sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESPECIAL SUPERMAN NO CINEMA: OS ANTECEDENTES

É com muita ansiedade e expectativa para o lançamento de Homem de Aço. O novo filme da franquia do Superman com data de lançamento previsto para o dia 12 de Julho de 2013. Que a partir dessa postagem vou dar inicio a relatar a sua trajetória pelas telonas que vem desde muito antes da famosa quadrilogia lançada entre os anos de 1978-1987 e estrelado pelo saudoso Christopher 
Reeve(1952-2004).



















OS PRIMEIROS PASSOS DO SUPER-HOMEM NAS TELONAS.


 













Histórica primeira capa do Super-Homem lançada em Junho de 1938.




Foi na década de 1940, mais precisamente no ano de 1948 quando só havia passado-se apenas  10 anos após  a primeira publicação  do Super-Homem na revista  Action Comics publicada em 1938, criado pela dupla Jerry Siegel(1914-1996) e Joe Shuster(1914-1992) que ele teve  sua primeira experiência cinematográfica em live actions numa sessão serial  de curtas, que eram os filmes que costumavam preceder as sessões titulares, principalmente num horário matiné.

O formato desses curtas era por capítulos, foram pode-se colocar  o proótipo para futuramente surgirem  as séries de televisão. Isso porque nessa época ainda não havia um produto de entrenimento especifico para TV a não ser noticíários, programas de auditórios ou mesmo os clássicos do cinema começando a serem veiculados pela televisão.

O primeiro ator a encarnar o Homem de Aço nessa sua primeira  experiência em uma versão live action para cinema foi Kirk Alyn(1910-1999). Mas, bem antes de  Alyn, o kriptoniano já havia ganhado vida na pele, ou melhor dizendo na voz de Bud Collyer(1908-1969), o dublador foi digamos assim o pioneiro não-oficialmente a encarnar o Homem de Aço primeiro nas telonas na série animada também no formato  de  curtas seriais para as sessões matinés das salas de cinemas e também no rádio.



 














Kirk Alyn: O primeiro a encarnar o Super-Homem nas telonas.



















George Reeves: o segundo ator a encarnar o Super-Homem nas telonas.





Mas pode-se dizer que quem  ficou mais marcado por encarnar o Super-Homem nesta primeira fase cinematográfica entre 1948-1951 foi George Reeves(1914-1959).  Foi a partir do inicio da década de 1950, que   na pele de Reeves, o Super-Homem ganharia uma dimensão estrondosa que o levaria a ganhar uma primeira série de televisão mesmo em seus primordio a partir de 1952 com "As Aventuras do Superman".  

Reeves assumiu esse papel que o tornou estrela primeiro no longa-metragem "Superman and the Mole-Men"(1951), que foi o protótipo para a série televisa lançada no ano seguinte.

O sucesso dessa primeira experiência midiática sobre o Super-Homem ultrapassou todas fronteiras que se pode imaginar chegando com certeza a diferentes galáxias, constelações ou quem sabe a Universos desconhecidos. 


A série durou sete anos no ar, encerrou-se de maneira trágica  em 1959, depois que Reeves cometeu suicidio. 

Foi o preço que ele terminou pagando pelo sucesso do personagem, o ator  bem ao contrário do ideal representado pelo  que o herói simbolizava para as crianças, um  sujeito cheio de virturdes e   valores morais. Reeves era completamente o oposto, isso porque na sua  vida intima ele tinha como grandes defeitos gostar de fumar compulsivamente e era tão mulherengo, que foi preciso ele receber dos estúdios várias instruções dos executivos dos estúdios para tomar cuidado  quanto as suas aparições públicas agindo com esse tipo  comportamento nada exemplar ainda mais na frente do grande público-alvo do Super-Homem, as crianças.


Mas não foi só essa situação desagradavel, que a primeira experiência cinematográfia do Super-Homem traria. Isso porque logo que ele ganhou as telonas, os seus criadores  Siegel e Shuster não ficaram muitos contentes com o fato dos estúdios da Fleischer  levarem a criação deles sem suas respectivas autorizações. E entraram numa primeira  batalha judicial pelos direitos autorais do Superman ainda em 1948.


Siegel e Shuster ainda protagonizariam outra batalha judicial pelos direitos autorais de Super-Homem, quando décadas depois o produtor Alexander Salkind(1921-1997) junto de seu filho e sócio Ilya Salkind comprariam em 1974 os direitos de adaptação de Super-Homem para os cinema, e tendo a Warner na empreitada investiriam um grande orçamento para em 1978 lançar Superman-O Filme.

Bom, mas isso será assunto para a próxima postagem onde abordarei a série da quadrilogia estrelada por Christopher Reeve.

E assim foi a primeira fase do Homem de Aço nas telonas.



FONTE:
Revista Decifrando os Super-Heróis-(Superinteressante Coleções).
Editora Abril, São Paulo-SP, Julho-2012.
Livro Almaque do Cinema. Autor: Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel. Rio de Janeiro, RJ. Ediouro-2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Reeves
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joe_Shuster
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerry_Siegel
http://en.wikipedia.org/wiki/Bud_Collyer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman
http://en.wikipedia.org/wiki/Kirk_Alyn
http://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Salkind
http://en.wikipedia.org/wiki/Ilya_Salkind
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seriados




Nenhum comentário:

Postar um comentário