domingo, 17 de março de 2013

HQ HOMEM-ARANHA NOIR.

No ano passado,  mesmo dia que conferi a exibição do filme "O Espetacular Homem-Aranha", também passei na livraria do Shopping Midway Mall, lá comprei uma interessante edição de uma HQ do Homem-Aranha, mas não era uma edição qualquer, tratava-se é de uma edição de luxo num formato americano em capa dura, com impressão em papel couché, com 108 páginas, com altura de 26,5 cm, largura de 18 cm, com acabamento encardenado e custando numa faixa de 19,90 R$, preço bem razoavel para eu poder comprar naquele momento em vista do fato de naquela mesma prateleira onde achei essa edição de Homem-Aranha, tinhas outras HQs em capas duras, cujos valores estvam custando quase num assalto, nas faixas de 40,00 R$, 50,00 R$ ou mesmo 70,00 R$. 























Pois então essa interessante edição de Homem-Aranha da qual comprei no dia em que fui conferir ao novo filme da franquia do aracnideo. E da qual estou me referindo é Homem-Aranha Noir: A Face Oculta. Dei uma, duas diferentes lidas para poder conferir a maneira interessante como o enredo dessa HQ única, roteirizada por David Hine e Fabrice Sapolsky, que tem um vasto curriculo em já terem roteirizado outras HQs, e ilustrada pelo italiano Carmine Di GianDomenico,, que também tem um crurriculo bem vasto no Universo das HQs, construindo  uma trama ambientada na sombria Nova York do começo da década de 1930, num conturbado período pós-queda da Bolsa de Valores em 1929, se situando em um cenário que bem remete aos filmes tipicos do gênero noir, numa ilustração tão dark, mostrando o conturbdado periodo da história americana dominada pelas mafias.








O mais curioso dessa obra é maneira como a trama carrega uma atmosfera bem diferente das edições padrões da Marvel, com uma história mais crua, barra pesada e aterradora sem muita inocencia, é tanto que a leitura não é aconselhavel para menores de 16 anos.




Homem-Aranha Noir(pronuncia-se no ar), é uma referencia e uma justa homenagem aos genêros dos filmes lançados na década de 1940 e 1950, derivados dos romances de suspenses policiais da década de 1930, que criavam uma alegoria folclorica desse conturbado momento da história americana. Os films noir como são denominados estes genêros cinematográficos cujo termo é derivado do idioma francês, cujo significado é filme preto, um gênero que passou a ganhar essa denominação atravês de um critico francês Nino Frank, em 1946, o que na época era bastante desconhecido, só na posteridade, e que alguns historiadores e criticos de cinema é que passaram a empregar esse termo para definir um estilo que é carregado das influencias do cinema expressionista alemão, e do realismo poético francês, que explorava os melodramátismo policial, com fundo mais trágico e pessimista.






Pois é nessa atmosfera noir que essa edição de Homem-Aranha explora o periodo negro e conturbado da politica americana, nessa trama o Homem-Aranha sai bastante dos seus padrões a começar pela vestimenta do seu uniforme, sem o tradicional latex que dava uma apertada na modelagem do corpo, e todo colorido em azul e vermelho, com a personalização de uma aranha nas costas, as teias espalhadas no seu capuz vermelho, aqui a sua vestimenta é bem tipica do estilo noir, dando uma caracterização bastante sombria e aterrorizante, utilizando-se de botas pretas, uma calça em tom claro, jaqueta de lã escura, uma longa capa verde com tonalidade escura, um capuz preto claro tipico dos ninjas e um par de óculos tipicos dos nadadores, cuja lente é tão escura, que não dá nem para ver a cor dos olhos do Aranha. De uma maneira bem elaborada, o enredo dessa HQ Noir do Homem-Aranha, que passa a seguir uma linha que Marvel lançou em 2009, não só o aracnideo segue essa linha como também outros do univeros da editora, como Demolidor, Homem de Ferro e os X-men. Mostra combatendo os mafiosos, que vivem em constantes conflitos pelos seus territórios de empreendimento. E ao mesmo tempo carrega bons dialogos criticos fazendo referências a personalidades e assuntos que marcaram a historiográfia americana dos anos 1930, como Franklin Roosevelt(1882-1945), então Presidente dos Estados Unidos naquele momento, ao movimento da Ku Klus Klan, organização racista dos EUA, surgida ainda no século, e que estava ressurgindo pela influência do nazismo na Alemanha, onde inclusive há uma referencia a importante figura da politica nazista alemã, como o Comandante Heinrich Luitpodold Himmler(1900-1945), um dos lideres do Partido Nazista, que se tornaria Ministro do Interior e supervisionador da importante Policia Politica da Alemnanha chamada de Gestapo. Ao uso do termo geopolitica, termo criado pelo cientista e politico alemão Rudolf Kjellén(1864-1922), ao homem mais temido da América que chefiou por 48 anos a importante força policial dos EUA, o FBI, estou me referindo a John Edgar Hoover(1895-1972), e também ao maior criminoso reponsvavel por aterorissar o meio-oeste americano, Clyde Barrow(1909-1934), que contando com a ajuda de sua esposa Bonnie Parker(1910-1934), formaram uma das mais periogosas duplas de criminosos, responsaveis por praticarem uma série de assaltos e assassinatos, causaram grande pavores que terminou tragicamente numa emboscada pela policia em 1934, gerando em tiroteios que levou ambos a morte.



Numa das últimas páginas há um glossário informando tudo de importante que marcou a década de 1930, referente nos dialogos da HQ. Outro ponto importante que essa luxuosa edição da HQ, do explora é mostrando a dureza da vida rotineira do americano durante a Grande Depressão, onde enfrentou desemprego, é impressionante a imagem caridosa de Peter e de sua Tia May ajudando os mais necessitados num Centro de Assistencia Social, que funciona embaixo da casa de Peter, e tem sua famosa namorada Mary Jane Watson ajudando na preparação e distribuição da sopa. Na sua casa ele divide com o seu colega do jornal Clarim Diário, Robbie Robertson, seu melhor amigo e um dos únicos que defedem o Homem-Aranha, quando este pelo seu chefe casca grossa do J. Jonah Jameson, nesse lugar onde Robbie mora com o pai. Robbie teve sua primeira aparição nas páginas do aracnideo, um pouco mais tarde, o seu surgimento foi a partir da edição de The Amazing Spider-Man #51, publicada em Agosto de 1967, portanto 5 anos depois da primeira aparição do Homem-Aranha na Amazing Fantansy lançada em 1962. Numa situação ao qual ele enfrenta quando combate ao submundo dos mafiosos, que antes eram liderados pelo Duende, bem elaborado transformar um dos vilôes lunáticos do Homem-Aranha em chefão do crime, e agora com a sua saida de cena, aparece outro para comandar denominado de Mestre do Crime, que não tem nada a ver com o gordão do Wilson Fisk, o Rei do Crime, a começar por ser magro, usar mascara e se chamar Samy, e que tem comparsa um dos vilões do Aranha, o Homem-Areia, codinome, de Willian Baker, que virou criminoso adotou o nome de Flint Marko, também faz parte da galeria dos primeiros vilões enfretados pelo aracnideo, sua primeira aparição foi The Amazing Spider-Man #4, publicada em Setembro de 1963. Em 2007, o Homem-Areia foi parar no cinema em Homem-Aranha 3, vivido por Thomas Haden Church, que adquriu essa habilidade de se trasformar em areia quando estava preso numa colônia penal na Polinésia Francesa, quando conseguiu fugir foi parar numa ilha próxima, que estava para promover um teste nuclear, e ignorando o aviso do perigo de sua exposição, fez com ele contraisse junto a areia desse arquipelago o poder de metamorfose em grãos, com o pode de se transformar numa massa de areia a ponto de se transforma em qualquer forma, como transformar seus braços em martelos por exemplo ou em algo sólido, ou quem sabe virar uma areia fofa. Em paralelo, há também o envolvimento do Homem-Aranha com Felicia Hardy, dona de um bordel de nome Gata Negra, que não por acaso é o codinome que a própria Felicia utiliza nas páginas das HQs, que entre todos os personagens ligados ao universo do Aranha, ela foi que surgiu muito mais tarde, sua primeira aparição ocorreu em The Amazing Spider-Man(Vol.1) #194, uma publicação de Julho de 1979, uma ladra que assim como a Mulher-Gato, vilã do Batman, um dos heróis da DC, concorrente da Marvel, tem o poder o seduzir o Homem-Aranha. Nas páginas das HQs ela é como uma jovem que cresceu como uma patricinha mimada, e seguiu os passos de seu pai Walter Hardy, que ela cresceu achando que ele estivesse morto, mas na verdade estava e cumprindo prisão pelos roubos de jóias. E foi dessa maneira que ela virou uma ladra noturna, já chegou a ser chamada de Mulher-Gato, na sua primeira publicação no Brasil. Nessa edição noir, Felicia é a dona do bordel Gata Negra, onde lá frequentam os chefões, é a única que sabe do segredo que Peter Parker é o Homem-Aranha, em alguns momentos ele procura ir atrás dela para unir do util ao agradavel, que é colher informações dos chefões do submundo quanto viver umas cenas picantes de beijos, e o mais curioso é na página em que ela fica observando Felicia sentindo ecoar a música Body And Soul de Louis Armstrong com as letras para as pessoas sentirem o fundo musical, soundtrack mentalmente, numa atmosfera bem sensual e romantica numa HQ em estilo noir.





Outra passagem interessante da HQ Noir de Homem-Aranha: A Face Oculta, é quando Peter se envolve com Robbie para uma investigação jornalistica sobre os seus engajamentos pelos direitos dos negros, e uma dessas invetigações jornalisticas vai levá-los até o Dr. Otto Gunther Octavius, famoso pelos tentaculos articiais que o levou a utilizar o codinome de Dr. Octopus, por se parecer com um polvo em forma humana. O Dr. Octopus, que srugiu um ano depois da primeira aparição do Aranha na Amazing Fantasy, a partir da edição de The Amazing Spider-Man #3, publicada em Julho de 1963. Nessa trama noir, o Dr. Otto Octavius, que em 2004, foi vivido nos cinemas por Alfred Molina em Homem-Aranha 2, não se utiliza dos tentaculos para provocar o mal, ele conta como seu comparsa o Dr.Curt Connors, que pode ser visto no recente filme do Espetacular  Homem-Aranha, com o seu alter-ego maligno de reptil em forma humana chamado Lagarto, interpretado Rhy Ifans, também não se utiliza deste para mostrar sua face maligna, participando de um experimento onde se utiliza de macacos como cobaias, e depois humanos, a maioria de pele negra. Um ponto curioso nessa HQ noir é Otto Octavius como paraplégico, e numa cena de sua de flashback de sua infãcia onde já cadeirante vivendo no Suoeste Africano Alemão, numa casa de campo onde ficava aos cuidados de uns ajudantes negros, e mostrando ele ficando indignado aos vê-los jogando futebol e aos beijos na sua frente, a quem ele definie como "problemáticos demais, importunos, preguiçosos e degenerados", uma experiencia que conta com a participação do Governo Alemão Nazista, dos mafiosos liderados pelo Mestre do Crime e que levará ao sequestro de Robbie e a um suposto sumiço de Felicia Hardy. Tudo tendo uma grande interligação. Homem-Aranha Noir: A Face Oculta tem uma interessante e instigante leitura e excelente ilustrações que conseguem prender o leitor do inicio ao fim, numa trama que carrega muitos elementos de series de investigações criminais, filmes pulp de Quentin Tarantino, filmes de mafias, entre outros elementos cheio de intrigas e segredos, e com excelente critica social quanto ao periodo da Grande Depressão, o racismo, os bordeis, a rotina das pessoas que ficaram desempregadas, é o que torna o personagem mais próximo da realidade nua e crua também da própria contemporaneidade.

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