terça-feira, 20 de janeiro de 2015

OS 10 MELHORES QUADRINHOS QUE LI EM 2014 PARTE FINAL

Aqui faço a minha terceira  e última   parte da seleção que eu  elegi dos 10 interessantes quadrinhos que comprei e li ao longo de 2014.




10) CAPITÃO AMÉRICA-A LENDA VIVA-EM TERRITÓRIO SELVAGEM



















A edição com capa de brochura mais fina com uma trama que foi  retirada de Capitan América: Living Legend 1, publicada originalmente em Dezembro de 2013. Traz a aventura do Sentinela da Liberdade se deparando com uma figura que ele havia conhecido e visto pela úlitma vez durante os combates na Segunda Guerra Mundial, o oficial russo Volkov, que reapareceu misteriosamente de ser dado como morto ao participar de uma missão lunar ocorrida há mais de  quarenta anos. É principalmente pelo retorno inesperado deste numa estação espacial que cai na terra, que o Governo da Rússia convoca o Sentinela da Liberdade para colaborar em rastrear o local onde esta estação caiu e trazendo junto uma força extraterrestre desconhecida e resgatar alguns sobreviventes. Muito maneiro e genial a trama desta Hq do Capitão América com roteiro muito bem escrito e elaborado por Andy Diggle e ótimas ilustrações de Adi Granov.














9)LIGA DA JUSTIÇA-OS NOVOS 52-A VITÓRIA DOS VILÕES?























A edição de Junho de 2014 da linhagem de Os Novos 52 da DC Comics, com roteiro de Geoff Johns e ilustrações do brasileiro Ivan Reis  como o título já sugere trata-se do grande desafio que a Liga da Justiça terá de enfrentar, logo  após vencerem o vilão Darkseide. Para a grande surpresa deles, aparece um misterioso livro onde o Constantine ao pegar e usar um ritual de feitiço solta uma caveira dourada que ao ser jogada do chão traz as versões do futuro de cada herói. Que por saberem qual o ponto fraco de cada um tornará a batalha mais difícil para os nossos vencerem. E agora será que o mal  vence sobre o bem?










8)APAGÃO EXTRA-LIGAÇÃO DIRETA























Um ótimo quadrinho nacional alternativo  que foi minha grande  lembrança quando fui prestigiar  no começo de dezembro de 2014  a Comic Com Experience,  a primeira edição desse calibre  a ser realizada aqui no Brasil.  Com brilhante ilustração de Emerson Carvalho de Souza( assinando com o codinome de Camaleão)  e roteiro de Raphael Fernandes. Com o  selo da Editora Draco, a trama de Apagão Extra trata de nos apresentar a visão da cidade de São Paulo completamente  as escuras onde um líder de uma gangue de rua  precisa correr contra o tempo para salvar seu mentor hospitalizado dependendo dos aparelhos para respirar e precisando o mundo de uma terra sem lei com outras gangues rivais, num cenário  hostil e cheio de trevas. Um Quadrinho  cheio de tensão, suspense e muita ação e adrenalina de tirar o folego. Um ótimo quadrinho alternativo retratando bem a realidade brasileira por outro ponto de vista.










7)BATMAN- OS NOVOS 52-ANO ZERO-"EU ME TORNAREI UM MORCEGO"






















A ótima edição do selo dos NOVOS 52 de Batman Ano Zero retirado de Batman 23, publicada originalmente em Outubro de 2013.  Com roteiro de Scott Snyder e ilustrações de Gregg Capullo nós apresenta primeiro em Cidade Secreta: Parte Três, a situação alucinante do milionário Bruce Wayne antes de preparar para virar o Cavaleiro das Trevas tendo uns pesadelos horrorosos com a cena da morte de seus pais. Que supostamente tem um dedo do Charada, antes de virar o grande vilão trabalhando como um reles funcionário na Wayne Enterprises. Assim como a cada página da edição  somos apresentados as mais alucinantes histórias envolvendo ou não o Morcego. Como em "O Morcego e o Camundongo". onde o Cavaleiro das Trevas encara o Espreitador. Em "Abismo Conjugal",  acompanhamos um casal de cientistas em conflito por usarem DNAs de morcegos neles mesmo e virarem criaturas monstruosas. E finalizando com "Ações Violentas" lidamos com o Morcego encarando o periogos mostrengo Cara de Barro.  Brilhante edição do Cavaleiro das Trevas.







6) VINGADORES-A QUEDA






















Mais uma brilhante edição do selo da Coleção Oficial de Graphic Novels da Salvat da autoria de Brian Michael Bendis e David Finch apresentando a incrível e delicada  aventura dos Vingadores chegando aos seus limites extremos numa batalha que pode decidir os rumos futuros de cada um. Eles enfrentaram a raça dos Krees, onde também aparece o Ultron, onde no meio eles arquitetam um plano perfeitos para  testá-los psicologicamente  a ponto de fazer alguns componentes agirem de forma irracional como a She-Hulk e a Feiticeira Escarlate. Será mesmo esse o fim dos Vingadores? Qual o será o destino da humanidade sem os Vingadores?





5) SURPREENDESTES X-MEN-SUPERDOTADOS


























Este arco de X-men roteirizado pelo Joss Whedon(diretor dos filmes dos "Vingadores" e "Vingadores- A Era de Ultron")  e ilustrado por John Cassaday.  Também pertencente ao selo da coleção da Salvat  traz uma história incrível  dos X-men com as noticias sobre os estudos de cura mutante.  Também somos apresentados a novos componentes na  equipe  mutante contando como a Emma Frost(agora nova namoradinha do Ciclope) Kitty Pride, Wolverine, Fera e Colossus.  Trama fascinante desse arco de X-men.




4) MOTOQUEIRO FANTASMA-ESTRADA PARA A DANAÇÃO






















Para quem nunca havia lido as HQs de Motoqueiro Fantasma, apenas conhece os filmes meio grotescos inspirados nele, onde o ator Nicholas Cage é o responsável por estrelar.  Ler este arco saído pela Salvat  seria uma ótima pedida, para tentar compreender do que se trata o universo do herói.  Com roteiro de Garth Ennis e ilustração de Clayton Crain. Para quem gosta de história bem sombria nos apresenta vivendo entre o céu e o inferno, quando  este oferece  uma proposta dele possivelmente se libertar das garras de Satan, só que terá de lidar com um alto preço. Muito impressionante. Uma das partes mais fabulosas   desse quadrinho é que há uma cena onde uma divindade demoníaca caracterizado de cowboy dirigindo pela estrada canta do rádio de seu carro  uns trechos de uma  canção chamada "Ghost Riders In The Sky"* e aparecem as letras no balõezinhos, uma obra-prima da música country, que nos EUA equivale ao sertanejo aqui no Brasil, já que ambos os estilos tem em comum em suas composições e arranjos  a típica representação da figura do homem do campo. O trecho da letra da  canção "Ghost Riders in The Sky" que aparece na saga de "Motoqueiro Fantasma-Estrada para a danação" é da autoria  de **Stan Jones(1914-1963), que a compôs em 1948 e foi bastante gravados e regravado por uma infinidade de artistas pops americanos  como Elvis Presley, Bob Dylan, Johnny Cash entre outros exemplos. Que alude bem ao clima desértico passada nesta cena. Uma boa dica que dou para conhecer os quadrinhos de Motoqueiro Fantasma.




3)ULTIMATE HOMEM-ARANHA-PODER E RESPONSABILIDADE






















Outro impressionante arco do Homem-Aranha saído da coleção da Salvat que traz uma nova roupagem do Cabeça de Teia apresentando uma  impressionante nova ótica de como o jovem comum  Peter Parker transita entre o antes e o depois de virar o Homem-Aranha. Boa parte do enredo deste arco foca-se em apresentar como era a vida rotineira na escola, onde lá tem de lidar  com vilões muito piores do que os lunáticos fantasiados  que fazem o maior terror em Nova York, que são aqueles coleguinhas valentões que praticam bullying nele. Uma prova do quanto o Homem-Aranha está mais dentro da realidade do que em relação  a maioria dos outros heróis. É com esta pegada que este vai todinha  apresentando basicamente como Peter Parker adquirir o poder aracnídeo no dia em que visita o Laboratório da Oscorp durante uma excursão escolar onde lá ele é picado por  uma aranha geneticamente modificada e disso vai se desenrolando a medida que ele vai descobrindo as primeiras mudanças no seu corpo que vai gerando uma mudança de comportamento na sua escola que gera a preocupação dos seus tios, em paralelo, Norman Osborn, o dono da Oscorp manda seus capachos ficarem de olhos em Peter Parker após ser pela aranha do seu laboratório ficando intrigado com os efeitos colaterais que ela pode proporcionar. Com roteiro de Brian Michael Bendis e Bill Jemas e desenho de Mark Bagley esta linhagem ultimate do Homem-Aranha apresentou uma nova roupagem do Cabeça do Teia para os leitores do começo do Século 21.



2) OS SUPREMOS-SUPER-HUMANOS






















Este arco de "Os Supremos-Super-Humanos" com roteiro de Mark Millar e com desenhos de Bryan Hitch apresenta o comandante da S.H.I.E.L.D Nick Fury com o traço do astro Samuel L.Jackson que faz este em quase todos os catálogos da Marvel Studios desde sua breve aparição numa cena adicional nos créditos finais de Homem de Ferro(2008). Tem a difícil tarefa de recrutar um exercito de meta-humanos patrocinados pelo Governo Americano com o objetivo de aplacar o temor público com relação ao surgimento da ameaça de seres com  poderes  mutantes, que são vistos como uma grande ameaça a paz. Uma ideia que na teoria mostra-se uma maravilha, mas, na prática termina acontecendo uma treta que fará os nossos testarem todos os seus limites.






1)O INCRIVEL HULK-PLANETA HULK PARTE 1.
























E para encerrar com chave de ouro  a minha lista dos melhores quadrinhos que eu li ao longo do ano de 2014. Coloco aqui no primeiro lugar o impressionante arco de "O Incrível Hulk-Planeta Hulk Parte 1". Com roteiro de Greg Pak e ilustração do filipino Carlo Pagulayan e de Aaron Lopresti. Esse arco do Planeta Hulk tem uma trama bem elaborada em apresentar a saga do Gigante Esmeralda após ser traído pelos seus amigos Vingadores que o mandam vagar no espaço, e durante sua jornada espacial, ele para no Planeta Sakaar  onde é exilado, é preso pelo tirano governador deste planeta, o Rei Vermelho onde terminará virando um escravo e sendo obrigado  a prestar serviço para ele  na arena como um gladiador.  O cenário deste planeta onde passa esta primeira parte do  arco do Hulk remete bastante a Roma Antiga ainda mais que no Coliseu deste planeta que o Rei Vermelho promove a politica do pão e circo para a maioria dos seu povo oprimido.  E caberá ao Hulk a missão de se rebelar contra a tirania do Rei Vermelho.  Ainda bem que no selo da Salvat vai apresentar a segunda parte onde quero ver como vai terminar.


Bom espero que vocês tenham gostado destas minhas seleções dos melhores quadrinhos que li em 2014. Espero que em 2015 apareçam mais impressionantes para mim ler.


Meus sinceros agradecimentos por terem acompanhado até agora.



*http://pt.wikipedia.org/wiki/(Ghost)_Riders_in_the_Sky
**http://en.wikipedia.org/wiki/Stan_Jones_(songwriter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário