sexta-feira, 7 de junho de 2013

AS HERÓINAS MAIS GATAS DO QUADRINHOS PARTE 4



















Quarta parte da seleção das heróinas mais  gatas  dos quadrinhos.







CRYSTALIS

















Crystalis é  uma super-heróina  componente  do  Universo Marvel Comics. Sua primeira aparição foi  na publicação do Quarteto Fantástico na revista  Fantastic Four (Vol.1) #45 publicada em Dezembro de 1965. Um dado curioso  sobre Crystalis é que   na época de seu lançamento no Brasil  como coadjuvante do  Quarteto Fantástico, seu nome  inicialmente era Cristal. O motivo dessa modificação foi porque  a Editora Abril ao perceber que eles já tinham colocado  o nome Cristal  para uma outra heroína, uma patinadora mutante componente do Universo X-Men com visual dos tempos da Era de Ouro da Disco Music, acabou sendo necessário a modificação para Crystalis.


 A origem de Cristalys é bastante curiosa. Foi a segunda criança fruto da união  dos" nutricionistas inumanos Quelin e Ambur. Seu pai Quelin era o irmão de Rynda, esposa de Agon, Rei do Inumanos, e como tal ela foi considerada parte da Família Real de Attilan. Assim como sua irmã mais velha, Medusa. Cristalys foi submetida às Névoas de Terrigen quando era uma criança, e o processo dotou-a com determinados poderes mentais, também chamado de poderes elementais."(1)

Foi a partir do momento em que eclodiu uma guerra  em Attilan quando Crystalis era ainda criança, foi a partir dai que sua vida passa a tomar um novo rumo, vagando e andarilhando durante toda a sua jornada na vida adulta.

É a pártir do momento de sua chegada na América, que ela resolve parar de andarilhar e fincar raízes, principalmente depois de saber que sua irmã Medusa estava viva e residia em Nova York, que para desespero dela descobre que Medusa tinha passado a compor o Quarteto Terrível. Grupo inimigo do Quarteto Fantástico e do qual ela entrou sendo deixada influenciar pelo mentor do grupo denominado de o Mago.


É dessa forma que Crystalis resolve encontrar refúgio no Quarteto Fantástico, passando a colaborar com eles em alguns momentos e foi onde ela chegou inclusive a namorar  rapidamente com Johnny Storm(Tocha Humana).

Por ser inumana, tem como super poderes controlar o quatro importantes elementos da natureza como a Terra, o Fogo, a Água e o Ar.






MULHER-ARANHA






















A Mulher-Aranha é a  versão feminina do Homem-Aranha. Diferentemente deste cuja identidade muita sabe de cor e salteado ser do pacato cidadão comum nova-yorkino Peter Parker. Esta tem sua identidade alternada entre quatro mulheres, sendo que dessas a única mais conhecida é a de Jessica Drew que iníciou a linhagem na sua primeira aparição ocorrida na edição  da Marvel Spotlight#32, publicada  em Fevereiro de 1977.


Ainda se for levar em conta o fato de pouco tempo depois a sua história ganhar uma adaptação televisiva numa série animada produzida pela ABC* em 1979.

Esta assim como Parker,  recebeu seus poderes aracnídeos ao ser  picada por aranha de laboratório. No caso dela, não aconteceu  de forma acidental como foi com ele. Foi atravês de um cientista como Alto Evolucionário, onde foi treinada por uma vaca evoluida denominada de Bova. 

Teve importantes participações em várias publicações do Universo Marvel, chegou até a ser recrutada pelo grupo criminoso da H.I.D.R.A. Nas suas publicações havia nenhuma com o Homem-Aranha chegando a ganhar notoriedade ao ganhar sua revista própria contando com a competência do traçado de Carmine Infantino(1925-2013).**  Sua primeira publicação brasileira foi pela extinta Rio Gráfida Editora(RGE).*** Na revista do Almaque Marvel.


Além de Jessica Drew, quem também utiliza esta identidade da Mulher-Aranha são: Júlia Carpenter, Martie Franklin e Charlotte Witter.****



FLAMA
























Flama é o alter-ego  de Angélica JonesDiferentemente da maioria das outras heróinas das HQs. Ela não teve sua primeira aparição numa publicação da Marvel. A  primeira aparição dela só aconteceria sim numa adaptação  mídiatica do Homem-Aranha. 


Mais especificamente na série animada Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos lançado em 1981.

Nesse desenho, ela aparece atuando como companheira do Aranha junto do Homem de Gelo. Os  produtores traçaram  sua  modelagem física  inspirada na Mary Jane Watson, a famosa namoradinha do Aranha.

Sua  aparição nos quadrinhos só aconteceria bem mais tarde na edição de Uncanny  X-Men #193, publicado em Maio de 1985.

A explicação para ela surgir primeiro nesse desenho e muito depois numa revista,  está no fato dos produtores da  série tiveram primeiro a idéia de colocar o Tocha Humana do Quarteto Fantástico para formar a dupla de ajudantes do Homem-Aranha no combate ao crime. Mas como eles não conseguiram  adquirir autorização da Marvel para licenciar o personagem, terminou que eles tiveram de criar uma versão feminina do Tocha Humana para a série. 

Flama tem como grande poder, a habilidade de manipular e gerar a radiação, permitindo para ela gerar um forte calor dentro de corpo e além de proporcioná-la voar como um pássaro e soltar muita chama. Angélica descobriu que tinha esses poderes mutantes na época em que era aluna de Emma Frost na Academia de Massachussets, chegando inclusive a ser recrutada pela própria Emma para entrar no Clube do Inferno. Lá ela seria treinada pela Rainha Branca, codinome de Emma Frost, para ficar mais forte e torná-la uma assassina em potencial. O que acabou não saindo como ela queria, porque Angelica mostrou não ter um perfil para ser esse tipo de pessoa.












ESTELAR























Estelar é o codinome da Princesa Koryander do Planeta Tamaran um mundo utopicamente governado por emoções, sua primeira aparição nos quadrinhos foi na edição de DC Comics #26, publicado  em Outubro de 1980. Criada por Marv Wolfman e George Pérez exclusivamente para a estreia dos Novos Titãs.
     
O fato desse seu  mundo ser movido pela emoção, não impediu para ela passar por um treinamento duro no corpo a corpo junto com os mestres guerreiros de Okaara.

Isso porque ela passou pela traumatica experiência  de ter sido entregue como escrava pelos seus pais a uma raça conhecida como Cidadela em troca deles não invadirem o Planeta Tamaran.

Um dia, quando finalmente conseguiu fugir e pegou uma nave e foi durante sua fuga que a nave onde ela estava navegando entrou em órbita na Terra, foi nesse momento que ela acabou sendo recapturada, no entanto, houve a intervenção de Robin e dos Jovens Titãs que a libertaram  e desde então ela passou a viver exilada na Terra e onde passou a integrar o grupo dos Jovens Titãs.






Tem como grandes atributos, a personalidade de uma pessoa extremamente docil e gentil, mas no momento em que se sente ameaçada vira uma fera furiosa e muito violenta. Mostrando a sua força  a qualquer um que tenta provocà-la.


Suas incriveis  habilidades está na força sobrehumana, capacidade de voar, projeção de energia e assimilação linguistica.








RED SONJA
















































A guerreira ruiva boa no manejo da espada foi criada pelo escritor  Roy Thomas para a Marvel como uma espécie de versão feminina de Conan-O Bárbaro famoso espadachim musculoso criado pelo escritor Robert E. Howard(1906-1936). 




Foi numa edição americana número 23 de Conan, publicada em Fevereiro de 1973 que a Red Sonja fez sua primeira aparição.


Sonja nasceu no berço de uma família bem modesta dona de uma fazenda durante a Era Hiboriana numa nação conhecida como Hikrênia. O seu pai no passado trabalhou como mercenário. Sempre teve interesse no aprendizado do manejo da espada, apesar dele ser contra essa idéia. É tanto que só instruia apenas os filhos homens e só deixava Sonja apenas assistir. 


