sábado, 5 de setembro de 2015

RESENHA AO LIVRO "A GUERRA DOS TRONOS-AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO"-LIVRO UM.



Neste momento em que escrevo esta minha resenha do primeiro volume de “A Guerra dos Tronos-As Cônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R.Martin, obra que inspirou a cultuada série de TV da HBO “Game of Thrones”, eu ainda não fiz minha conclusão da leitura da obra. E olha que já faz quase um ano que eu comprei este livro. Eu adquiri este primeiro volume no começo de dezembro do ano passado, quando estive em São Paulo acompanhado de meu pai prestigiando a primeira edição da Comic Con Experience, o comprei numa stand bem temática que estava vendendo por um preço bem camaradinha de 29, 00 R$, o que o torna bem mais barato em relação aos valores tabelados das livrarias.  Como até então eu só conhecia referencias da série, que era tinha recebido boas críticas positivas, principalmente pela ótima qualidade inovadora que a tornou a histórica, e só acompanhei um tanto tardiamente até a terceira temporada comprando DVDs, me despertou um pouco o interesse de acompanhar um pouco da saga deste livro que muitos o comparam ao universo de “O Senhor dos Anéis”, do J.R.R.Tolkien(1892-1973), mesmo porque o próprio autor George R.R. Martin admitiu que sempre foi fã dos livros de Tolkien. Pois então, para concluir este meu raciocínio, eu já estou com minha leitura concluída até a página 562, com o capítulo do nome “Daenerys” ou melhor dizendo, nem seria descrito como capítulos, mesmo porque o romance em suas 591 páginas não tem divisão de capítulos mais sim todas tem os títulos dos nomes dos personagens. Dessa página onde parei ainda faltam mais 15 páginas para mim fazer a conclusão da leitura.

Mas ainda assim dá para mim fazer umas interessantes colocações descrevendo qual foi a impressão que o livro me proporcionou.

O romance que é o primeiro livro da saga me apresentou uma sensação indescritível, como eu bem poderia assim dizer. Pelo que pude sentir ao longo das páginas deste livro que ele apresentou uma trama bem elaborada, muito envolvente, explora bem o universo da fantasia de Winterfell, num cenário medievalesco que bem remete as lendas arturianas, as novelas de cavalarias e porque não um pouco de contos de fada, só que com um teor bem mais adulto com descrições de violência bem mais explicitas com sangue jorrando, com muito erotismo e muito um ambiente de intrigas palacianas entre os clãs das famílias Starks, Baratheon, Lannister entre outros pela cobiça ao Trono de Ferro. Fora também que este meu primeiro contato com a saga me fez proporcionar conhecer explorar melhor os outros núcleos também mostrados na série, mas com maior detalhes que a produção da HBO, precisou por algum motivo descartar, como a importância da Daenerys, a úlitma descendente dos Targaryen se sujeitando ao casamento com Kal Drogo, o líder da tribo Dorthaki, que a chama de Khalessi, da qual será por este nome do qual vai se desenvolver sua forte personalidade bem apresentada na série de TV, bem representada pela atriz Emília Clark, como a mãe dos dragões.

Também apresentada o filho bastardo de Ned Stark, Jon Snow entrando para a Patrulha da Noite onde eles tem um código para viverem uma vida de frade.  E outros interessantes cenários fora as intrigas palacianas em Winterfell ou mesmo Rochedo Casterly entre qualquer um dos clãs familiares que lutam pela Trono de Ferro.  O relacionamento dele com Robert Baratheon entre outros fatores interessantes bem apresentado neste livro.

 

Para encerrar, posso descrever que o livro me criou uma excelente impressão melhor e uma sensação também das melhores do que em relação com a série da TV. Como já disse, como estou já para concluir a leitura, pretendo depois ir atrás do Livro Dois para sentir como é a sensação em relação a segunda temporada da série de TV.  Gostei muito de conhecer um pouco de como é este universo literário do qual Game of Thrones foi inspirado.  E para quem estiver lendo esta minha postagem, que só conhece Game of Thrones como a série de TV, mas jamais tinha lido nenhum dos livros, eu recomendo fazer a leitura deste Livro Um da Guerra dos Tronos do qual vocês com certeza vão se surpreender. Recomendo.
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário