No ano passado, mesmo dia que conferi a exibição do filme "O Espetacular
Homem-Aranha", também passei na livraria do Shopping Midway Mall, lá
comprei uma interessante edição de uma HQ do Homem-Aranha, mas não era
uma edição qualquer, tratava-se é de uma edição de luxo num formato
americano em capa dura, com impressão em papel couché, com 108 páginas,
com altura de 26,5 cm, largura de 18 cm, com acabamento encardenado e
custando numa faixa de 19,90 R$, preço bem razoavel para eu poder
comprar naquele momento em vista do fato de naquela mesma prateleira
onde achei essa edição de Homem-Aranha, tinhas outras HQs em capas
duras, cujos valores estvam custando quase num assalto, nas faixas de
40,00 R$, 50,00 R$ ou mesmo 70,00 R$.
Pois então essa interessante
edição de Homem-Aranha da qual comprei no dia em que fui conferir ao
novo filme da franquia do aracnideo. E da qual estou
me referindo é Homem-Aranha Noir: A Face Oculta. Dei uma, duas
diferentes lidas para poder conferir a maneira interessante como o
enredo dessa HQ única, roteirizada por David Hine e Fabrice Sapolsky,
que tem um vasto curriculo em já terem roteirizado outras HQs, e
ilustrada pelo italiano Carmine Di GianDomenico,, que também tem um
crurriculo bem vasto no Universo das HQs, construindo uma trama ambientada na
sombria Nova York do começo da década de 1930, num conturbado período
pós-queda da Bolsa de Valores em 1929, se situando em um cenário que bem
remete aos filmes tipicos do gênero noir, numa ilustração tão dark,
mostrando o conturbdado periodo da história americana dominada pelas
mafias.
O mais curioso dessa obra é maneira como a trama carrega uma
atmosfera bem diferente das edições padrões da Marvel, com uma história
mais crua, barra pesada e aterradora sem muita inocencia, é tanto que
a leitura não é aconselhavel para menores de 16 anos.
Homem-Aranha
Noir(pronuncia-se no ar), é uma referencia e uma justa homenagem aos
genêros dos filmes lançados na década de 1940 e 1950, derivados dos
romances de suspenses policiais da década de 1930, que criavam uma
alegoria folclorica desse conturbado momento da história americana. Os
films noir como são denominados estes genêros cinematográficos cujo
termo é derivado do idioma francês, cujo significado é filme preto, um
gênero que passou a ganhar essa denominação atravês de um critico
francês Nino Frank, em 1946, o que na época era bastante desconhecido,
só na posteridade, e que alguns historiadores e criticos de cinema é que
passaram a empregar esse termo para definir um estilo que é carregado
das influencias do cinema expressionista alemão, e do realismo poético
francês, que explorava os melodramátismo policial, com fundo mais
trágico e pessimista.
Pois é nessa atmosfera noir que essa edição de Homem-Aranha explora o
periodo negro e conturbado da politica americana, nessa trama o
Homem-Aranha sai bastante dos seus padrões a começar pela vestimenta do
seu uniforme, sem o tradicional latex que dava uma apertada na modelagem
do corpo, e todo colorido em azul e vermelho, com a personalização de
uma aranha nas costas, as teias espalhadas no seu capuz vermelho, aqui a
sua vestimenta é bem tipica do estilo noir, dando uma caracterização
bastante sombria e aterrorizante, utilizando-se de botas pretas, uma
calça em tom claro, jaqueta de lã escura, uma longa capa verde com
tonalidade escura, um capuz preto claro tipico dos ninjas e um par de
óculos tipicos dos nadadores, cuja lente é tão escura, que não dá nem
para ver a cor dos olhos do Aranha.