Contrária a essa restrição, ela saia escondida de casa todas as noites para praticar o que lhe era proíbido.


Foi num agradável dia de outono que a vida de Sonja mudaria para sempre, porque naquele momento ele ao receber a visitar de uma tropa de mercenários, antigos companheiros de seu pai o convidando para intregrar  a tropa em uma nova campanha ele ao se recusar terminou sendo morto por eles, e não bastando só isso. Estes também chacinaram a mãe e os irmãos de Sonja, queimaram sua casa e ela terminou sendo estuprada e violentada pelos antigos companheiros criminosos de seu pai. 

Por milagre, Sonja conseguiu sobreviver, foi nesse momento que ela teve a visão de uma deusa lhe chamando. Comunicando-se com Sonja com uma voz soava cuja soniridade lembrava uma música e ao mesmo tempo um rimbombar de trovões. Essa divindade explicou para Sonja que ela poderia conceder-lhe força para vencer e superar seu sofrimento, poderia virar uma grande e temida guerreira  na condição dela fazer o seguinte juramento: Jamais permitiria que homem algum a tocasse, a não ser que a vencesse numa batalha. 

E não pensando duas vezes, é que Sonja aceitou viver uma vida errante de guerreira solitária, com muita coragem e sabendo ter bom manejo ao empunhar uma lãmina e tornando-se que nem seu pai, uma guerreira mercenária. Passando a oferecer seus serviços a quem melhor lhe pagasse.




O desenho do seu sensual traje já foi ilustrado pelas mãos dos mais diferentes artistas.  Em 1985, a guerreira ganhou as telonas sob a direção  de Richard Fleischer(1916-2006), produzido pelo italiano Dino de Laurentiis(1919-2010). Teve seu título erroneamente traduzido para o português como Guerreiros de Fogo, talvez pelo fato de contar com o famoso astro brucutu Arnold Schwarzenegger co-estrelando o filme no papel do Lord Kalidor, nesse filme estrelado pela dinamarquesa Brigitte Nielsen. Ele além de ajudá-la na missão de destruir o talismã amaldiçoado de posse das mãos ganaciosas da pervesa Rainha Gedren, é também  o par romãntico dela chegando a desafiá-la num duelo com o objetivo de coquistar o coração dela. 


Quando criança, eu sempre conferia esse filme quando passava na grade da Sessão da Tarde e vez por outra assisto de novo no  DVD que comprei muito anos atrás. E um dos momentos mais antológicos do filme para mim é a cena final em que Sonja e Kalidor depois de destruirem  o talismã e derrotarem  Geddren ainda se duelam nas espadas para ver se ele ao vencê-la poderia tocar no corpo dela e então eles dão só dois golpes de espadas e se entregam aos beijos. Posso definir que se fosse criar e selecionar uma galeria com as melhores cenas de beijo do cinema, eu com certeza colocaria essa cena por ser digamos, a mais inusitada e inigualável de todos os filmes com cenas de beijo. 

O filme não conseguiu agradar  a crítica e nem muitos os leitores das edições da heróina. Há muitos anos que vem surgindo diversos rumores sobre um provavel novo filme inspirado na guerreira ruíva. Só resta mesmo é saber se  este vai ter a sorte de  atrair um bom feedback  nas bilheterias e  conseguir agradar os fãs e a critica. Esperemos para ver e conferir.

 














FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristalys(1)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medusa_%28Marvel_Comics%29 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher-Aranha ****
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher-Aranha_%28Jessica_Drew%29*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Woman 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firestar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estelar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Sonja 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmine_Infantino**  http://pt.wikipedia.org/wiki/Editora_Rio_Gr%C3%A1fica***
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha_e_Seus_Amigos 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roy_Thomas 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_E._Howard
http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Sonja_%281985%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Fleischer
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dino_De_Laurentiis
http://www.significados.com.br/brucutu/
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/filmes/rose-mcgowan-no-filme-red-sonja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário