puladas por ele. E é justamente pelo local onde ele foi parar,
e pela circunstancia de se encontrar com Camus de Aquário numa casa que não e
de residência dele, gera não só um, mas vários furos de roteiro que envolve
esta situação da primeira batalha de Hyoga com seu mestre Camus que terminou
com ele o congelando dentro de um esquife de gelo. A primeira evidencia de furo está justamente
no fato de como Camus de Aquário tenha conseguido pedir permissão ao Mestre
Ancião para utilizar a sua antiga morada do santuário que ele já não residia há muito tempo desde que se aposentou das
batalhas e deixou de utilizar a armadura para viver uma vida pacata nos sete
picos da colina de Roznan. A segunda evidencia de furo de roteiro nesta
parte é como Camus sabia que Hyoga estando vagando inconsciente na zona dimensional
e sabia logisticamente que ele iria parar justamente numa das poucas casas
vazias do Santuário, porque além de Libra, também tinha a Casa de Sagitário que
ficou vazia que os Cavaleiros Aiolos, irmão mais velho de Aioria de Leão morreu
durante uma batalha contra o Cavaleiro de Ouro Shura de Capricórnio depois que
foi acusado de traição ao proteger Saori ainda bebê das garras malvadas do
Mestre Ares, que ele descobre na verdade se tratar de Saga. Como se não bastasse tanto erro cabeludo, eles
não deixam muito bem explicado como de que forma Camus conseguiu chegar a tempo
na Casa de Libra para aparecer de surpresa a Hyoga no momento em que ele é despertado. Ainda mais se fomos parar pensar que a distancia logística entre Aquário e Libra e de apenas três casas,
com longas escadarias, que mesmo Camus correndo em longas velocidades provavelmente não
daria dado tanto tempo de chegar antes para fazer esta surpresa. Com certeza
deve alguma técnica oculta deles de truques mágicos de teletransporte para isso
com certeza ser possível de acontecer.
FONTE:
http://omelete.uol.com.br/cavaleiros-do-zodiaco/series-e-tv/os-20-anos-de-cavaleiros-do-zodiaco-no-brasil/#.VAY86jp0y70.
Matéria do site do Omelete, 01 de Setembro de 2014.
Breno Historiador, minha resposta para o quarto item (estado da idade do Mestre Ancião):
ResponderExcluirMestre Ancião (isto é, o cavaleiro de ouro de Libra, Dohko) tinha conhecimento de que através de uma técnica de cosmo ampliado nomeada "mesoftamenos", ele conseguiria preservar seu corpo (e sua energia em relação á idade) assim conseguindo não sofrer os efeitos da passagem do tempo sobre ele.
Busque na web a técnica de Dohko de 💷♎ Libra e vc verá que está sua dúvida foi solucionada, Breno !!!!
Tchau e até qualquer dia, colega ...