De uma maneira bem elaborada, o enredo dessa HQ Noir do Homem-Aranha,
que passa a seguir uma linha que Marvel lançou em 2009, não só o
aracnideo segue essa linha como também outros do univeros da editora,
como Demolidor, Homem de Ferro e os X-men. Mostra combatendo os
mafiosos, que vivem em constantes conflitos pelos seus territórios de
empreendimento. E ao mesmo tempo carrega bons dialogos criticos fazendo referências a
personalidades e assuntos que marcaram a historiográfia americana dos
anos 1930, como Franklin Roosevelt(1882-1945), então Presidente dos
Estados Unidos naquele momento, ao movimento da Ku Klus Klan,
organização racista dos EUA, surgida ainda no século, e que estava
ressurgindo pela influência do nazismo na Alemanha, onde inclusive há
uma referencia a importante figura da politica nazista alemã, como o
Comandante Heinrich Luitpodold Himmler(1900-1945), um dos lideres do
Partido Nazista, que se tornaria Ministro do Interior e supervisionador
da importante Policia Politica da Alemnanha chamada de Gestapo. Ao uso
do termo geopolitica, termo criado pelo cientista e politico alemão
Rudolf Kjellén(1864-1922), ao homem mais temido da América que chefiou
por 48 anos a importante força policial dos EUA, o FBI, estou me
referindo a John Edgar Hoover(1895-1972), e também ao maior criminoso
reponsvavel por aterorissar o meio-oeste americano, Clyde
Barrow(1909-1934), que contando com a ajuda de sua esposa Bonnie
Parker(1910-1934), formaram uma das mais periogosas duplas de
criminosos, responsaveis por praticarem uma série de assaltos e
assassinatos, causaram grande pavores que terminou tragicamente numa
emboscada pela policia em 1934, gerando em tiroteios que levou ambos a
morte.
Numa das últimas páginas há um glossário informando tudo de
importante que marcou a década de 1930, referente nos dialogos da HQ.
Outro ponto importante que essa luxuosa edição da HQ, do explora é
mostrando a dureza da vida rotineira do americano durante a Grande
Depressão, onde enfrentou desemprego, é impressionante a imagem caridosa
de Peter e de sua Tia May ajudando os mais necessitados num Centro de
Assistencia Social, que funciona embaixo da casa de Peter, e tem sua
famosa namorada Mary Jane Watson ajudando na preparação e distribuição
da sopa. Na sua casa ele divide com o seu colega do jornal Clarim
Diário, Robbie Robertson, seu melhor amigo e um dos únicos que defedem o
Homem-Aranha, quando este pelo seu chefe casca grossa do J. Jonah
Jameson, nesse lugar onde Robbie mora com o pai. Robbie teve sua
primeira aparição nas páginas do aracnideo, um pouco mais tarde, o seu
surgimento foi a partir da edição de The Amazing Spider-Man #51,
publicada em Agosto de 1967, portanto 5 anos depois da primeira aparição
do Homem-Aranha na Amazing Fantansy lançada em 1962. Numa situação ao
qual ele enfrenta quando combate ao submundo dos mafiosos, que antes
eram liderados pelo Duende, bem elaborado transformar um dos vilôes
lunáticos do Homem-Aranha em chefão do crime, e agora com a sua saida de
cena, aparece outro para comandar denominado de Mestre do Crime, que
não tem nada a ver com o gordão do Wilson Fisk, o Rei do Crime, a
começar por ser magro, usar mascara e se chamar Samy, e que tem comparsa
um dos vilões do Aranha, o Homem-Areia, codinome, de Willian Baker, que
virou criminoso adotou o nome de Flint Marko, também faz parte da
galeria dos primeiros vilões enfretados pelo aracnideo, sua primeira
aparição foi The Amazing Spider-Man #4, publicada em Setembro de 1963.
Em 2007, o Homem-Areia foi parar no cinema em Homem-Aranha 3, vivido por
Thomas Haden Church, que adquriu essa habilidade de se trasformar em
areia quando estava preso numa colônia penal na Polinésia Francesa,
quando conseguiu fugir foi parar numa ilha próxima, que estava para
promover um teste nuclear, e ignorando o aviso do perigo de sua
exposição, fez com ele contraisse junto a areia desse arquipelago o
poder de metamorfose em grãos, com o pode de se transformar numa massa
de areia a ponto de se transforma em qualquer forma, como transformar
seus braços em martelos por exemplo ou em algo sólido, ou quem sabe
virar uma areia fofa.
Em paralelo, há também o envolvimento do Homem-Aranha com Felicia Hardy,
dona de um bordel de nome Gata Negra, que não por acaso é o codinome
que a própria Felicia utiliza nas páginas das HQs, que entre todos os
personagens ligados ao universo do Aranha, ela foi que surgiu muito
mais tarde, sua primeira aparição ocorreu em The Amazing
Spider-Man(Vol.1) #194, uma publicação de Julho de 1979, uma ladra que
assim como a Mulher-Gato, vilã do Batman, um dos heróis da DC,
concorrente da Marvel, tem o poder o seduzir o Homem-Aranha. Nas páginas
das HQs ela é como uma jovem que cresceu como uma patricinha mimada, e
seguiu os passos de seu pai Walter Hardy, que ela cresceu achando que
ele estivesse morto, mas na verdade estava e cumprindo prisão pelos
roubos de jóias. E foi dessa maneira que ela virou uma ladra noturna, já
chegou a ser chamada de Mulher-Gato, na sua primeira publicação no
Brasil. Nessa edição noir, Felicia é a dona do bordel Gata Negra, onde
lá frequentam os chefões, é a única que sabe do segredo que Peter Parker
é o Homem-Aranha, em alguns momentos ele procura ir atrás dela para
unir do util ao agradavel, que é colher informações dos chefões do
submundo quanto viver umas cenas picantes de beijos, e o mais curioso é
na página em que ela fica observando Felicia sentindo ecoar a música
Body And Soul de Louis Armstrong com as letras para as pessoas sentirem o
fundo musical, soundtrack mentalmente, numa atmosfera bem sensual e
romantica numa HQ em estilo noir.
Outra passagem interessante da HQ Noir de Homem-Aranha: A Face Oculta, é
quando Peter se envolve com Robbie para uma investigação jornalistica
sobre os seus engajamentos pelos direitos dos negros, e uma dessas
invetigações jornalisticas vai levá-los até o Dr. Otto Gunther Octavius,
famoso pelos tentaculos articiais que o levou a utilizar o codinome de
Dr. Octopus, por se parecer com um polvo em forma humana. O Dr. Octopus,
que srugiu um ano depois da primeira aparição do Aranha na Amazing
Fantasy, a partir da edição de The Amazing Spider-Man #3, publicada em
Julho de 1963. Nessa trama noir, o Dr. Otto Octavius, que em 2004, foi
vivido nos cinemas por Alfred Molina em Homem-Aranha 2, não se utiliza
dos tentaculos para provocar o mal, ele conta como seu comparsa o
Dr.Curt Connors, que pode ser visto no recente filme do Espetacular Homem-Aranha,
com o seu alter-ego maligno de reptil em forma humana chamado Lagarto,
interpretado Rhy Ifans, também não se utiliza deste para mostrar sua
face maligna, participando de um experimento onde se utiliza de macacos
como cobaias, e depois humanos, a maioria de pele negra. Um ponto
curioso nessa HQ noir é Otto Octavius como paraplégico, e numa cena de
sua de flashback de sua infãcia onde já cadeirante vivendo no Suoeste
Africano Alemão, numa casa de campo onde ficava aos cuidados de uns
ajudantes negros, e mostrando ele ficando indignado aos vê-los jogando
futebol e aos beijos na sua frente, a quem ele definie como
"problemáticos demais, importunos, preguiçosos e degenerados", uma
experiencia que conta com a participação do Governo Alemão Nazista, dos
mafiosos liderados pelo Mestre do Crime e que levará ao sequestro de
Robbie e a um suposto sumiço de Felicia Hardy. Tudo tendo uma grande
interligação.
Homem-Aranha Noir: A Face Oculta tem uma interessante e instigante
leitura e excelente ilustrações que conseguem prender o leitor do inicio
ao fim, numa trama que carrega muitos elementos de series de
investigações criminais, filmes pulp de Quentin Tarantino, filmes de
mafias, entre outros elementos cheio de intrigas e segredos, e com
excelente critica social quanto ao periodo da Grande Depressão, o
racismo, os bordeis, a rotina das pessoas que ficaram desempregadas, é o
que torna o personagem mais próximo da realidade nua e crua também da
própria contemporaneidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário